aqui vamos nos com mais uma ediçao do best of project cars onde relembramos os projetos concluidos que passaram pelas paginas do flatout na ediçao de hoje veremos o citroen c4 vts do leitor cesar leal um dos raros exemplares que aportaram por estas terras e que recebeu uma leve preparaçao para track days o inicio a historia começa em 2004 quando cesar comprou seu primeiro citroen um xsara 1 8 que acabou preparado com componentes do modelo 2 0 vts e foi usado em provas de subida de montanha depois ele ainda comprou um c4 vtr e um xsara vts ate que um dia foi avisado por seus amigos que um dos poucos exemplares do vts no brasil estava a venda em caxias do sul/rs na ocasiao ele lia novidades diarias sobre o carro publicadas por seus colegas de foruns e tentando nao melar o negocio de ninguem acabou aguardando sua vez de negociar o carro meses depois quando o c4 vts ja havia sumido do radar cesar estava a trabalho em caxias e por acaso passou em frente a loja onde o carro estava anunciado meia volta entrou na loja e pediu para ver o carro no mesmo dia cesar levou o carro a oficina de um amigo na regiao e nem deixou o carro voltar para a loja arrematou ali mesmo e levou o esportivo para casa infelizmente o carro nao estava 100% mas seria facil deixa lo como ele deveria estar faltavam os farois direcionais originais o sensores de alerta de mudança involuntaria de faixa e os sensores de estacionamento estavam desconectados bem como o botao do controle de estabilidade ah e a pintura tambem estava um pouco mal cuidada os primeiros reparos para começar a rodar com o carro cesar fez uma primeira revisao geral trocando os discos e pastilhas de freio correia de sincronizaçao do motor e a correia de acessorios religou tudo o que estava desconectado depois o carro foi abastecido com gasolina podium e foi enviado a autorizada citroen onde o carro passou pelo recall anunciado pela fabricante troca da manta de isolamento do capo e fez a atualizaçao da ecu apagando tambem dois codigos de erro dos sensores desconectados em seguida começou a busca pelas peças faltantes os farois direcionais vieram de um c4 vtr batido na traseira e os sensores de mudança involuntaria de faixa foram encontrados em uma concessionaria e tambem com um amigo de cesar com o carro pronto cesar arriscou um track day para curtir o desempenho do hatch frances e descobriu que os freios mereciam um upgrade por sorte ele tinha um jogo de pinças da brembo de quatro pistoes que originalmente seria usado no xsara mas por exigir mudanças demais acabou guardado e foi parar no c4 vts o desempenho foi otimizado com um remapeamento da ecu do motor que ajudou a extrair cerca de 10 cv do 2 0 16v que chegou aos 190 cv [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 146662 146661 ] tudo legal mas cesar ainda estava intrigado por que o carro estava sem tantos itens originais para descobrir a resposta ele começou a desmontar o carro em busca de pistas e as encontrou o carro havia sofrido uma leve colisao nada que afetasse a estrutura do carro mas suficiente para que o proprietario anterior deixasse de lado os componentes originais com o carro desmontado e a pintura um pouco maltratada cesar decidiu repintar o carro a troca de cor ao desmontar o caro cesar percebeu que havia muitas peças gastas nos dez anos de idade do carro e tambem que outras peças seriam danificadas no desmonte em especial grampos e etiquetas a soluçao foi pedir antecipadamente para a concessionaria antes mesmo de começar a pintura em seguida o carro foi enviado a oficina de pintura onde cesar decidiu mudar a cor do carro o motivo e que nao ha muitos vtr brancos no brasil e nenhum dos vts trazidos foi pintado nesta cor alem disso era uma preferencia pessoal o processo demorou exatos 85 dias mas o carro foi repintado completamente como se tivesse saido branco da fabrica a remontagem [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 146658 146660 ] antes de montar o carro de novo cesar instalou manta asfaltica em todo o carro para otimizar o isolamento termo acustico do citroen em seguida as forraçoes de porta e paineis internos foram limpos e os bancos foram revestidos com couro usando o mesmo padrao original da fabricante francesa as rodas originais tambem foram removidas para pintura e enquanto isso cesar usou as rodas originais do citroen ds3 a preparaçao e a conclusao com o carro remontado cesar levou o c4 para a oficina que faria a preparaçao do motor a primeira etapa envolveu a abertura do motor para limpeza e descarbonizaçao limpeza dos aneis e pistoes assentamento de valvulas troca dos retentores de valvula e embreagem nova tambem realizamos a limpeza do carter e troca das correias com tudo novo chegou a hora de trocar o par de comandos de valvulas catcams 4901804 — uma preparaçao sutil para nao descaracterizar um carro raro no brasil — alem da instalaçao do filtro de ar bmc e do coletor de ar frio cai com os novos comandos instalados bastou fazer a reprogramaçao da ecu para adequar o sistema ao novo fluxo de ar nao foi muito facil mas o resultado ficou bom 179 cv nas rodas para deixar o conjunto justo para um desempenho mais esportivo o cambio original do vts foi substituido por um do vtr com relaçoes mais curtas visando manter o motor na faixa ideal de rotaçoes nas subidas e descidas de marcha por ultimo todo o sistema de escapamento foi refeito mantendo 2 ¼ e o catalisador porem com o minimo de emendas [youtube id= le2fxgoq6wg width= 620 height= 350 ] assim depois de 16 meses desde a compra o c4 vts estava pronto para encarar os track days nao deixe de ler o projeto completo parte 1 a compra e os primeiros reparos parte 2 a troca de cor parte 3 a conclusao do projeto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.