FlatOut!
Image default
Car Culture

Black Widow, o Fusca mais rápido de todos os tempos

Imagine uma empresa supostamente fundada por funcionários da NASA para criar um mercado consumidor para a tecnologia de propulsão a jato. Essa era, supostamente, a origem da Turbonique, uma empresa que colocava motores a jato em praticamente tudo o que aparecesse pela frente. Seu fundador, Eugene "Gene" Middlebrooks, nascido em 1931, era engenheiro formado no famoso Instituto de Tecnologia da Geórgia, onde estudou engenharia mecânica. Depois de graduado, Middlebrooks trabalhou para a companhia aeroespacial Martin Marietta, onde ajudou a desenvolver aeronaves, motores e mísseis. A experiência com propulsão a turbina o levou a fundar a Turbonique, especializada em motores a jato para uso automotivo – especialmente as corridas de arrancada, seu principal mercado. O próprio Middlebrooks desenvolveu os motores, que eram fabricados em Orlando e vendidos pelo correio. Normalmente, por meio de cupons em revistas. Os clientes os recortavam, escolhiam o produto que queriam e recebiam em casa. A linha