Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
ABT revela Audi RS6 híbrido com 1.018 cv
Depois de uma série de teasers no facebook ao longo da última semana, a preparadora alemã ABT finalmente revelou sua super perua RS6-e. Diferentemente do que imaginávamos, o modelo não é elétrico e nem combina o V8 biturbo de quatro litros a um motor elétrico auxiliar de 48 volts. Em vez disso ele foi combinado a um motor elétrico de 288 cv e 32,2 kgfm.
E não foi apenas isto: o desenvolvimento do carro começou com o “Project Phoenix” do esquiador Jon Olsson, que foi feito pela Abt entre o final de 2017 e o início de 2018, e elevou a potência do V8 biturbo de 605 cv para 735 cv. No RS6-e a receita foi a mesma, porém com 5 cv a menos — são 730 cv e 93,7 kgfm. O motor elétrico fica instalado na traseira do carro, onde normalmente haveria um cardã ligando o diferencial central e o traseiro, e as baterias ficam sob o assoalho do porta-malas.
Juntos os dois motores fornecem 1.018 cv e 131,40 kgfm, mas toda esta brutalidade não está disponível logo aos primeiros instantes de pedal no metal. Em condições normais o motor elétrico fica ali, quietinho, girando para recuperar energia. Acima de 100 km/h você pode apertar um botão verde no volante que ativa o motor elétrico e coloca os 288 cv e 32,2 kgfm extras na linha de transmissão por 10 segundos, no máximo. Parece pouco, mas é tempo suficiente para vencer uma drag race ou ultrapassar um oponente. É possível acionar o motor elétrico até 20 vezes antes de drenar as baterias e ele funciona até os 320 km/h — a velocidade máxima da perua. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,3 segundos, ou 0,4 segundo a menos que o modelo original.
Agora que você já está empolgado com o negócio, prepare-se para o balde de gelo: o carro é apenas um conceito e não será colocado em produção. Não agora. A intenção da ABT foi criar um protótipo que antecipa o futuro da preparação aftermarket, demonstrando o potencial da eletrificação em carros originalmente não híbridos. De repente a hibridização ficou bem mais interessante…
Suzuki divulga novas imagens e informações do novo Jimny
Depois de mostrar as primeiras imagens e informações das versões japonesas do Jimny, a Suzuki agora revelou a versão europeia do seu mini-jipe, que deverá ser exatamente a mesma que teremos por aqui. O modelo será oferecido somente com uma motorização, o novo 1.5 aspirado de 102 cv e 13,4 kgfm.
O motor será combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de quatro marchas, e terá uma caixa de transferência que conecta as rodas traseiras nos modos 4×4 high e low. Diferentemente do antecessor, que usava um seletor giratório, o novo Jimny terá uma segunda alavanca para a transferência. A capacidade off-road é ampliada pelo ângulo de ataque de 37 graus e pelo ângulo de saída de 49 graus. A altura livre do solo é de 21 cm.
Na Europa (e no Brasil) ele será oferecido somente com os para-lamas alargados — o que o deixa ainda mais parecido com o Mercedes Classe G. Por dentro, ele ganhou um sistema multimídia com tela de sete polegadas e conectividade Bluetooth. Os controles internos continuam espaçados e grandes, o que possibilita a operação com luvas — uma vez que o carro deverá ser usado para transpor terrenos cobertos pela neve na Europa.
Apesar do tamanho ele também terá sistemas de segurança ativos como frenagem automática de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e leitura de placas de trânsito. O porta-malas é praticamente nulo com os bancos traseiros no lugar, mas ao rebatê-los você terá bons 377 litros de espaço — 53 a mais que no anterior.
A Suzuki já confirmou que o modelo será vendido no Brasil, ainda sem data para chegar. Ele será oferecido juntamente do anterior, que servirá como uma versão de entrada até o esgotamento dos estoques.
Rota 2030 pode sair nesta semana, segundo ministro
Depois de quase um ano de atraso, o programa automobilístico Rota 2030 pode finalmente ser anunciado nesta semana. Ao menos foi o que disse o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, nesta última quarta-feira (4).
O programa vem sendo negociado desde agosto de 2017 no governo federal, e se estendeu ao longo de 2018 devido a divergências entre ministérios a respeito de isenções fiscais e orçamentos. Com os detalhes acertados, o ministro disse que o programa deverá ser anunciado “nos próximos dois dias”, ou seja: nesta quinta-feira ou amanhã, sexta-feira. Caso não seja anunciado, o programa poderá ser adiado somente para após as eleições, uma vez que o governo não poderá anunciar programas durante o período eleitoral.
Pirelli divulga o preview do GP da Inglaterra
A Pirelli divulgou nesta semana a prévia e a seleção de pneus para o GP da Inglaterra, que acontece no próximo domingo, 8 de julho. Pela primeira vez nesta temporada os pilotos terão que usar o composto duro, identificado pela cor azul gelo, que é equivalente ao médio usado em 2017. Os outros dois serão os médios (brancos) e macios (amarelos).
O motivo para a escolha destes compostos tem a ver com o recapeamento da pista neste ano, o que resultou em um asfalto mais rápido e com alta aderência e baixa degradação. Além disso, Silverstone tem curvas longas e rápidas, que colocam muita energia sobre os pneus. A Pirelli estima que é possível adotar estratégias de uma só parada.
“Silverstone é sempre um grande desafio para os pneus, graças as cargas laterais que podem ultrapassar os 5G. Por isso, decidimos estrear o pneu duro, para suprir com algumas das demandas mais significativas da temporada. No entanto, como toda a gama está um nível mais macio, este ano, é efetivamente o equivalente a nomeação do ano passado. O novo asfalto resultará em tempos de volta mais rápidos, como já vimos por meio de dados coletados de nosso programa de corrida GT, colocando mais energia através dos pneus. É por isso que não fizemos uma seleção mais macia do que comparada ao ano passado. Mas isso é sem levar em conta a mutabilidade notória do clima britânico, que poderia nos dar brilho do sol ou chuva pesada, assim as equipes terão que estar preparadas para tudo”. – Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli
Porsche 356B é encontrado depois de 40 anos abandonado
Um exemplar jamais restaurado do Porsche 356B foi encontrado em uma garagem abandonado depois de quarenta anos em uma garagem de Nova York.
O modelo produzido em 1962 traz uma das combinações mais raras do 356B: pintura cinza ardósia (slate grey) com revestimento interno vermelho de couro e tecido. Ele também é um dos modelos Super 90, fato indicado pelo respiros maiores na tampa traseira. Considerando seu ano de produção, este é um dos primeiros com esta carroceria.
Apesar de ter apenas 70.800 km no odômetro e de nunca ter sido restaurado, este carro não é completamente original: ele teve seu motor modificado em algum ponto de sua existência, antes de ser trancafiado em uma garagem no fim dos anos 1970.
O carro agora está a venda por US$ 56.500 — um preço razoável por um 356B Super 90 original.