muita gente acha que a parte mais legal de ser um jornalista automotivo e poder andar de carrao ou fazer viagens para lugares paradisiacos para quem trata a coisa com a seriedade necessaria nada disso importa ainda que sim seja muito legal para mim a melhor parte do que escolhi para ganhar a vida entre um arrependimento ou outro por nao ter ido cursar engenharia me formei em direito… e a chance de falar com gente interessante com muita historia pra contar ja pedi ao bob lutz para autografar meu livro car guys vs bean counters sobre a passagem dele na gm recomendo ja falei com dieter zetsche carlos ghosn andy palmer elon musk shiro nakamura hugo spowers walter de silva ulrich hackenberg e uma porçao de outros grandes nomes da industria mas existem momentos especiais como minhas entrevistas com gordon murray e com sir stirling moss finjam que o japones sou eu ok ao lado stirling moss e gordon murray deal with it o pai do mclaren f1 a entrevista com gordon murray surgiu quando ele anunciou o t 25 e seu novo metodo de construçao de automoveis chamado de istream em 2010 foi pena so o carro ter chamado a atençao ja que ele era pequeno tinha tres bancos como o mclaren f1 e era esquisito mas seria revolucionario se tivesse sido fabricado assim que vi os primeiros anuncios fui atras do pessoal de imprensa da gordon murray design mas nao me deram retorno isso e uma constante na vida do jornalista por isso o negocio muitas vezes e insistir neste caso acabou dando certo e falei com huw owen diretor executivo da marca boa gente owen disse que era casado com uma brasileira catarinense e que ajudaria no que fosse possivel dias depois ele me disse que eu poderia ligar para murray no dia 23 de junho eu teria de ligar da redaçao em que trabalhava na car and driver e planejava gravar a entrevista para repassar pontos importantes e tambem para guardar de recordaçao nao e todo dia que voce tem a chance de entrevistar deal with it e pai do f1 repassei como era o istream o t 25 vi detalhes que o release havia abordado pouco e pensei em perguntas que revelassem detalhes desconhecidos o que me interessava em especial era que empresas fabricariam o t 25 sob licença havia o rumor de que eike batista que ja havia tentado fabricar carros no brasil com a jpx iria partir para uma nova tentativa com murray como parceiro se o projetista confirmasse alguma coisa seria um tremendo furo alem disso seria a oportunidade de termos a fabricante nacional de automoveis que muitos sempre desejaram e que nunca se concretizou era uma noticia que daria gosto transmitir perguntei na redaçao e nao tinhamos nenhum jeito de gravar conversas telefonicas nem ali nem na editora inteira pesquisei aparelhos que fizessem isso e propus de comprarmos mas nao havia verba se eu quisesse teria de comprar um gravador do meu bolso e fazer o serviço improvisei peguei meu celular coloquei o para gravar os sons do ambiente e coloquei o microfone perto do ouvido para ele gravar o que murray diria e tambem alguma coisa das minhas perguntas no dia e na hora marcada liguei nervoso pedi pra rapaziada em volta ficar quieta para eu conseguir gravar tudo liguei e falei com um recepcionista que me passou para a assessora de imprensa sarah ela ficou de me transferir para murray mas o telefone dele deu ocupado e ela me pediu para ligar de novo em cinco minutos ficou combinado assim cinco minutos depois falo com o recepcionista com sarah e finalmente o projetista me atende gordon murray nervoso dei uma gaguejada para dizer boa tarde a ele e começar a entrevista perguntei se ele nao estava muito enrolado e ele me disse que sim que a coisa estava puxada mas que a gente veria o rumo da conversa e o tipo de intimada que entrevistados importantes dao para ver se a coisa toda vai ser interessante ou se vai valer a pena conversar com quem esta do outro lado da linha comecei a desfiar meu rosario ja menos nervoso e murray gastou exatos 26 minutos e 13 segundos comigo foi um papo bem legal depois que se quebra o gelo a preocupaçao fica em entender absolutamente tudo que o cara esta falando mas e o tipo de coisa que a conversa permite repassar nao cheguei a pedir nenhum esclarecimento murray falava claro e nao tive trabalho em transcrever a conversa ele acabou nao me falando nada de parcerias com eike batista para ele o empresario brasileiro era um cara muito importante e visionario ocupado pacas e a conversa sobre eike se limitou aquilo por outro lado ele falou bastante do carro e do metodo istream depois de sair na revista a entrevista foi para o site mas ja saiu do ar pena parte da conversa ainda pode ser vista por um site que copiou o conteudo da revista e que continua ate hoje funcionando para quem tiver curiosidade vale uma espiada anos depois eu encontrei pessoalmente com murray em um salao de automovel nao me lembro exatamente qual e bati um papo com ele sobre a entrevista e sobre o futuro que o istream estava tomando havia novidades e o parceiro mais provavel deles seria a yamaha alias deve ter novidades a respeito no salao de toquio deste ano alem da conversa com murray acabei me encontrando pessoalmente com owen e com sua esposa em joinville a fiat estava lançando o punto com motor e torq em curitiba e eu havia ficado responsavel por trazer o carro ate a redaçao peguei o carro a tarde em curitiba e dirigi ate jaragua do sul onde estava o prototipo do pompeo um triciclo que era outra esperança de uma montadora nacional dirigi o prototipo com motor weg e de la fui para joinville conversar com owen sai de la a meia noite e toquei para sao paulo parei na estrada por volta das 3h para nao levar o carro ate jesus dormindo uma meia hora e cheguei em sao paulo a tempo de o carro ir para fotos e teste minha mulher me resgatou na redaçao e me levou pra casa felizes os dois de ter dado tudo certo o corredor da mille miglia a entrevista com stirling moss aconteceu em juho de 2011 ele havia anunciado dias antes que iria se aposentar e a historia mexeu comigo moss tinha mais ou menos a mesma idade de meu avo que havia morrido um ano antes amargurado porque nao queriamos mais que ele dirigisse ele ja havia se envolvido em acidentes de pequena gravidade mas quase se matou em um poste pouco antes de ser atropelado hospitalizado e no hospital pegar pneumonia e morrer de infecçao generalizada achei bonito moss ter chegado a conclusao de que nao dava mais esse tipo de desapego e raro fiquei com vontade de conversar com ele achei o e mail de sua secretaria mandei mensagem e esperei retorno nada foi quando vi que ele participaria de um evento e pedi aos organizadores o contato dele nao rolou foi quando achei o site do piloto e pedi ajuda por la na parte de vendas foi o que deu resultado patrick crew da equipe dele me pediu para ligar para ele no dia 30 de junho ja que goodwood e o gp da inglaterra iam tomar o tempo dele dali em diante e me mandou um monte de fotos algumas delas que usei de novo para este post dito e feito eu teria de ligar para moss as 14 00 de londres fiz os calculos chequei para ver se nao havia horario de verao por la e deixei tudo no jeito para conversar com o veterano usando o mesmo metodo tabajara de gravaçao mas talvez mais preocupado pesquisei a vida de moss e pensei se nao seria delicado tocar no fato de ele ser considerado o melhor piloto a nunca ter ganhado um campeonato de f1 decidi arriscar se houvesse espaço com ele nao teve secretaria nem nada o numero era o da mesa dele mas como chamar o cara que venceu as mille miglia e nunca teve seu recorde batido como trata lo por sir ou por mr moss todo sir deve ser tratado por sir mas a conversa com ele foi tao informal e proxima que no fim so estava dizendo mr moss quase mandei um my man de tao a vontade que a conversa rolou ele me contou que tinha se inspirado em lawrence da arabia para ser corredor que tinha aprendido a dirigir com cinco anos que queria mais era fazer algo heroico e sair com a mulherada pena a gravaçao ter ficado tao horrivelmente ruim eu tive de transcrever a reportagem no ultimo volume reconstruindo algumas coisas de memoria guardo os arquivos mais pelo gosto de ter alguns trechos com ele audivel do que por qualquer outro motivo car and driver 44 de setembro de 2011 por sorte essa entrevista nao se perdeu na internet continua disponivel para quem tiver curiosidade de ler e moss continua aparecendo em eventos como a comemoraçao dos 60 anos de sua vitoria na mille miglia so nao se arrisca mais a correr
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