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Dez Audi RS6 GT vieram ao Brasil
O carro já é sensacional: a superperua conhecida pelo nome de RS6, levada ao extremo de performance pela versão GT. Existem outras peruas superpotentes como a M5 Touring hoje; mas de alguma forma as Audi parecem sempre casar melhor com o tipo de carroceria.
Na verdade, não há aumento de potência: o GT usa o mesmo motor V8 biturbo de 4,0 litros do Avant Performance, produzindo 630 cv e 86,4 mkgf de torque. Mas com alguns ajustes, o GT faz o zero a 96 km/h em 3,2 segundos – um décimo de segundo mais rápido que o RS6 performance normal. E é mais veloz conforme a velocidade aumenta: até 200 km/h o GT é 1,5 segundos mais rápido. E neste carro o limitador sobe para, pasme, 300 km/h. Sim, uma perua limitada a 300 km/h.
A altura do carro também é rebaixada em 10 mm, por meio de uma suspensão com coilovers ajustáveis. Barras estabilizadoras mais rígidas, amortecedores ajustáveis eletronicamente de três vias e um diferencial central atualizado com maior bias traseiro, e pneus Continental Sport Contact 7 mais aderentes fazem um pacote deveras interessante, mesmo se você não chegue a 300 km/h.
O carro é sensacional já. Mas adicione a isso um espalhafatoso, chamativo, mas sensacional livery Audi Sport, inspirado em clássicos Audi de competição IMSA americana dos anos 1980/1990, e se tem um carro realmente especial. Não é para quem gosta de ser discreto, não; andando pelas ruas chamará mais atenção que um Urso dirigindo uma Vespa e vestido de amarelo. Mas é realmente muito legal.
O pacote GT é exclusivo e limitado a 660 unidades ao redor do mundo. Imaginávamos que tudo seria consumido pelo primeiro mundo, mas não: 10 peruas foram dedicadas ao Brasil. A um preço de R$ 1.999.990, o popular dois milhão. Sim, cada uma delas custa dois milhões de reais.
Bem, na verdade custavam. Todas as dez já tem dono, e apenas uma falta ser entregue. Sim, já estão entre nós. Quer comprar?Tem, mas já acabou. Se a Audi não te convidou a comprar, perdeu, garoto. (MAO)
Xiaomi é mais rápida que todos no Nurburgring
Por essa a gente não esperava. A gigante tecnológica chinesa, famosa principalmente por seus celulares, mas que agora é também fabricante de automóveis, bateu um recorde na famosa pista alemã de Nurburgring. Sim: um Xaomi é o carro elétrico de rua mais veloz a percorrer o famoso inferno verde.
O SU7 Ultra já tinha, em versão protótipo, feito o circuito em 6 minutos e 46,8 segundos em outubro passado. Como era de se esperar, o SU7 Ultra de produção não conseguiu igualar o desempenho do protótipo; mas mesmo assim foi rápido pacas. Fez 7 minutos e 4,95 segundos, o que faz dele não só mais rápido que o Porsche Taycan Turbo GT (7 minutos e 7,55 segundos), como também mais rápido que o Rimac Nevera, que conseguiu o tempo de 7 minutos e 5,29 segundos.
Efetivamente é o mais rápido, o rei da cocada preta, agora. Em contexto: o recorde absoluto é do Porsche 919 Hybrid Evo de competição, com 5 minutos e 19,55 segundos. O carro de rua em produção mais veloz é o AMG One, com 6 minutos e 29 segundos. Mas o Xiaomi é tão rápido quanto Niki Lauda em seu Ferrari F1, nos anos 1970. Barrabás.
E o mais maluco é que, em meio aos carros mencionados, ele é barato. O carro tem três motores elétricos e uma potência combinada de 1.548 cv. Pode fazer o 0-100 km/h em 1,98 segundos e chega a 350 km/h. É maior que um Taycan e ainda mais pesado, com 2.360 kg. Está à venda na China com um preço base de apenas 529.900 yuans, o que equivale a US$ 74.000, ou R$ 408.000. Como um Rimac Nevera custa 2 milhões de dólares, tá baratíssimo! (MAO)
O preço do Mustang GTD
Quando foi lançado em agosto de 2023, o Ford Mustang GTD tinha um preço inicial estimado em cerca de US$ 300.000. Algum tempo depois, o preço subiu para US$ 325.000. Hoje, com os primeiros carros já entregues, sabemos do preço real: começa oficialmente em US$ 327.960, sem opcionais, nos EUA. Isto é o equivalente a R$ 1.816.373 hoje.
Sabemos precisamente por causa de um Window-Sticker, aquele papel mandatório explicando preço e configuração de carro novo nos EUA. Uma foto de um circula pela internet, e explica exatamente quanto custa o carro. O preço base é de US$ 318.760, mas isso não inclui a taxa de entrega de US$ 5.500 e o imposto de US$ 3.700 sobre o consumo de combustível.
Este carro específico inclui o teto de fibra de carbono de US$ 10.000 e pinças de freio vermelhas de US$ 1.500. O carro não está equipado com o pacote aerodinâmico opcional. Em vez disso, este GTD será equipado com a enorme asa estática que, segundo um porta-voz da Multimatic, produz mais downforce a 240 km/h do que um Porsche 911 GT3 RS na mesma velocidade.
O Mustang GTD é na verdade muito mais que um Mustang; é uma tentativa da Ford de estender o pacote do que pode ser um Mustang até a região do supercarro. É o Mustang de produção mais potente de todos os tempos, com um V-8 de 5,2 litros com supercharger, 826 cv, e um torque de 91,8 mkgf. Também tem chassi exclusivo, com metade de seus 1482 kg em cada eixo, graças principalmente ao transeixo de dupla embreagem e oito velocidades montado na traseira.
A suspensão é totalmente desenhada como num carro de competição, independente por longos braços nas quatro rodas, e com coilovers acionados por pushrods na traseira. A velocidade máxima divulgada é de nada menos que 325 km/h. E o carro americano mais veloz, hoje, em Nurburgring. É também mais rápido, e um bocado mais barulhento, que um Xiaomi. (MAO)
Toyota aposta em hidrogênio em Le Mans

A Toyota, aparentemente, ainda não desistiu de queimar hidrogênio em motores à combustão, como alternativa ao elétrico. E, também, quer usar o legado de suas vitórias recentes em Le Mans. A julgar por este “carro conceito”, estas duas coisas ainda povoam a mente da empresa.
O conceito é chamado de GR LH2 Racing Concept, mostra que a marca continua disposta a testar o hidrogênio em competição. A empresa já corre na série japonesa Super Taikyu com um Corolla com motor a hidrogênio. Mas agora vai além, com um carro obviamente focado em provas como Le Mans.

O GR LH2 Racing Concept fez sua primeira aparição no Circuito de la Sarthe, em Le Mans, exibindo um visual mais agressivo e um trem de força híbrido movido a hidrogênio. O GR LH2 é uma continuação do GR H2 Concept do ano passado.
Ele mantém alguns elementos-chave, mas vem com uma carroceria renovada e uma nova pintura branca e azul. Na dianteira, os LEDs são menores e mais focados, enquanto as entradas de ar laterais retrabalhadas, a barbatana maior e a asa traseira mais alta contribuem para um perfil mais ousado. A área externa parece inalterada e se assemelha bastante à do carro de corrida GR010 Hybrid.

O novo conceito mede 5.100 mm de comprimento e 2.050 mm de largura, números idênticos aos do seu antecessor e ligeiramente maiores em comparação com o carro de corrida GR010 Hybrid no qual se baseia.
A Toyota ainda não divulgou as especificações completas do trem de força, mas confirmou que o GR LH2 usa um motor a hidrogênio combinado com um sistema híbrido. Um bom chute é que é um GR010 Hybrid convertido para o novo combustível. O carro de corrida tem um V6 biturbo de 3,5 litros montado no centro e um motor elétrico dianteiro.

A Toyota está colaborando com parceiros para ampliar a infraestrutura de produção e distribuição de hidrogênio, um passo crucial para que o combustível tenha um futuro real.
Em Le Mans, a Toyota comemora 40 anos desde sua primeira participação na corrida. Este ano, dois carros de corrida GR010 Hybrid alinharão nas conhecidas cores vermelho/branco e preto. A Toyota venceu por cinco anos consecutivos, de 2018 a 2022, mas a Ferrari conquistou a vitória em 2023 e 2024. A prova de 2025 termina no domingo, 15 de junho. (MAO)