Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Audi não terá R8 V6 biturbo. Ou será que…?
Depois de quase quatro anos de mistério, a Audi finalmente deixou claro que não irá fazer um R8 com motor V6. A negativa foi dada sem margens para interpretações à revista americana Road & Track pela própria Audi. Por outro lado, os britânicos da Autocar também falaram com a Audi e confirmaram a chegada do R8 V6. Mas que cazzo está acontecendo com os alemães?
A primeira vez que vimos um Audi R8 sem seu ronco característico de V8 e V10 foi em 2014. Na ocasião apostamos que aquele poderia ser um protótipo com motor turbo de cinco cilindros — o mesmo usado no RS3 e TT RS. Mais tarde, em 2015, descobrimos que estávamos errados, e que na verdade aquele poderia ser um protótipo com um motor V6 turbo, considerando a declaração do chefe do R8, Roland Schala, de que o “V6 é o motor perfeito para este tipo de carro”.
Em 2016 mais um indício de que ele seria V6 biturbo: uma imagem com os planos futuros da Audi mostrava um R8 V6 previsto para 2018. Agora, com o facelift do modelo já em testes, os rumores voltaram a repercutir nos quatro cantos da internet, especialmente depois que o novo 2.9 V6 biturbo foi apresentado na ocasião do lançamento da segunda geração do Porsche Panamera.
Diante dos rumores, os americanos da Road & Track foram à Audi e perguntaram: E aí, vai rolar um R8 V6? A resposta, dada por um porta-voz não identificado pela revista, foi clara: “não há V6 planejado para o R8”. Só que no outro lado do Atlântico, a Audi disse aos britânicos da Autocar que o R8 V8 não saiu por questão de custos combinados à necessidade de reduzir emissões, e que o V6 já está sendo testado e terá mais de um nível de potência, ficando uma versão de 500 cv para o R8.
A Road & Track afirma que apesar da negativa, é possível que a Audi tenha considerado um R8 V6 em algum momento, mas tenha abandonado o projeto. Ou não, considerando o que diz a Autocar. O que sabemos é que o modelo está prestes a ganhar um facelift, e isso vai ao encontro dos planos da marca divulgados em 2016. Se o dieselgate mudou estes planos, é algo que só descobriremos quando o facelift chegar em alguns meses.
Fiat Toro ganha 4 estrelas no LatinNCAP
O Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma série de testes de segurança, e desta vez a picape Fiat Toro, vice-líder do segmento, atrás da irmã Strada, estava entre os carros avaliados. Embora não tenha atingido a nota máxima, a picape teve bom desempenho, com quatro estrelas no resultado geral.
A versão testada foi a básica, equipada com apenas dois airbags, e obteve 29,4 dos 34 pontos possíveis no quesito segurança para adultos, e 36,9 dos 49 pontos possíveis na proteção para crianças. Segundo o Latin NCAP, em situação de impacto frontal a proteção para a cabeça, pés e coxas do motorista é boa, mas apenas adequada para tórax e parte inferior das pernas. Quanto à estrutura do carro em colisão frontal, ela foi considerada estável, e a proteção para crianças foi considerada boa, com cintos de três pontos para os três passageiros do banco traseiro, e sistema Isofix.
Em situação de colisão lateral a proteção é boa para cabeça e quadril, mas marginal para o tórax. Para o passageiro dianteiro é boa para a cabeça e pernas, e adequada para o tórax. Sem airbags laterais a Fiat Toro não foi avaliada na colisão contra um poste, que é o mais rigoroso da metodologia atual do Latin NCAP.
Carro autônomo da Uber estava acima do limite de velocidade
À medida em que avança a investigação do acidente fatal envolvendo um carro autônomo da Uber nos EUA, o caso ganha novos desdobramentos. A polícia local analisou preliminarmente as imagens das câmeras e divulgou os primeiros fatores envolvidos no acidente.
O primeiro deles é que a vítima entrou subitamente no campo de visão das câmeras e do motorista supervisor, o que, segundo a opinião da chefe de polícia local, tornaria difícil evitar o atropelamento. Contudo, a investigação também revelou que o SUV estava acima do limite de velocidade — algo que não deveria acontecer em um sistema autônomo. Segundo a polícia, o SUV estava a 38 mph (61 km/h) em uma zona com limite de 35 mph (56 km/h), e só identificou a pedestre no instante em que a atropelou.
Após analisar as duas câmeras do sistema (uma voltada para a frente do carro, outra para a cabine) a polícia declarou que “está claro que teria sido difícil evitar esta colisão em qualquer tipo de modo (autônomo ou humano), devido à forma que a vítima saiu da penumbra para a via”. Os vídeos não foram divulgados — e provavelmente não serão, dado que mostram o momento de uma morte.
Apesar de a polícia não ter autoridade para declarar culpados em acidentes, e ainda não ter chegado a uma conclusão sobre o caso, a chefe de polícia local, Sylvia Moir, afirmou que “a Uber provavelmente não será culpada pelo acidente”, mas não descartou a possibilidade de um inquérito contra o funcionário que supervisionava a operação.
Em nossa opinião, a afirmação da polícia é precipitada, uma vez que as investigações estão em curso e ainda não se determinou se o sistema teve culpa por estar acima da velocidade ou se falhou em não identificar a aproximação da vítima, algo que sensores, Lidares e câmeras especiais podem fazer mesmo em condições que excedem a capacidade humana. Tanto é que a própria chefe de polícia afirmou que “este é um novo terreno em que estamos nos aventurando”.
Mercedes-AMG GT R é o novo Safety Car da F1 — e o mais potente da história
Desde 1996 a Mercedes é a fornecedora oficial dos dois principais carros de serviço de pista da Fórmula 1 — o Safety Car e o Medical Car — um ofício que começou com o C36 AMG e desde então recebeu os melhores modelos esportivos da marca. Para 2018, a Mercedes anunciou que o safety car será ninguém menos que o AMG GT R, que com seu 4.0 V8 biturbo de 585 cv será também o mais potente da história.
O modelo substitui o GT S das três últimas temporadas, e continuará guiado por Bernd Mayländer. O GT R Safety Car também terá o pacote opcional Track Package, que inclui freios de cerâmica e um sistema anti-capotamento. Por dentro, ele tem o mesmo visual do GT R comum, porém com duas telas adicionais para exibir a transmissão ao vivo da prova e a tabela de tempos e posições.
O outro carro que a Mercedes está fornecendo é a C63 S Estate, a perua esportiva de entrada da AMG, que levará três socorristas e equipamentos de primeiros-socorros, como um desfibrilador e um respirador.
Motorista é preso por dirigir com habilitação de Homer Simpson
Um motorista britânico acabou encrencado depois de entregar uma habilitação falsa de Homer Simpson a um policial durante uma abordagem. O caso aconteceu em Milton Keynes (sim, região das equipes de F1) e foi motivo de piada até mesmo pela polícia. Veja só a postagem do departamento no Twitter:
Earlier this week, @tvprp's PC Phillips stopped a car in Milton Keynes.
When she tried to identify the driver's ID, she found the below…
The driver's car was seized and he was reported for driving with no insurance and driving without a proper licence.
D'oh! 🤦♀️ pic.twitter.com/1IFWvJzyvH
— Thames Valley Police (@ThamesVP) March 15, 2018
O documento tem a foto de Homer Simpson, o nome do personagem e até mesmo sua assinatura, mas traz o endereço errado — 28, Springfield Way, enquanto o endereço correto seria 742, Evergreen Terrace. Por dirigir sem habilitação, com documento falso e sem seguro obrigatório, o motorista acabou preso e indiciado, enquanto seu carro foi apreendido.