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Mazda deve produzir o conceito Iconic SP
Ano passado a Mazda revelou um daqueles conceitos que ficam em discussão por muito tempo. Chamava-se Iconic SP, um cupê retrô-futurista movido por um motor elétrico e um motor Wankel estacionário, range-extender. Agora, depois de muita especulação e boatos, finalmente agora parece que há uma confirmação oficial de sua entrada em produção.
A confirmação vem do chefe de design da Mazda, Masashi Nakayama. Disse ele:”Este conceito não é apenas um daqueles carros de exibição vazios. Ele foi projetado com a real intenção de transformá-lo em um modelo de produção em um futuro não tão distante.” Não é uma daquelas confirmações certeiras; achei bem vaga. Mas enfim.
O carro de qualquer forma apareceu em diversas entrevistas, boatos, e parece realmente estar na pauta da empresa. Tudo indica que sim, será um carro de verdade. Pode evoluir para um sucessor dos RX-7 e RX-8, embora a Mazda tenha sugerido que pode ser reduzido ao tamanho do roadster MX-5. Idealmente, a versão de produção manterá as linhas do conceito, junto com aqueles faróis pop-up diferentões. É um carro bonito.
O conceito vinha com um motor rotativo compacto range extender, e motor elétrico de tração. A potência é de 370 cv, e a empresa afirma que o Wankel pode ser adaptado para funcionar com qualquer tipo de combustível neutro em carbono, reduzindo potencialmente as emissões em até 90%.
O carro de produção pode ter propulsão totalmente diferente. Quem pode saber neste ponto? Mas parece que vamos descobrir, em algum ponto no futuro. (MAO)
Audi lança nova marca: AUDI
Essa é difícil de deglutir, mas vamos lá. Aparentemente, a Audi e a SAIC chinesa se uniram para criar uma marca exclusiva para o mercado Chinês. O nome? AUDI.
Isso mesmo, o mesmo nome, mas agora todo maiúsculo. A marca não tem os quatro anéis entrelaçados, criados na formação da Auto Union (DKW, Audi, Wanderer, Horch) nos anos 1930. A falta dos anéis entrelaçados é para “evitar confusão” entre as marcas. Boa sorte com isso.
Será que os chineses lembram dos carros obscuros da Auto Union dos anos 1930? Quer voltar com eles? A empresa lançou um “A8L Horch” na China há três anos, e a gente estranhou. O menor Audi, A1, vai virar DKW? Pode DKW quatro tempos? Um DKW quatro tempos não é um Audi? Difícil entender.
A AUDI da China será somente elétrica. A primeira onda de produtos será de modelos de médio a grande porte. Além do questionável script AUDI, esses carros terão uma aparência diferente dos modelos globais da marca Audi. Por não serem Audi, e sim AUDI. Get it?
O design é “feito sob medida para clientes chineses” e terá um “design revolucionário”. No caso deste conceito inicial de lançamento, leva o nome de AUDI Sportback. Como na Audi, Sportback na língua da AUDI parece significar “perua” também. E vamos parar por aqui, para o bem da sanidade mental de todos. (MAO)
Conheça o Plymouth Cuda 1970 dos Ringbrothers
Para que o leitor Thiago possa comentar de novo que “mais um dia, mais um restomod”, aqui vai o de hoje, mostrado no SEMA Show. É mais uma criação dos indefectíveis irmãos Ring, e é baseada no Plymouth Cuda. Chama-se Ringbrothers Infected.
O Plymouth Cuda 1970 recebeu um motor Mopar Hellcrate Redeye Hemi que dá 818 cv e nada menos que 99 mkgf. O câmbio é o manual Tremec de seis velocidades, e a tração, claro, é traseira.
A nova cor se chama Pink Ey, e sim, é rosa, num tom bem legal, bem de carro da época. O capô é preto como são pretos outros detalhes externos. O nível de detalhe, como sempre, é incível: a grade e os protetores de para-choque foram ambos usinados a partir de uma única peça de alumínio sólido, por exemplo.
Debaixo da carroceria há um chassi personalizado que é maior em entre eixos, extendendo-o 38 mm na dianteira. Então toda carroceria é sutilmente modificada para manter-se a proporção e beleza do original, ainda que não se perceba; um trabalho incrível. As rodas de cinco raios tem 20 e 21 polegadas e levam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Atrás delas, freios Brembo de seis pistões com pinças de 14 polegadas em todas as quatro rodas, e suspensão refeita com amortecedores Fox, molas refeitas, bandejas tubulares, e 5-link no eixo traseiro. NADA é original neste carro.
A cabine recebe atualizações e até mesmo um sistema de som moderno com conectividade Apple CarPlay. Para manter o estilo clássico da Mopar, o interior também recebe um câmbio Pistol Grip e um volante com detalhes em fibra de carbono. A obra necessitou de 5.600 horas/homem para ser realizada. Não, não está à venda: é uma criação única, para um cliente específico. (MAO)
Toyota mostra um Rav-4 de briga
Bom, já que todo carro moderno virou SUV, vamos ter que aprender a conviver com eles, né? A sabedoria popular diz que é melhor aproveitar “o que tem para hoje”. O que acham, então, de um Toyota Rav 4 mais radical?
Este parece ser o objetivo aqui, testar a resposta para este, que parece ser o futuro. Mostrado no SEMA Show 2024, é o RAV-X. Uma versão off-road radical do popular crossover compacto, inspirando-se em carros de rali com suspensão reforçada, pneus agressivos e um kit de carroceria diferentão.
O conceito é um híbrido plug-in, e foi desenvolvido pela equipe de Desenvolvimento de Peças e Acessórios de Serviço (SPAD) da Toyota. Com sede nos EUA, o SPAD se concentra em aprimorar a linha da Toyota com acessórios de todo tipo.
Com seu estudo RAV4, a equipe queria criar um veículo que combinasse “capacidade off-road ágil e desempenho em alta velocidade”. O RAV-X é baseado no RAV4 PHEV, e o foco é na suspensão, sem muitas alterações de motor além de uma admissão Ram Air.
Mas vem com suspensão de longo curso com amortecedores de bypass interno de 2,5 polegadas totalmente ajustáveis, completos com reservatórios externos montados na frente e reservatórios piggyback traseiros. Braços de controle inferiores de alumínio forjado na frente e suportes superiores na traseira, construídos para suportar aterrissagens difíceis em terrenos implacáveis. As modificações “levantam” o carro em 50 mm e expandem a bitola em 160 mm.
As rodas são de alumínio forjado, com pneus 265/65R17. A pintura é inspirada em rali, e o visual é de um carro de competição fora de estrada da Gazoo Racing. O RAV-X é apenas um dos vários estudos que a Toyota levou ao SEMA Show 2024 em Las Vegas, mas é um conceito que também sugere possíveis planos de produção. A Toyota provavelmente avaliará de perto a reação do público para determinar se tem potencial real de mercado. Com um motor mais forte, seria um “Raptor” interessante, não? (MAO)