ola pessoal estamos de volta com o projeto e36 terminei o post anterior com meu carro fazendo dieta de reduçao de peso mas hoje e dia de ganhos primeiro vamos concluir a historia da dieta tiramos praticamente todos acabamentos da parte traseira do carro o que rendeu um bom alivio bancos dianteiros 35kg cada = 70kg banco traseiro 6kg do assento 6kg do encosto 8kg de uma borracha que fica embaixo do banco 1 kg dos encostos de cabeça total 21kg portas traseiras 3 5kg do painel de acabamento 5 5kg da motor do vidro eletrico multiplique tudo por dois e temos 18kg acabamentos do porta malas 2kg de plasticos mais 8kg do carpete somam mais 10kg a menos somando tudo 70+21+18+10 consegui uma reduçao de 119 kg bom nao mas vamos ao assunto de hoje que e musica sim vamos libertar a musica que os seis cilindros europeus fazem hora de fazer o escape antes de levar dei uma grande pesquisada na internet para aprender um pouco mais sobre os sistemas de escapamentos e entre os materiais estudados recomendo esses para voces gearheads curiosos este video do canal /drive [youtube id= rwtarjxiqlo width= 620 height= 350 ] e este especial sobre escapes coletores e dutos do flatout seguindo esses dois materiais voce vai aprender muita coisa a respeito do sistema de escapamento e a sua importancia na perfomance do carro entao recomendo ate mesmo para aqueles que ja sabem um pouco ‘’conhecimento nunca e demais’’ entao baseando nisso e tambem em projetos europeus que vasculhei em foruns automotivos gringos cheguei na conclusao de fazer um single pipe de 2 5 polegadas 6x2x1 esses sao os coletores que estao nela originais um coletor dimensionado de inox esta na lista dos sonhos na parte superior da foto esta o motor e na inferior a traseira do carro entao situados do angulo da foto vamos as explicaçoes apos o coletor saem dois canos que se juntam em 1 para fazer aquela curva da foto virando dois novamente e logo apos tem dois catalisadores seguidos de dois silenciadores que ja nao vieram no carro quando comprei continua cano duplo ate o ultimo silencioso sao dois canos de 2 polegadas meu projeto voces viram que antes do catalisador os dois canos viram um e dai que vou começar a mudança na direçao do motor vai ficar original e pra tras modificado [gallery link= file ids= 135010 135012 135013 ] entao esta assim por enquanto 6x2 de 2 polegadas x 1 de 2 5 polegadas catalisadores foram embora no lugar deles entra um abafador [gallery columns= 5 link= file ids= 135016 135015 135035 135017 135020 ] eu gostei do resultado aqui tem um video para voces terem noçao de como ficou o barulho [youtube id= iky8s69ldju width= 620 height= 350 ] voltando para casa com o escape novo pulou no meu caminho um jogo de rodas rodas sairam de uma 320i e90 sao style 285 8x17 et34 pesando 10kg cada uma fiz uma pintura especial para ela [gallery ids= 135018 135022 135024 ] e tambem chegou no mesmo dia o kit de barras anti torçao [gallery columns= 4 ids= 135019 135009 135023 135021 ] o visual do cofre fica muito bonito e agora chegou a esperada hora de tirar o cambio automatico swap de cambio para um getrag 5 marchas antes de entrar no assunto do cambio vamos lembrar um pouco da dieta sairam 119 kgs do carro certo agora tem um pouco mais pra sair porque o cambio automatico pesa impressionantes 104kg contra miseros 35kg do cambio manual um cambio manual pesa o mesmo que um banco dianteiro precisa de um macaco hidraulico para tirar o cambio automatico enquanto uma pessoa consegue carregar e por o manual na mao entao menos 69kg no carro e voltando a nossa conta 119kg + 69kg = 188kg ainda teria coisinhas a mais para por nessa conta pois com a saida do cambio automatico tambem sai esse resfriador de oleo da transmissao esquema da transmissao automatica 5hp18 vamos para o que interessa; kit swap e isso muitos acham que um swap desses e algo de outro mundo mas e algo relativamente simples praticamente isso e tudo necessario carda o do manual e mais longo pedais suportes cilindros e linhas hidraulicas embreagem volante trambulador a embreagem e hidraulica usa o mesmo oleo do freio [gallery link= file ids= 135025 135027 135026 ] observem o escape no chao da pra ter uma noçao de quao direto ele esta a diferença de tamanho dos cambios esquerda e o getrag 250 manual e na direita o zf 5hp18 automatico com o conversor de torque infelizmente nao deu para tirar fotos do processo da troca e aproveitando o swap de cambio tambem foi feito troca da junta do carter e tampa de valvulas preventivamente troca de todas correias preventivamente retentor do volante bateria nova instalaçao do short shifter oleo de freio cambio e motor novos entao o cambio esta no lugar o carro e simplesmente outro mais responsivo mais agil e mais divertido se voce que tem uma e36 e esta na decisao de fazer o swap ou nao va em frente e e com o cambio novo que vamos agora trocando marchas direto fazer a roll cage ou gaiola para os mais intimos procurei fazer a gaiola de uma forma que possibilitasse a instalaçao do cinto corretamente de acordo com um manual da simpson o ponto de fixaçao precisa estar entre 0 e 20 graus em relaçao ao ombro e tambem o quanto mais proximo do ombro melhor cintos montados fora desse padrao pode causar danos ao condutor em caso de batida geralmente quebra a clavicula [gallery link= file ids= 135029 135031 135032 135033 135034 135036 ] foi soldada nao parafusada [gallery link= file ids= 135037 135038 135039 ] agora tendo como inspiraçao a bmw m3 e92 gts vamos colocar um leve acabamento de carpete [gallery link= file ids= 135002 135048 135040 135046 135042 135008 ] visual da gaiola bom por hoje e isso escape gaiola e cambio trocado e falando em cambio a diferença de peso foi tanta que fez a frente do carro ficar muito alta ta mais alta que muitas caminhonetes por ai… no proximo post vou contar a historia de como o carro se comportou nessa altura e consequentemente o que foi feito para abaixar ele alem das primeiras experiencias em track days e tambem soldando o diferencial abraço a todos aqui o problema da altura ja foi resolvido visual completo por bruno juntolli project cars #397
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