Olá, pessoal! Estamos de volta com o projeto E36! Terminei o post anterior com meu carro fazendo dieta de redução de peso, mas hoje é dia de ganhos!
Primeiro vamos concluir a historia da dieta, tiramos praticamente todos acabamentos da parte traseira do carro o que rendeu um bom alívio:
– Bancos dianteiros: 35kg cada = 70kg
– Banco traseiro: 6kg do assento, 6kg do encosto, 8kg de uma borracha que fica embaixo do banco, 1 kg dos encostos de cabeça. Total: 21kg
– Portas traseiras: 3,5kg do painel de acabamento, 5,5kg da motor do vidro elétrico. Multiplique tudo por dois e temos 18kg.
– Acabamentos do porta malas: 2kg de plásticos mais 8kg do carpete somam mais 10kg a menos.
Somando tudo (70+21+18+10), consegui uma redução de 119 kg. Bom não?
Mas vamos ao assunto de hoje, que é musica. Sim, vamos libertar a musica que os seis cilindros europeus fazem, hora de fazer o escape.
Antes de levar, dei uma grande pesquisada na internet para aprender um pouco mais sobre os sistemas de escapamentos, e entre os materiais estudados recomendo esses para vocês gearheads curiosos:
Este vídeo do canal /DRIVE…
… e este especial sobre escapes, coletores e dutos do FlatOut.
Seguindo esses dois materiais você vai aprender muita coisa a respeito do sistema de escapamento e a sua importância na perfomance do carro, então recomendo, ate mesmo para aqueles que ja sabem um pouco. ‘’Conhecimento nunca é demais’’
Então baseando nisso e também em projetos europeus que vasculhei em fóruns automotivos gringos, cheguei na conclusão de fazer um single pipe de 2,5 polegadas. 6x2x1
Esses são os coletores que estão nela, originais (um coletor dimensionado de inox está na lista dos sonhos)
Na parte superior da foto esta o motor e na inferior a traseira do carro. Então situados do angulo da foto vamos as explicações, após o coletor saem dois canos que se juntam em 1 para fazer aquela curva da foto, virando dois novamente e logo após tem dois catalisadores seguidos de dois silenciadores ( que ja não vieram no carro quando comprei ) continua cano duplo ate o ultimo silencioso. São dois canos de 2 polegadas.
Meu projeto: vocês viram que antes do catalisador os dois canos viram um. É dai que vou começar a mudança, na direção do motor vai ficar original e pra trás modificado.
Então está assim por enquanto: 6×2 de 2 polegadas x 1 de 2,5 polegadas
Catalisadores foram embora, no lugar deles entra um abafador.
Eu gostei do resultado, aqui tem um video para vocês terem noção de como ficou o barulho:
Voltando para casa com o escape novo, pulou no meu caminho um jogo de rodas.
Rodas saíram de uma 320i e90, são style 285 8×17 ET34 pesando 10kg cada uma. Fiz uma pintura especial para ela.
E também chegou no mesmo dia o kit de barras anti-torção:
O visual do cofre fica muito bonito.
E agora chegou a esperada hora de tirar o cambio automático! Swap de cambio para um Getrag 5 marchas.
Antes de entrar no assunto do cambio, vamos lembrar um pouco da dieta. Saíram 119 kgs do carro, certo? Agora tem um pouco mais pra sair, porque o cambio automático pesa impressionantes 104kg contra míseros 35kg do cambio manual, um cambio manual pesa o mesmo que um banco dianteiro.
Precisa de um macaco hidráulico para tirar o cambio automático enquanto uma pessoa consegue carregar e por o manual na mão.
Então, menos 69kg no carro. E voltando a nossa conta: 119kg + 69kg = 188kg
Ainda teria coisinhas a mais para por nessa conta pois com a saída do cambio automático também sai esse resfriador de óleo da transmissão:
Esquema da transmissão automatica 5HP18
Vamos para o que interessa;
Kit swap é isso
Muitos acham que um swap desses é algo de outro mundo, mas é algo relativamente simples. Praticamente, isso é tudo necessário:
-Cardã (o do manual é mais longo)
-Pedais
-Suportes, cilindros e linhas hidráulicas
-Embreagem
-Volante
-Trambulador
A embreagem é hidráulica, usa o mesmo óleo do freio.
Observem o escape no chão, da pra ter uma noção de quão direto ele está
A diferença de tamanho dos câmbios, esquerda é o Getrag 250 manual e na direita o ZF 5HP18 automático com o conversor de torque
Infelizmente não deu para tirar fotos do processo da troca.
E aproveitando o swap de câmbio, também foi feito:
-Troca da junta do cárter e tampa de válvulas preventivamente.
-Troca de todas correias preventivamente
-Retentor do volante
-Bateria nova
-Instalação do short shifter
-Óleo de freio, cambio e motor novos
Então o câmbio esta no lugar, o carro é simplesmente outro: mais responsivo, mais ágil e mais divertido. Se você que tem uma e36 e esta na decisão de fazer o swap ou não, vá em frente!
E é com o câmbio novo que vamos, agora trocando marchas, direto fazer a roll cage, ou gaiola para os mais íntimos.
Procurei fazer a gaiola de uma forma que possibilitasse a instalação do cinto corretamente de acordo com um manual da Simpson.
O ponto de fixação precisa estar entre 0 e 20 graus em relação ao ombro e também o quanto mais próximo do ombro, melhor. Cintos montados fora desse padrão pode causar danos ao condutor em caso de batida, geralmente quebra a clavícula.
Foi soldada, não parafusada.
Agora tendo como inspiração a BMW M3 e92 GTS, vamos colocar um leve acabamento de carpete.
Visual da gaiola
Bom, por hoje é isso. Escape, gaiola e cambio trocado.. e falando em câmbio, a diferença de peso foi tanta que fez a frente do carro ficar muito alta:
Ta mais alta que muitas caminhonetes por aí…
No próximo post vou contar a historia de como o carro se comportou nessa altura e consequentemente o que foi feito para abaixar ele, alem das primeiras experiências em track days e também soldando o diferencial.
Abraço a todos!
Aqui o problema da altura já foi resolvido
Visual completo
Por Bruno Juntolli, Project Cars #397