ola pessoal estou de volta com a historia do audi a3 sport nosso project car de nº 315 onde trataremos nesse post alem de um capitulo sobre preparaçao sobre manutençao como um parenteses entre os posts programados tendo em vista ele ser acima de tudo um daily drive quando comprei a joia beirando seus 48 000 km ela contava com todas suas revisoes em concessionaria audi inclusive com a proxima a fazer em data bem proxima assim sendo confiei no antigo dono e seu cuidado com o veiculo tendo nota fiscal dos serviços e inclusive dos itens comprados por fora como bateria e pneus assim que peguei por ser ja proximo do fim do ano uma serie de viagens e eventos apareceram em meu calendario dentre eles a 3ª ediçao da subida da montanha de campo largo e a ediçao de fim de ano do track day no aic ambos na capital paranaense e sua regiao metropolitana alem de outras pessoais e tambem os eventos de começo de ano como o track day dos amigos e a 1ª ediçao de 2016 em londrina/pr fazendo contabilizar desde que comprei o veiculo ha seis meses um montante de mais de 15 000km preparaçao e inicio das manutençoes claro que nao podia dentro deste prazo de tratar bem mein lieber dando toda a atençao e cuidado necessarios assim que comprei a mesma depois de notar superficialmente que o motor ainda estava limpo fiz questao de zerar o tanque e encher o mesmo de gasolina podium de alta octanagem para que o veiculo ja se acostumasse com seu novo cardapio e se preparasse para uma receita de preparaçao desde que a bendita entrou no tanque nunca mais saiu mesmo com o custo elevado do litro r$4 699 o litro mais barato de londrina a economia de combustivel e o aspecto de rodagem mais liso do motor compensam cada centavo da diferença de valor tambem ao completar seus 7500km rodados segundo manual do proprietario fora necessaria a troca do fluido do motor sendo escolhido para tal fim o motul 8100 x cess de viscosidade 5w40 100% sintetico a um custo de r$79 00 o litro alem da substituiçao do filtro de oleo do motor que custa cerca de r$160 00 sendo este procedimento repetido agora a cada 5 000km manutençao e mudança no sistema de freios posteriormente notei que os freios dianteiros discos e pastilhas estavam em sua hora de troca e mesmo com o novo kit dianteiro em maos o prazo era curto para adapta los antes do track day de 20 de dezembro assim sendo comprei um jogo de pastilhas nacionais com indicador de desgaste por cerca de 200 00 o kit utilizando os mesmo discos por mais alguns dias ate encostar o carro para sua maior alteraçao no tangente aos freios assim que retornei da capital paranaense apos um chuvoso track day que contarei na ultima postagem e por indicaçao dos amigos da atomic motorsport levei o carro ate a vizinha cidade de arapongas onde o fabio da motortech me recebeu muito bem e prometeu a instalaçao dos freios em cerca de tres dias como os discos precisavam ainda ser furados para o padrao vag 5x112 bem como seu centro precisava ser aberto o serviço de torno e fresa correu de forma ligeira sobre a cartola do disco para instala lo no lugar e iniciar assim as mediçoes acerca dos novos cavaletes para as pinças que habitariam o interior das rodas sem muita dificuldade tambem fora feito o cavalete por torneiro especializado sobrando para nosso amigo a missao da montagem ajuste e teste sendo estes feitos de forma celere e muito profissional fora aproveitado tal fato para ser renovado tambem o fluido de freio sendo escolhido para o sistema o pentosin rbf600 super dot4 de altissimas temperaturas de ebuliçao tanto no seco quanto no molhado apos instalaçao e montagem saimos para a fase de testes como o orçamento e curto utilizamos o sistema de mangueiras originais bem como o cilindro mestre original do a3 infelizmente o carro melhorou a frenagem mas ainda nao estava ancorando como eu esperava esta feita e apos passar um pouco os gastos dos primeiros meses do ano importei um kit de aeroquip em malha rigida da portuguesa hel performance para o carro r$260 00 bem como o cilindro mestre dos porsches cayenne/vw/touareg/audi q7 que utilizam ao inves do pequeno cilindro mestre com pistao de 22 23mm de diametro um com medida de 27mm dando a força necessaria ao sistema tal peça fora comprada da bartolomeu auto peças de novo hamburgo onde o elisandro me sanou todas as duvidas pertinentes conseguiu uma peça em muito bom estado e me cobrou um preço justo r$900 00 pela necessaria peça apos utilizaçao do novo sistema em rua e pistas bem como apos uma programaçao mais ativa do xds diferencial eletronico de deslizamento limitado que esta sendo utilizado no setup mais nervoso assim como os audi tt e vw scirocco r via vcds programa de configuraçao do grupo vag as pastilhas das pinças acabaram para minha supresa substitui las nao saiu caro um jogo de pastilhas da marca bendix ja com o sensor de desgaste saiu por modicos r$274 00 comprado via ml para finalizar o assunto de freios esta em fase de levantamento de verba um serviço de aumento da pista de freio traseira para 300mm utilizando as mesmas pinças porem com cavalete e discos maiores r$750 00 bem como a adoçao de dutos de ventilaçao para os freios fazendo assim o carro frear seus 1330kg mais para dentro da curva substituiçao do oleo do cambio [youtube id= rvmgqmao0ty width= 620 height= 350 ] como o carro neste interim chegou a casa dos 60 000km chegamos a uma manutençao importantissima aos veiculos dotados de cambio dsg/s tronic para o bom andamento do sistema a troca do fluido cerca de 6l do produto pentosin ffl 75w r$115 00 o litro mais o filtro de oleo de cambio r$125 00 tal procedimento nao e tao facil quanto a substituiçao do fluido do motor mas nada que meio dia de serviço nao resolva o caso e o video abaixo nao colabore com nossa sede de mecanico suspensao e alinhamento primeira surpresa que tive quando instalei o bbk foi uma ligaçao em meu celular do mecanico que informou ter tomado a liberdade de fazer um balanceamento estatico do veiculo haja vista as pinças ficarem tao grandes que nao cabiam mais os chumbos no interior da roda assim sendo toda vez que preciso de um balanceamento mando pra ele tomar as liberdades alem disso para um bom acerto de geometria para uso em pista mas que nao estragasse o uso diario dele desgastando os pneus de forma muito desigual fora feito trabalho de cambagem como em outros veiculos meus para que todas as pontas trabalhem com 1 grau negativo nao pera como utilizo o sistema de suspensao feito pela torno tercioti daqui de londrina sempre que posso passo em lojas de suspensao para conferir o aperto de todos os componentes e substituiçao de qualquer eventual peça desgastada por hora tudo as mil maravilhas na 10ª ediçao do track day dos amigos na cidade de cascavel e ja em final de vida usei e abusei dos michelin primacy 3 que vieram no carro so deixando borracha suficiente para voltar para casa em segurança minha ideia inicial era repetir a dose pois foram bons pneus que me supriram com maestria as necessidades mas apareceu a oportunidade de uma ida a fronteira onde no pais vizinho paguei miseros us$93 00 em cada bridgestone potenza re760 sport nas medidas 245/40 17 surpresa inesperada em uma manha estava em um dos grupos de whatsapp discutindo acerca do preço da bmw m3 e46 que um dos componentes havia colocado a venda para embasar minha discussao abri diversos sites de compra e venda de veiculos digitando apenas bmw m3 nas buscas quando ao passar os olhos pelo mercado livre encontro minha nova paixao uma bmw 325i 1994 coupe preta com o kit da m3 e manual apos uma semana de negociaçao virei 24 horas acordado junto com a patroa mais de 1500km rodados pelo parana e sao paulo e feliz da vida cheguei em casa com a neguinha que parece saida diretamente da garagem de um gangster [gallery link= file ids= 96952 96951 96950 ] previsao pra ela restauraçao total motor de m3 e36 ou e46 turbo forjado suspensao e freios de pista mas com estetica de uma m3 evolution proximos capitulos por hoje finalizo atualizando os senhores sobre a rotina de um carro que gasta como um carro afinal alem de ele ser o monstro que vira bons tempos nos autodromos ainda assim e o carro confortavel de viagem e o carro serio de ir trabalhar diariamente tendo que cumprir com todos os papeis com maestria agora sim como prometido no proximo capitulo falo acerca das alteraçoes de motor e niveis de potencia x estagios x dinamometros e se possivel finalizo com as participaçoes nos autodromos do sul do mundo ate a proxima por luiz fernando lopes project cars #315
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