foto orlei silva observe com atençao esta foto aerea do autodromo internacional de curitiba ou aic como e chamado pelos intimos e compare sua area com a vizinhança a direita e ao fundo da imagem ela deixa bastante evidente o espaço necessario para se construir um autodromo com qualidade e infra estrutura suficiente para ser credenciado pelas autoridades do automobilismo brasileiro e mundial o problema e que com as cidades cada vez mais habitadas cada centimetro quadrado de chao e disputado por mais gente e como todos sabemos quanto maior a demanda maiores os preços isso ficou particularmente evidente nos ultimos sete ou oito anos com o boom da construçao civil impulsionado pelo credito facilitado e programas sociais como o minha casa minha vida os preços dos imoveis dispararam alguns a niveis tao insanos que viraram uma piada tragicomica se kitchenettes lofts e apartamentos de 25 m² passaram dos r$ 150 000 ou r$ 200 000 nas capitais e metropoles brasileiras imagine entao quanto passou a valer uma area urbana tao grande que poderia ser medida em alqueires como sitios e fazendas o autodromo de interlagos por exemplo ocupa cerca de 930 000 m² em uma regiao onde o metro quadrado construido vale em media r$ 5 047 estamos falando de bilhoes de reais em casas e apartamentos compare a area de interlagos com os oito blocos de apartamentos a direita e imagine quantos condominios cabem ali felizmente interlagos e um autodromo publico construido mantido e administrado por uma empresa publica vinculada a prefeitura de sao paulo a sp turis ou seja o autodromo e uma area publica como o parque do ibirapuera o vale do anhangabau ou o estadio municipal paulo machado de carvalho o pacaembu a menos que haja algum interesse muito maior em jogo como aconteceu com o autodromo de jacarepagua as possibilidades de interlagos ser destruido sao poucas ao menos por enquanto antes do fim do autodromo o poder publico ainda tera a opçao de abrir uma concessao publica para que uma empresa privada venha a administra lo uma privatizaçao na pratica esse e o caso de varios autodromos de todo o brasil como o de brasilia/df caruaru/pe londrina/pr goiania/go e cascavel/pr a maioria desses autodromos que hoje estao dentro de cidades foi construida em areas relativamente isoladas na epoca em que essas cidades eram menores e a expansao urbana acabou os cercando e transformando aquela area em uma area de interesse comercial e por isso que os autodromos mais novos como o famoso velopark rs o belissimo velo citta sp e o ecpa sp sao construidos em areas rurais afastadas dos centros urbanos o autodromo internacional de curitiba e um desses autodromos antigos construidos em regioes outrora isoladas — tanto que ele nao fica em curitiba e sim em pinhais na epoca da construçao em 1967 pinhais era um distrito administrativo de curitiba uma regiao relativamente afastada do centro da capital para se ter uma ideia nos anos 1960 curitiba tinha pouco mais de 350 000 habitantes em seus quase 500 km² ou 700 hab/km² hoje curitiba tem quase 1 9 milhao de habitantes e uma densidade demografica de 4 320 hab/km² o distrito de pinhais cresceu e virou um municipio independente levando embora 61 km² da capital foi emancipado em 1992 e hoje tem uma densidade demografica de quase 2 000 hab/km² alem de varios condominios suburbanos esse crescimento nao seria um problema se o autodromo nao fosse privado por ser privado isso significa que nao ha dinheiro publico envolvido na manutençao e conservaçao do autodromo ao menos em tese como qualquer negocio privado ele depende dos eventos que sao organizados ali atualmente o autodromo internacional de curitiba pertence ao grupo inepar e a fortunato guedes socio do fundador do autodromo flavio chagas lima mova o zoom do google maps para comparar a area do autodromo com os bairros e ver seu espaço dentro da cidade como todo negocio privado o objetivo do aic e o lucro e embora o autodromo tenha sido lucrativo nos ultimos oito anos os atuais proprietarios ainda nao recuperaram o investimento feito em 1995 quando ele foi modernizado e tomou as formas atuais segundo o jornal paranaense gazeta do povo o presidente do aic jauvenal de oms declarou ter investido r$ 13 milhoes na epoca cerca de r$ 52 milhoes em valores atuais segundo a correçao pelo ipca e e ainda nao conseguiu obter o retorno as especulaçoes de que o autodromo internacional de curitiba nao resistiria a expansao imobiliaria nao sao de hoje mas ganharam muita força com o boom da construçao civil os proprietarios/administradores negaram a possibilidade do fechamento do aic com uma nota de esclarecimento que ainda aparece na pagina inicial do site oficial ate hoje e dizia que em caso de negociaçoes a administraçao seria a primeira a dar a noticia pois esse dia chegou hoje 15 de outubro de 2015 uma materia assinada pelo jornalista fernando rudnick no jornal gazeta do povo traz a noticia de que jauvenal de oms esta negociando a venda do aic segundo jauvenal ha 12 propostas concretas de varios tipos e os proprietarios do autodromo provavelmente irao aceitar uma delas so depende de nos disse jauvenal ao jornal de acordo com a materia uma das propostas e da incorporadora curitibana invespark que pretende construir um condominio residencial e outro comercial ainda nao ha previsao para o fechamento do autodromo ao jornal jauvenal disse que o prazo e imprevisivel pois depende do comprador os eventos da força livre motorsport e da stock car para 2016 contudo estao agendados ao menos ate junho quem achava que a atual crise economica salvaria o aic ira se decepcionar mesmo com o mercado em baixa o terreno ainda vale muito dinheiro e um terreno que nao se acha aqui esta a dez minutos do centro de curitiba disse o jauvenal a gazeta do povo ele ainda completou a entrevista dizendo que seria uma pena fechar o autodromo e que nao voltaria a investir no automobilismo [ ] a situaçao do pais nao motiva empreendedorismo os investimentos estao capengas o pais esta inviavel para qualquer coisa
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