imagine uma empresa supostamente fundada por funcionarios da nasa para criar um mercado consumidor para a tecnologia de propulsao a jato essa era supostamente a origem da turbonique uma empresa que colocava motores a jato em praticamente tudo o que aparecesse pela frente seu fundador eugene gene middlebrooks nascido em 1931 era engenheiro formado no famoso instituto de tecnologia da georgia onde estudou engenharia mecanica depois de graduado middlebrooks trabalhou para a companhia aeroespacial martin marietta onde ajudou a desenvolver aeronaves motores e misseis a experiencia com propulsao a turbina o levou a fundar a turbonique especializada em motores a jato para uso automotivo especialmente as corridas de arrancada seu principal mercado o proprio middlebrooks desenvolveu os motores que eram fabricados em orlando e vendidos pelo correio normalmente por meio de cupons em revistas os clientes os recortavam escolhiam o produto que queriam e recebiam em casa a linha da turbonique deixaria willy coyote euforico e a acme preocupada com a concorrencia eles colocavam motores a jato em praticamente tudo o que fosse possivel lembra dos patins a jato que o coyote usa para tentar alcançar o papa leguas pois voce poderia fazer um desses com o catalogo da turbonique mas afinal que produtos eram estes pois bem a linha da turbonique era composta por motores a turbina compressores mecanicos tambem movidos a turbina e turbocompressores tradicionais os motores eram leves e compactos e queimavam um combustivel proprio chamado thermolene que era nada menos que nitrato de isopropila uma substancia branca como o leite e altamente volatil que era toxica quando inalada o detalhe e que o nitrato de isopropila e um combustivel monopropelente isto significa que ao contrario da gasolina por exemplo ele nao precisa do oxigenio da atmosfera para entrar em combustao isto colocava os motores da turbonique na mesma categoria dos foguetes e tambem os tornava bem perigosos mas estamos falando da decada de 1960 quando ninguem estava ai para nada e voce podia encomendar explosivos pelo correio outra caracteristica dos motores a turbina da turbonique era o pico de potencia muito breve seus motores podiam ter entre 45 e 1 000 cv mas apenas por alguns segundos sendo mesmo apropriados para corridas de arrancada ou melhor apropriados para as arrancadas dos anos 1960 uma terra sem lei onde tudo era permitido e os riscos eram aceitos pelos pilotos entre os riscos envolvidos na instalaçao de coisas a jato da turbonique estavam a possibilidade de o motor explodir caso o piloto pisasse no acelerador duas vezes seguidas por exemplo — pois isso injetaria thermolene demais na turbina um dos produtos da turbonique era um turbocompressor que nao era acionado pelos gases do sistema de escape e sim por uma pequeno motor a jato que queimava thermolene sim era um turbo turbinado testado em um v8 chevrolet de 6 7 litros o dispositivo aumentou a potencia de 410 cv para quase 850 cv karts a jato com os motores turbonique eram capazes de cobrir o quarto de milha na casa dos 7 segundos a cerca de 250 km/h era loucura por encomenda https //www youtube com/watch v=wivrv1zptww o produto mais interessante da turbonique contudo era o turbo axle um pequeno motor a jato montado no diferencial para complementar a força do motor em 1965 para promover seus produtos a turbonique pegou um fusca 1955 trocou o motor boxer refrigerado a ar por um de seus motores a jato e instalou nele um turbo axle ou seja o fusca tinha dois motores na traseira um motor a jato e um diferencial turbinado que somados entregavam 850 cv as rodas traseiras seu nome era black widow em sua primeira demonstraçao em 19 de setembro de 1966 o black widow cobriu o o quarto de milha em 9 36 segundos a 270 km/h no mes seguinte a turbonique tentou ir ainda mais rapido com o fusca mas o teste nao acabou muito bem https //www youtube com/watch v=o9foomcpud0 ao atingir 294 km/h o fusca saiu do chao e caiu sobre seu proprio teto faltavam so 60 metros para o fim do quarto de milha o piloto roy drew felizmente saiu ileso do acidente a turbonique louca que era usou o acidente para fazer propaganda nao conheciamos nossa força ou melhor esquecemos dela por uma fraçao de segundo e o que acontece quando voce quebra um recorde a cada tentativa dizia o anuncio para evitar a decolagem do fusca a turbonique encontrou apenas duas soluçoes reduzir a potencia ou melhorar a aerodinamica do fusca depois do recorde o fundador da turbonique foi investigado pelas autoridades e acabou preso por fraude contra o consumidor pois anunciava os produtos como prontos para instalar enquanto eles precisavam de alguma montagem antes de serem instalados nao tinha nada a ver com o fato de eles explodirem sem muito cuidado coisas dos anos 1960 — outros tempos o recorde do fusca da turbonique nunca foi quebrado por outro fusca — em setembro de 2016 50 anos depois do primeiro recorde da turbonique — um fusca turbo r line 2014 chegou aos 330 km/h na speed week de bonneville mas vamos la ele e realmente um fusca esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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