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Mercedes irá manter o V8 nos AMG enquanto não for proibida
Vejam só o que uma boa dose de realidade é capaz de fazer: além de recuar na estratégia dos elétricos, a Mercedes-AMG ainda decidiu continuar fabricando carros com motores de combustão interna enquanto for permitido pela legislação.
Some a queda na demanda por carros elétricos na Europa, à hesitação dos burocratas quanto à proibição dos carros a combustão em alguns mercados e você tem essa onda de recuos da indústria. A própria Mercedes prometeu investir mais dinheiro para continuar desenvolvendo a tecnologia de motores a combustão interna, o que abre caminho para que os famosos V8 da AMG continuem.
Durante o lançamento do Mercedes-AMG GT 63 Pro 4Matic+ no Mercedes-Benz World, em Brooklands, o chefe da AMG, Michael Schiebe, disse à revista Autocar que não iria estabelecer uma data para o fim dos motores V8 nos modelos AMG.
“Não temos uma data final, mas essa também seria uma discussão muito dogmática”, disse Schiebe. “Nosso principal objetivo é satisfazer as necessidades dos clientes. Ainda vemos que há muitos clientes que amam nossos motores V8 e nossos motores de quatro cilindros de alta performance.
Aqui é importante notar que o conjunto híbrido de quatro cilindros da AMG foi rejeitado pelo público no Mercedes-AMG C63, algo que Schiebe minimizou por uma mera questão de etiqueta corporativa, dizendo apenas que “para alguns clientes, leva tempo para realmente se entusiasmarem com a tecnologia”. Ok, entendo a posição dele.
Por outro lado, Schiebe acredita que a AMG acabará tendo carros elétricos em um futuro próximo — algo motivado pela permanência dos prazos de eletrificação pelos governos e também porque, segundo ele próprio, a AMG também conquistou novos clientes com o C63 de quatro cilindros. “Na AMG, somos uma marca de tecnologia, e não queremos dizer que é apenas o V8 e que faremos isso para sempre”, disse ele. “É importante ter uma mente aberta quando se trata de tecnologia.”
Quando perguntado sobre qual trem de força a AMG colocaria no próximo Mercedes-AMG CLE 63, Schiebe apenas disse que a empresa “tomou a decisão correta e você ficará empolgado quando chegarmos ao mercado”. Se eu fosse ele, não diria isso sem a certeza de que será possível lançar o carro com um V8. (Leo Contesini)
MotorFast Day no Velocitta em 4 de agosto
Ingo Hoffmann é categórico: “É o melhor autódromo do Brasil. Conheço muitos autódromos pelo mundo, mas nenhum com um traçado técnico como este.”
Ele se refere ao sensacional Velocitta, uma pista dentro de uma fazenda na cidade de Mogi Guaçu no interior paulista. Administrada pela Spinelli Racing desde 2018, o autódromo tem origens na família Souza Ramos. Há inclusive um museu no complexo com carros Ford convertidos pela SR, carros de competição e modelos Mitsubishi, meio que contando esta história brasileira com automóveis.
A pista é sensacional: em relevo, com subidas e descidas, e num local belíssimo, dentro de uma fazenda-complexo de grande extensão. A pista é homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), recebendo as principais categorias do automobilismo nacional. Há pistas também de off-road e de rali na propriedade.
Mas é mais que isso: é uma pista sensacional, com instalações luxuosas e um paddock confortabilíssimo. A chegada é um evento à parte, uma estrada com lagos e árvores bem cuidados, que serpenteia pela propriedade até que se avista o autódromo. Um local sensacional para eventos de pista entusiasta, com estacionamento e boxes espaçosos. Mas também disputadíssimo por isso mesmo: entre eventos de clubes, lançamentos de veículos novos, e corridas profissionais, a agenda é cheia, e é raro um Track-Day aberto ao público ali.
Mas é exatamente o que vai acontecer dia 4 de agosto próximo: é o XI MotorFast Day, no Velocitta. É organizado pelo pessoal da Oficina Motorfast de São Paulo e o ACE – Auto Classic Experience, que prometem um evento realmente único. Começará as 7:00h da manhã, com um café da manhã especial. O almoço premium, com opção de culinária japonesa, é incluso também em toda inscrição.
O track day está aberto para praticamente todos os tipos de carro (desde que passe pela inspeção de segurança básica, claro): carros antigos, esportivos e futuros clássicos. Promete ser um evento eclético e sensacional; o FlatOut estará lá com o MAO e seu Chevette “Trifoglio Special”.
E mais: Test Drive do novo Mustang na pista para inscritos no track Day, e Test drive da Ford Ranger V6, Ford Ranger Raptor e Ford F150 na pista off road. Junte isso com o museu, e atrações diversas como Chilli Beans, Reginaldo de Campinas, Simulador de corrida 4D, e será um evento entusiasta como poucos.
O ingresso Individual custa R$ 300,00; para exposição de Carros Antigos e Esportivos, R$ 450,00 (ingresso para duas pessoas). Participar metade do período no Track Day sai por R$ 1.950,00, e o período integral, dia todo, R$ 3.250,00. Fale com o Pedro Cândido no telefone/Whatsapp (11) 99368-7165, ou direto neste link aqui. Nos vemos lá! (MAO)
Abertas vendas de ingresso para a AutoClásica 2024
Engraçado é que um dos grandes eventos do antigomobilismo mundial ocorre aqui pertinho, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. É a AutoClásica, que ocorre sempre no Hipódromo de San Isidro. O evento tradicional se consolidou como destino de colecionadores e aficionados mundo afora; certamente o maior do gênero na América Latina. Só o estande da Pur Sang já vale a viagem, por exemplo, mas há muito mais.
Este ano será a vigésima edição do encontro, e a organização promete uma exposição de mais de 1.100 veículos clássicos de categoria internacional. Acontecerá de 10 a 13 de outubro, das 10h às 18h. nos tradicionais terrenos do Hipódromo de San Isidro.
Este ano alguns dos destaques são o 120º aniversário da Rolls Royce, 110º aniversário da Maserati, 60º aniversário do lendário Porsche 911, 60º aniversário do Ford Mustang, entre outros. Os já clássicos “Autojumble” e “Motojumble” terão um lugar de destaque, onde os restauradores poderão encontrar a peça que procuravam, algum ponto de partida para um futuro restauro ou simplesmente reviver a história através dos objetos antigos.
Se você pretende ir, preste atenção: já estão abertas as pré-vendas de ingresso à preço promocional. Até o dia 9 de agosto, os ingressos podem ser reservados no site Ticketek pelo valor de 18 mil pesos. O valor aumentará e as condições serão alteradas a partir de 9 de agosto. (MAO)
O Isuzu D-Max Mudmaster
Como o Chevrolet Colorado nos EUA, o Isuzu D-Max é fruto do mesmo projeto que deu luz à nossa Chevrolet S10. São carros bem diferentes entre si, claro, mas esta origem genética comum pode ser vista por exemplo nas portas dos três carros. Um projeto que era uma joint venture Isuzu-GM, e que continua dar frutos, tanto tempo depois.
Na Europa, o D-Max recebeu uma atualização e face-lift em 2023. Agora, a Isuzu do Reino Unido lançou uma versão especial: o Isuzu D-Max Mudmaster, que inclui vários acessórios para aumentar suas capacidades off-road.
Os destaques incluem um snorkel, uma capota traseira, um rack de teto, LEDs adicionais e um guincho escondido na frente. Também conta com proteção de aço na parte inferior da carroceria, quebra-ventos, extensões de para-lamas, estribos laterais, emblemas Isuzu brancos e decalques Mudmaster nas laterais. Vem com rodas de liga leve Hurricane de 20 polegadas envoltas em pneus Toyo Open Country A/T III. Esta nova configuração de roda-pneu é complementada por um kit de suspensão off-road Pedders, que aumenta a distância do solo em 45 mm.
Mecanicamente nada muda: é o mesmo quatro em linha turbodiesel de 1,9 litro, que dá 164 cv e 36 mkgf de torque. O sistema 4WD combina com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática de seis velocidades.
O Isuzu D-Max Mudmaster está disponível para encomenda no Reino Unido, com preços a partir de £ 36.495 (US$ 47.100). A Isuzu diz que o D-Max apresenta um dos catálogos de acessórios mais extensos do setor, tornando-o ideal para off-road, camping ou overlanding. Uma S10 realmente legal e diferente. (MAO)