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Project Cars Project Cars #397

BMW 325i E36: a história e a estreia do Project Cars #397

Saudações a todos, sou o Bruno Juntolli de Belo Horizonte-MG, apaixonado por carros, motores, corridas e tudo que se encaixa nesse meio, igual a 101% das pessoas que estão lendo isso.

Primeiramente gostaria de aproveitar a chance e agradecer o FlatOut, o grande responsável por alimentar minha paixão pelas culturas automotivas atualmente. Todas matérias são de altíssima qualidade, textos ótimos, ja aprendi e ainda vou aprender muito por aqui.

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Vamos la, eu cresci gostando de carros graças ao meu pai que sempre curtiu o prazer de ter suas carangas. Ele constantemente trocava de carro, então é de se esperar que ja passaram vários carros legais pelas nossas garagens. Eu sempre ajudava, e ainda ajudo, nas decisões de compras. Um passa-tempo meu é ficar fuçando sites vendo os anúncios, então sempre acabava encontrando uma oportunidade de um negocio. Segue algumas fotos dos mais marcantes de carros no decorrer da vida:

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Motor de uma lancha 23 pés

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SS-10 v6

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Silverado 6 cilindros 

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C-20

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BMW 320I E90

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E por ultimo, x5 e70 4.8i v8 

E não foi somente isso que contribuiu pela minha paixão por carros, eu também cresci com os clássicos jogos de corrida como Need for Speed, Midnight club e Gran Turismo. Alem da coleção de miniaturas 1/18, controle remoto, carrinhos Hot Wheels. Lembro que juntei dinheiro de mesada por 4 meses para comprar minha primeira miniatura 1/18, um Hummer, que esta comigo até hoje.

Bom, com essa breve historia contada é hora de falar um pouco do presente. Contar a historia da minha querida BMW 325i e36 que vocês escolheram para estrelar em um Project Car, valeu todo mundo que votou e espero que gostem.

A ideia de comprar uma E36 começou logo depois da primeira vez que eu fui participar de um Track Day:

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Essa da foto é a minha daily driver, uma BMW 320i e46, que depois de tanto pesquisar e pensar, resolvi levar para um dia de pista, ou track day para os manjadores.

Um track day é uma oportunidade ótima, ja que você pode acelerar com o conforto de estar no lugar certo e com as pessoas certas ao seu redor. Um verdadeiro carro entusiasta sabe que a rua não é lugar de correr, não por oferecer riscos a você, mas sim a varias pessoas que so estão seguindo a vida normalmente. Se você acha isso frescura é porque provavelmente esta pensando somente em você mesmo, não nos outros.

Depois desse dia, fiquei por muito tempo no êxtase que é andar com seu carro na pista, sensação muito boa. E como vocês devem estar percebendo, sim, eu e meu pai somos grandes admiradores da marca BMW. Mas voltando ao track day, no êxtase dos dias seguinte me veio uma ideia de ter um carro so para pista, que você poderia andar sem grandes preocupações (bater, estragar, etc).

Então comecei a discutir essa ideia com meu pai e como resultado, saímos a procura de e36 velhas com limite de R$15.000.

Por que uma E36? Por ser um carro perfeito pela faixa de preço. Seis cilindros, 192hp com 25kgfm, tração traseira, divisão de peso 50/50 e engenharia alemã. Então é um carro robusto e de alta durabilidade.

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O plano inicial era pegar uma e36, que logicamente pelo valor, não estaria em ótimas condições e fazer um swap. Mas não um simples swap, um swap de v8. Sendo mais especifico, colocar na pequena e36 um motor M62b44 com 290hp e 42kgfm oriundo de alguma sucata de BMW 540i.

Isso é muito comum na Europa, a Alpina chegou até a lançar algumas unidades de e36 com esse motor v8. Nomeada Alpina B8:

Depois de muitas pesquisas e quase tirar o projeto do papel chegamos a conclusão que infelizmente não estamos na Europa, e sim no Brasil onde recursos são limitados, então decidimos abandonar essa ideia.

Os motivos são: Seria difícil ter um câmbio manual confiável. Achar um cambio manual para esse motor aqui no Brasil é mais difícil que ganhar na loteria. Mesmo assim, vamos sonhar um pouco, digamos que por sorte tivéssemos achado um, nos então teríamos que usar com medo de não ter que trocar embreagem ou peças. O que não combina com o uso em uma pista, que exige muito dos componentes do carro.

Alem do cambio, teria que fazer adaptações no cárter por causa do tamanho do grande v8. Nos projetos europeus eles diminuem o tamanho, senão pegaria no chão. Fazendo praticamente um cárter seco com reservatório de óleo a parte.

Para completar a lista, também precisaria de reforços estruturais, mudança na suspensão.. Ou seja, muita complexidade, tempo e dinheiro para a situação atual. Quem sabe num futuro pode virar realidade.

E quase desistindo da ideia do carro de pista, essa ai pulou na nossa frente em uma oportunidade de negócios:

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BMW 325i alemã 1994 com 158.000 km, carro de garagem e fim de semana que provavelmente passou a vida inteira querendo ser usada igual está sendo hoje. Já que todo mundo repara a placa então vale ressaltar que sim, a placa garantiu a compra. Sem pensar mais, ela já foi para na nossa garagem:

Não ligue para aquele cambio automático ali, seus dias estão contados.

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Como demonstrado nas fotos, um belo exemplar, uma cor não muito comum chamada Samoablau Mettalic ( consta azul no documento ), pintura excelente e tudo funcionando sem nenhum simples defeito. Então devido estar tão nova, mesmo sendo o carro mais velho da garagem, é o mais querido e bem cuidado.

O que fazer agora? Deixar ela com a minha cara.. mas antes, brincar com os 6 cilindros e tração traseira.

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Eu coloquei as rodas R16 que vieram na minha e46 que estavam sem uso. As que vieram na e36 são r15 e estavam com pneus bem gastos. Mas aproveitando que agora ela esta suja, é a hora certa de começar a desmontar e dar um merecido banho:

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Antes e depois

Antes e depois

Um pequeno disfarce para esconder os arranhados do parachoque. O ideal seria por um da m3, mas tem coisas mais importantes para gastar antes.

 

Antes de começar a brincar no interior do carro, vamos fazer uma limpeza nos faróis porque eles merecem, são muito bonito.

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Uma curiosidade é que os faróis são de vidro

Antes e depois, foi usado cera automotiva comum.

 

Então agora que demos um trato na frente, vamos pular pra dentro do carro e acompanhar a dieta de redução de peso que ele fez. Seguindo um princípio que ainda é um carro de andar na rua, então essa dieta so vai ser aplicada do meio do carro pra trás.

Sem maquinas de vidro

Novos bancos já querendo ir pro seu lugar, os bancos dianteiros são extremamente pesados.

É inexplicavelmente muito satisfatório desmontar o interior de um carro, foram dias inteiros que passaram num piscar de olhos. Mas mesmo assim, a cada peça tirada, não deixa te ter um pequeno sentimento de culpa por desmontar um carro tão novo.

Mas agora vamos descansar. Parece pouco mas foi muito trabalho até aqui. Vamos voltar no próximo post com muito mais coisas.. Entre elas uma gaiola e um cambio manual.

Um abraço a todos!

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Aos poucos vai tomando forma. 

Por Bruno Juntolli, Project Cars #397

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