Na década de 30, quando os carros eram bem mais parecidos do que hoje (dizem), a Bentley tentava se destacar com seus carros enormes com motores de quatro e seis cilindros de até 6,5 litros. Agora, imagine se eles resolvessem ousar de verdade e fizessem uma máquina como esta: o Bentley 27-litre de Jay Leno, com um motor V12 usado em aviões na Segunda Guerra Mundial! Leno apresenta o carro no mais recente episódio de Jay Leno’s Garage, e mostra mais uma vez que, se é para ter inveja de alguém, que seja dele.
Chamar o Bentley 27-Litre de “carro” é bondade: isto é um leviatã — e, na verdade, não é bem um Bentley, e sim um carro feito artesanalmente sobre o chassi de um Rolls-Royce Phantom da década de 30, equipado com um motor Rolls-Royce Meteor, que desloca 27 litros por seus 12 cilindros em V. O Meteor é baseado no famoso motor Merlin, que equipou vários caças usados durante a Segunda Guerra e é considerado um ícone americano.
Se o chassi e o motor são Rolls-Royce, por que não chamar o carro de Rolls-Royce, então? Porque o visual é baseado nos Bentley da mesma época, especialmente o 6 1/2-Litre. Também faz sentido porque a Bentley tinha uma veia esportiva bem forte nos anos entre as décadas de 20 e 30 — vencendo até mesmo as 24 Horas de Le Mans quatro vezes consecutivas entre 1927 e 1930.
Agora, quase nada neste carro é realmente Bentley além dos emblemas — praticamente tudo foi feito sob medida para parecer um carro de oito décadas atrás, porém com tecnologia moderna. O motor tem injeção eletrônica programável e seus cerca de 700 cv são moderados por uma transmissão automática. A direção tem assistência elétrica, e alguns componentes estão disfarçados — como o radiador de óleo, que foi feito para parecer um blower.
No vídeo, Jay Leno começa mostrando o quanto o carro é gigantesco — usando um Fiat 500 Abarth, que praticamente desaparece perto do Bentley, como comparação. Ele nos dá alguns detalhe sobre a construção do carro, mostrando como toda a estética foi pensada para que nada denuncie a que este é um carro moderno com aparência de antigo — o que fica claro, porém, quando o carro é colocado no elevador. Leno mostra a organização e o capricho do projeto — motor, transmissão e diferencial dividem espaço com alguns truques como duas bombas de água elétrica para ajudar a bomba mecânica a fazer o líquido de arrefecimento circular (algo compreensível em um carro com motor de 27 litros).
O motor, aliás, se sente extremamente à vontade no carro. Feito para ser usado no limite quando em um caça, o Rolls-Royce Meteor trabalha em um regime de rotações bem mais tranquilo em terra, e ainda assim entrega potência de sobra e um torque monstruoso — o bastante para fazer Jay Leno dizer que “o único problema com este carro é que todos os outros andam devagar demais”. Talvez porque encher o enorme tanque de combustível na traseira não seja problema para ele…
Você deve se lembrar do episódio de Top Gear onde Jeremy Clarkson coloca este carro para brigar com outra monstruosidade com motor aeronáutico — o BMW Brutus com um V12 de 46 litros, construído em 1926, pela própria fabricante bávara, usando um American-LaFrance 1908. Depois do episódio, o Bentley foi colocado à venda, e agora está sob os cuidados de Jay Leno e sua equipe — e, sinceramente, não conseguimos imaginar alguém mais apropriado.