para quem sempre ve fotos de track days e de provas de classicos ele e famoso pelas placas que demarcam as distancias para as curvas sempre acompanhadas deste simpatico macaquinho nas placas de 100 ele cobre os ouvidos; nas de 50 metros os olhos mas para quem esta do lado de dentro do cockpit o velo citta e conhecido por ser um dos autodromos mais desafiadores do brasil sao 3 430 metros 14 curvas bastante tecnicas e uma variaçao topografica impressionante que faz nos lembrar dos autodromos de antigamente ainda que esta pista tenha homologaçao da fia e esteja servida de uma das melhores infraestruturas do pais clique na imagem abaixo e de uma rapida estudada nas curvas antes de encararmos os videos on board aproveitando que iria visita lo duas vezes em uma semana primeiro para conhecer a ralliart brasil depois para assistir a prova da lancer cup e ao evo day track day gratuito para proprietarios de lancer evolution de todas as geraçoes ; decidi dar uma estudada mais aprofundada neste monstrinho de asfalto e para isso contei com a ajuda de dois feras o instrutor de pilotagem eric darwich e ingo hoffmann a lenda da stock car aprendendo na pratica melhor do que explicar textualmente o curva a curva simplesmente assista aos dois videos abaixo assim voce tera um guia bem pratico para consultar antes daquele track day ou daquela prova de regularidade salve o link desta pagina e consulte quando quiser no primeiro video darwich acelera fundo o lancer evo x de rua e narra todas as curvas da pista dando varios toques importantes com direito a um drift de arrepiar na curva 2 para complementar inseri imagens em vista aerea de todas as curvas e fiz alguns comentarios baseados nos depoimentos deles e de alguns outros pilotos [youtube id= hz3vkqv8wty width= 620 height= 349 ] no segundo video pegue uma carona alucinante com ingo hoffmann a bordo do evo rs modelo de competiçao da lancer cup a classe e a suavidade do alemao no controle do evo e algo mais que impressionante estavamos o tempo todo esticados no limite da aderencia lateral dos pneus e ele la quase sereno veja os movimentos das maos e aumente o volume [youtube id= urpihb3thyy width= 620 height= 349 ] se voce quer participar de uma prova da lancer cup com o evo rs o valor e de r$ 40 mil por etapa com absolutamente tudo incluido pneus combustivel mecanicos manutençao seguro em caso de acidente etc e sentar e pilotar agora se o que voce quer e um evo x de rua voce vai precisar desembolsar um pouco mais r$ 213 990 abaixo destas duas opçoes a mitsubishi oferece cursos de pilotagem e test drives no autodromo clique aqui e confira falando um pouco mais tres coisas me chamam muito a atençao no velo citta em primeiro lugar a infraestrutura absurda a sensaçao e de estar em um game como o gran turismo de tao preto e liso e o asfalto sem falar nos predios e a atençao com detalhes como a grama e os canteiros floridos atras das proteçoes de pneus em segundo o fato de as areas de escape serem relativamente curtas em alguns locais e sempre cobertas de grama o que deixa a pista muito mais bonita e pune mais severamente quem passa do limite mas para mim sem duvida o que mais chama a atençao e a variaçao de relevo o que muda bastante as cartas do jogo na dinamica se voce esta com um carro forte de traçao dianteira vale a pena ficar esperto com as curvas em descida como no trecho final pois um lift tirada de pe muito brusco no acelerador vai fazer voce perder a traseira de uma vez as curvas em subida sao quase todas cegas nas entradas e como a largura da pista varia em alguns trechos o velo citta exige mais horas de voo que a maioria dos autodromos do pais preste atençao na entrada da primeira curva pois e dificil de se localizar geograficamente o retao e muito largo mas a saida da curva tem pista mais estreita a zebra de fora chega rapido de forma que dois erros acontecem com frequencia passo de curva muito vagaroso ou perde se a dianteira e se compra um lote de grama a vista a curva 2 e a curva da mata 6 sao deliciosas um carro bem ajustado escorrega nas quatro em alta velocidade as curvas 4 e 12 curva do box precisam de muito estudo e horas de voo sao aquelas com ponto de tangencia em forma de v com freada tardia e rotaçao em raio apertado para uma saida mais retilinea acertar o tempo disso sem entrar devagar ou passar da medida e espalhar e bastante dificil nas vezes que acelerei no velo citta nao sai feliz em nenhuma volta e um desafio de gente grande especialmente o trecho final apos a reta em descida rumo ao saca rolha preciso de mais treino por la se voce for encarar um track day nao deixe de ficar atento aos freios as areas de escape sao muito curtas e o gramado vai impedir de voce perder velocidade no caso de passar reto por fading alterne voltas quentes com de cooldown invista em fluido com alto ponto de ebuliçao faça dutos de ventilaçao para as pinças enfim nao vacile [gallery columns= 6 link= file ids= 9657 9659 9660 9661 9662 9663 9664 9665 9666 9667 9668 9669 ] sobremesa evo day como falei la em cima fizemos esta produçao durante uma etapa da lancer cup sempre acompanhada do track day para donos de evo pegue o babador e devore a propositalmente extensa galeria abaixo o evo x abaixo virava o mesmo tempo dos ponteiros de lancer rs de corrida na casa de 1 44 [gallery columns= 8 link= file ids= 9694 9693 9692 9691 9690 9689 9688 9687 ] dietas a base de fibras slicks outros upgrades e adesivos car culture eram mais do que comuns na tenda hellyeah [gallery columns= 5 link= file ids= 9722 9721 9720 9712 9711 9710 9709 9708 9707 9706 9705 9704 9703 9702 9701 9700 9699 9698 9697 9695 ] [update ] bonus track ii museu do velo citta antes de a minha camera dizer adeus a bateria pude registrar alguns dos carros que estao no museu do autodromo a coleçao mistura um pouco da tradiçao da mitsubishi com a historia da souza ramos numa proxima ocasiao apresentamos a coleçao completa [gallery columns= 5 link= file ids= 9726 9727 9715 9714 9713 9716 9717 9719 9718 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