sabe quando voce ja esta ciente de que algo ruim vai acontecer no futuro e ainda nao sentiu o baque era mais ou menos assim que a gente estava ja fazia tempo que sabiamos que a produçao de automoveis na australia acabaria para sempre mas agora a dor e maior exatamente hoje dia 20 de outubro de 2017 a ultima fabrica de carros da australia esta fechando as portas a unidade da holden em elizabeth cidade na costa sul da australia com isto a marca continuara mas vendendo apenas modelos de outras divisoes da general motors devidamente rebatizados [gt40 content tag= muscle car widget= 1 ] desde o inicio da decada como consequencia da crise financeira de 2009 as fabricantes australianas começaram a passar por dificuldades financeiras por mais que de certa forma fosse uma tragedia anunciada a gente nunca esta preparado para o fim de uma marca quem dira tres primeiro foi a ford australiana depois a toyota e agora a holden nao sobrou ninguem fabricando carros na australia com isto acaba de uma vez por todas a historia da industria automotiva australiana que na decada de 1970 era uma das mais ricas e interessantes do planeta com suas proprias versoes de plataformas e modelos dos eua e da europa suas utes e seus muscle sedans com carroceria australiana e coraçao americano e com o perdao pelo cliche o fim de uma era o novo commodore um opel insigna rebatizado meh nao ha duvida portanto que devemos celebrar a saudosa industria automotiva australiana com alguns de seus carros mais marcantes e o minimo que podemos fazer ja que nao temos nenhum falcon ou commodore disponivel aqui para fazer uns burnouts vamos nessa mate holden commodore vfii ss v redline decidimos incluir o commodore vfiii redline por uma razao muito simples ele foi o ultimo carro produzido pela holden e e uma boa sintese de tudo o que gostamos nos muscle cars de quatro portas australianos motor v8 traçao traseira visual que nao faz questao nenhuma de ser discreto e bem o fato de eles so existirem na australia a geraçao vf do commodore a ultima foi lançada em 2013 e sera substituida a partir do ano que vem por um opel insignia rebatizado e meio triste [youtube id= 3ggu54czlja width= 620 height= 350 ] o mais potente commodore que se podia comprar sem apelar para a divisao hsv holden special vehicles era equipado com um v8 chevrolet de 6 2 litros e 413 cv a 6 000 rpm e 58 1 mkgf de torque a 4 400 rpm parecidissimo com o do chevrolet camaro e acoplado a uma caixa manual de seis marchas que levava a força do motor para as rodas traseiras quer dizer existiu um automatico mas a gente prefere fingir que nao e claro que a gente aprecia os super sedas americanos com mais de 600 ou 700 cv mas honestamente quem precisa de mais do que 400 e poucos em um seda v8 naturalmente aspirado a holden ainda mexeu na relaçao final de diferencial que ficou mais curta de 3 45 1 para 3 70 1 nos carros com cambio manual; de 2 92 1 para 3 27 1 nos carros automaticos ; deu ao carro uma barra estabilizadora maior e as molas da suspensao traseira ficaram mais macias para tornar o rodar mais confortavel e ajudar na traçao nas arrancadas era mesmo um muscle car de quatro portas no mais puro intocado e classico sentido da palavra ford falcon xb gt 351 se ha uma coisa que os australianos curtem fazer e transformar os nomes de seus carros mais legais em sopas de letras e numeros no caso do ford falcon xb gt 351 quer dizer que e um ford falcon obvio da geraçao xb a segunda produzida entre 1973 e 1976 na versao esportiva gt equipada com motor v8 cleveland de 351 pol³ 5 8 litros e 300 cv fica mais facil saber de que carro estamos falando porem ao mencionar outro nome v8 interceptor pursuit special o falcon xb gt era a versao mais nervosa do carro e podia ser um seda ou cupe hardtop em ambos os casos o carro tinha um scoop no capo e era capaz de ir ate os 100 km/h na casa dos 8 segundos com o quarto de milha cumprido em 15 8 segundos e velocidade maxima de 193 km/h o supercharger como alguns ja devem saber era 100% falso no filme era acionado de dentro do carro e levava a potencia do v8 cleveland para cerca de 300 cv na pratica era impossivel extrair 600 cv de um motor usando apenas um compressor mecanico sem alterar o miolo do motor e a magia do cinema o falcon xb era a base perfeita para o interceptor v8 de max rockatansky mel gibson no primeiro mad max de 1979 aquela altura ja era um carro bastante popular na australia e ficou muito bem com a dianteira em forma de cunha criada por um designer chamado peter arcadipane que ja havia trabalhado na ford australia nos anos 1970 no entanto ele deixou a fabricante para iniciar seu proprio negocio vendendo kits de fibra os nose cones ou cones de bico supostamente eles melhoravam a aerodinamica do carro mas na pratica serviam mais para dar ao muscle car um visual mais oitentista [youtube id= cotmmq1r_jq width= 620 height= 350 ] dito isto o carro foi comprado pela produçao do filme ja com o cone e o acessorio foi mantido o restante da customizaçao com pintura preta dois aerofolios e stance mais agressivo combinava perfeitamente com a atmosfera pos apocaliptica do filme dito isto na historia os outros interceptor da mfp main force patrol eram pintados de amarelo azul e vermelho tinham luzes de policia no teto e a dianteira original do falcon xb saiba mais sobre os v8 interceptor aqui holden hdt vk ss group a o holden hdt vk ss group a foi feito sobre o commodore vk em 1985 os responsaveis por ele eram os caras da holden dealer team equipe de fabrica semi oficial da holden entre 1969 e 1986 que receberam da holden a tarefa de transformar o seda em um carro de corrida que estivesse de acordo com o regulamento do grupo a da fia adotado pela federaçao australiana de corridas de turismo em 1985 para adequar se a categoria abaixo de cinco litros o commodore recebeu um v8 com curso reduzido para que o deslocamento caisse de 5 044 cm³ para 4 987 cm³ alem disso o motor ganhou um carburador rochester de corpo quadruplo para chegar aos 266 cv a 5 200 rpm e 42 6 mkgf de torque a 3 600 rpm a força era moderada por uma caixa manual de quatro marchas de serie mas uma transmissao de cinco marchas era opcional [youtube id= eooqfwkylpk width= 620 height= 350 ] o body kit era praticamente o mesmo utilizado pelo carro de competiçao que chegava aos 420 cv era patrocinado pela mobil e foi conduzido por peter brock vencendo os 1000 km de bathurst em 1985 foram feitos 502 exemplares era preciso 500 para homologar a versao de corrida mas alguem errou na hora de liberar a ordem de produçao provavelmente estava pensando em guardar um ou dois para si hsv vl group a walkinshaw tres anos depois do hdt vk ss group a a holden dealer team desenvolveu seu sucessor em parceria com a tom walkinshaw racing os mesmos caras responsaveis pelos carros de corrida da jaguar para se ter uma ideia o carro baseado na geraçao vl do holden commodore teve sua aerodinamica desenvolvida com base em testes em tunel de vento e tinha dois rivais principais em mente o ford sierra rs500 cosworth uma das revelaçoes do campeonato australiano de turismo; e o nissan skyline gt r r32 que vinha do japao e ao dominar todas as corridas das quais participara em sua terra natal ganhou o apelido de godzilla sem querer dar chance ao ford e ao nissan a holden chamou a twr para preparar seu seda de corrida de acordo com a preparadora o novo bodykit era responsavel por reduzir o arrasto aerodinamico em 25% mas feito de plastico rendeu ao carro o maldoso apelido de plastic pig o que levou boa parte dos 750 carros feitos para homologaçao em 1988 perderem o kit e assumir um visual mais civil [youtube id= vzrzwn940se width= 620 height= 350 ] o que importa porem e o motor o v8 de cinco litros recebeu novos pistoes bielas e virabrequim mais resistentes alem de um sistema de injeçao eletronica para entregar 240 cv na versao de rua os carros de corrida chegavam aos 450 cv e com um deles a holden garantiu a vitoria nos 1 000 km de bathurst em 1990 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ford falcon xr8 sprint a linhagem xr do falcon vem desde a quarta geraçao quando foi lançado em 1993 o primeiro ford falcon xr6 equipado com um seis em linha de quatro litros e 198 cv o xr8 lançado no mesmo ano ja tinha um v8 windsor de 4 9 litros e 221 cv a cronologia do ford falcon e bastante complicada sao literamente dezenas de variaçoes de carroceria motorizaçao e nomenclatura a cada geraçao mas o padrao xr6 = seis cilindros xr8 = oito cilindros se repetiu ate o fim da linha e o ultimo modelo da linha para nos merece estar nesta lista pela mesma razao do commodore vfii redline nao havera outro depois dele o motor do ford falcon xr8 da geraçao fg x lançada em 2014 e um belissimo v8 de cinco litros com supercharger e nada menos que 470 cv que podem ser moderados por uma caixa manual ou automatica ambas de seis marchas e chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 290 km/h o carro foi apresentado na segunda metade de 2015 ocasiao em que a ford anunciou que faria apenas 850 exemplares quando chegou as ruas o falcon xr8 foi testado pela imprensa australiana que exaltou seu desempenho em linha reta mas fez ressalvas sobre seu comportamento dinamico e ao seu visual que demonstravam a idade do projeto de acordo com o drive co au especialmente por dentro afinal o falcon fg foi lançado em 2008 e atualizado como fg x em 2014 nao era exatamente o estado da arte quando saiu de linha mas vai deixar saudades chrysler valiant charger r/t nao foram so os brasileiros que tiveram seu proprio charger os australianos tambem so que ele nao era dodge estamos falando do chrysler valiant charger versao cupe do chrysler valiant que por sua vez era um plymouth valiant americano rebatizado e com farois retangulares produzido desde 1962 mais precisamente da terceira geraçao do valiant lançada na australia em 1971 e assumidamente inspirada nos mopar americanos foi por isso que a chrysler australiana decidiu chamar o carro de charger e sua versao esportiva naturalmente tinha o sobrenome r/t chrysler valiant charger r/t [youtube id= xoqkkksavp4 width= 620 height= 350 ] sua peculiaridade era que mm vez de um v8 nervoso o charger r/t tinha um seis em linha mas nao era qualquer seis em linha o motor de 4 3 litros era alimentado por tres carburadores weber 45 dcoe de corpo duplo o famoso six pack e tinha camaras de combustao hemisfericas bloco virabrequim bielas e pistoes eram reforçados; e a taxa de compressao era de 10 1 contra 9 7 1 nas versoes mais mansas com isto o chamado hemi six entregava nada menos que 302 cv brutos a 5 600 rpm com torque de 44 2 mkgf de a 4 100 rpm com cambio manual de quatro marchas era o bastante para chegar aos 100 km/h em apenas 6 1 segundos e completar o quarto de milha 402 metros em 14 4 segundos apesar disto o charger r/t australiano teve vida curta a partir de 1973 a versao deixou de contar com os emblemas e decalques caracteristicos e foi ficando cada vez mais careta primeiro o motor six pack tornou se opcional depois veio uma grade cromada acompanhada de farois redondos que deixaram a cara do carro sisuda demais ate que em 1978 o valiant charger saiu de linha definitivamente holden monaro gts parece um opala nao e e foi lançado no mesmo ano 1968 o holden monaro foi um cupe inspirado nos modelos americanos assim como o opala da general motors da epoca como o chevelle o nova e o camaro sua versao mais desejada era um monaro gts que tinha um motor v8 small block chevrolet de 327 pol³ 5 4 litros capaz de entregar 250 cv um conjunto tao bacana que naquele mesmo 1968 garantiu que o estreante monaro vencesse as 500 milhas de bathurst disputadas no circuito de mount panorama com barry mulholland e bruce mcphee ambos prata da casa revezando ao volante [youtube id= xxejn5pb3qk width= 620 height= 350 ] no ano seguinte como que para selar sua reputaçao a holden deu ao monaro gts um v8 small block chevrolet 350 5 7 litros com nada menos que 305 cv suficientes para cumprir o quarto de milha em 15 1 segundos e atingir a velocidade maxima de 210 km/h [youtube id= g8a7dgavawc width= 620 height= 350 ] novamente o monaro gts venceu as 500 milhas de bathurst desta vez com colin bond e tony roberts ao volante foi o bastante para garantir a reputaçao do monaro gts para sempre sem exagero ford falcon gt ho o ford falcon americano lançado em 1960 tem no mustang seu derivado mais famoso contudo ele nao parou por ai alem de ser produzido na argentina em regime ckd completely knocked down ou seja componentes enviados para a argentina para que os carros fossem montados ele foi parar na australia onde tornou se um dos carros mais bem sucedidos no mercado a historia do falcon australiano e bastante complexa com diversas reestilizaçoes entre as geraçoes ainda vamos conta la como se deve mas o que import ae o seguinte em sua segunda segunda geraçao lançada em 1966 o ford falcon ganhou uma versao esportiva que para muitos aussies ainda e o carro mais fodastico feito em solo australiano o falcon gt ho [youtube id= 9n4k3ox 0dg width= 620 height= 350 ] trata se de um especial de homologaçao lançado em 1970 que tinha como base o esportivo falcon gt movido por um v8 351 5 8 litros da familia cleveland ho significa handling option mas a sigla tambem costuma ser associada aos carburadores holley que garantiam potencia superior a 300 cv [youtube id= jmyqg6hly4w width= 620 height= 350 ] era o suficiente para que o carro chegasse aos 100 km/h em menos de sete segundos cumprindo o quarto de milha na casa dos 14 segundos e ainda fosse capaz de chegar ate os 227 km/h numeros impressionantes para a epoca o fato de ser um seda de quatro portas com roupagem esportiva e desempenho matador faz com que o falcon gt ho seja considerado o marco zero entre os muscle cars australianos toyota aurion trd achou que ia ter so ford e holden nesta lista achou errado o toyota aurion e a versao australiana do toyota camry equipado com motor v6 o camry com motor de quatro cilindros se chama camry mesmo lançado em 2006 para substituir o grandalhao avalon que era considerado careta demais a versao trd como o nome diz foi criada pela toyota racing development divisao de carros esportivos e de competiçao da fabricante japonesa e ficou famoso por ser o primeiro automovel produzido em serie no mundo a ter um supercharger eaton de dois rotores enquanto o v6 de 3 5 naturalmente aspirado entregava 272 cv e 34 2 mgf de torque a versao com compressor chegava aos 328 cv e 40 8 mkgf de torque o cambio era automatico de seis marchas na epoca a toyota afirmou que o aurion trd era o carro de traçao dianteira mais potente do mundo capaz de chegar aos 100 km/h em 6 1 segundos e cumprindo o quarto de milha em 14 2 segundos [youtube id= i7waj 2biky width= 620 height= 350 ] ja reparou que videos de dez anos atras parecem ter sido feitos ha muito mais tempo o visual do carro era tornado mais agressivo com um body kit que consistia em para choques saias laterais e asa traseira exclusivos mas sua funçao nao era apenas estetica o novo desenho da dianteira baixou o coeficiente aerodinamico do aurion para 0 30 menor do que o das versoes nao trd hsv gts maloo a hsv maloo e seguramente o supra sumo das utes as picapes baseadas em sedas e cupes que surgiram ha 80 anos e se tornaram um dos maiores simbolos da cultura automotiva australiana se nao o maior o que nao e nada mau para um tipo de automovel que surgiu depois que uma familia australiana enviou a ford uma carta pedindo um carro para trabalhar no meio da semana levando porcos ao mercado e no domingo ter algo confortavel para dirigir ate a igreja voce pode ler a historia toda aqui [youtube id= hwbmywdmqkm width= 620 height= 350 ] mais de oito decada depois a hsv gts maloo permaneceu fiel a este primeiro proposito afinal continua sendo um veiculo utilitario capaz de rebocar ate 1 6 tonelada e levar 400 kg na caçamba e continua sendo uma picape baseada em um seda com monobloco e tudo so que aqui ha o extra de ter um v8 lsa de 6 2 litros todo feito de aluminio e equipado com um supercharger eaton a potencia e de 584 cv a 6 150 rpm e o torque de 75 5 mkgf a 3 850 rpm a transmissao pode ser automatica ou manual sempre de seis marchas e o conjunto leva a ute de 0 a 100 km/h em apenas 4 5 segundos para se ter uma ideia o porsche 911 carrera leva 4 8 segundos e va tentar levar 400 kg de bagagem no porsche para ver o que acontece… mitsubishi magna ralliart parece um lancer evolution vi crescido nao e mesmo a ideia foi justamente esta voce talvez nao conheça o mitsubishi magna mas provavelmente sera perdoado por isto o magna era uma versao australiana para o mitsubishi diamante japones que por sua vez era uma versao de entre eixos mais longo do mitsubishi galant este sim um carro razoavelmente conhecido entre os entusiastas o evo vi era sua fonte de inspiraçao no para choque e na asa traseira decisao tomada pela mitsubishi para provar ao publico que o magna nao era so mais um seda careta feito para tiozoes alem do visual boy racer o carro ganhou um v6 de 3 5 litros 241 cv e 32 7 mkgf de torque suficientes para atingir os 240 km/h de velocidade maxima [youtube id= t_3v9w2m8bk width= 620 height= 350 ] apesar da traçao dianteira e de sofrer com esterçamento por torque em determinadas situaçoes o magna ralliart tinha um bom conjunto dinamico graças as rodas enkei de 17 polegadas e aos amortecedores koni barras estabilizadoras na dianteira e na traseira e freios maiores seu unico pecado era a ausencia da traçao integral que foi prometida pela mitsubishi porem descartada por questoes de custo foram fabricados 500 exemplares do magna ralliart em 2002 o que torna esta versao bastante procurada por entusiastas dos sedas grandes
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