imagine que voce tem alguns milhoes na sua conta dando sopa como essa grana foi parar la nao nos pergunte mas se achar necessario pode criar um cenario — voce ganhou na loteria inventou uma maquina que transforma oleo velho de cozinha em combustivel ou qualquer coisa do tipo qualquer coisa o que importa e que voce esta numa boa e bem a fim de comprar um superesportivo classico o que voce escolhe para facilitar ou dificultar sua vida vamos te dar duas opçoes — dois supercarros classicos dos anos 1980 e 1990 que serao leiloados em breve — mais precisamente na proxima quinta feira 10 durante o evento driven by disruption promovido pela agencia rm sotheby s quais sao eles um bmw m1 1981 e uma ferrari testarossa 1991 ambos sao de unico dono rodaram apenas algumas centenas de quilometros e estao simplesmente impecaveis qual dos dois voce levaria para casa pois vamos dar uma olhada em cada um deles agora bmw m1 1981 talvez voce ja conheça a historia do bmw m1 que e considerado o unico supercarro fabricado pela marca — quer dizer se levarmos em conta a definiçao tradicional de supercarro com motor central traseiro e carroceria em forma de cunha ele foi fabricado por pouco tempo entre 1978 e 1981 e era inspirado no conceito bmw turbo apresentado em 1972 para comemorar as olimpiadas de verao que naquele ano aconteciam em munique na alemanha no entanto se o conceito apostava em um motor 2 0 turbo de quatro cilindros o m1 trazia um brilhante seis em linha de tres litros — o famoso m88 que era todo de aluminio tinha comando duplo no cabeçote e era alimentado por um sistema de injeçao mecanica kugelfischer o resultado eram 277 cv a 6 500 rpm e 33 6 mkgf de torque a 5 000 rpm — suficientes para chegar ate os 100 km/h em 5 4 segundos com maxima de 260 km/h eram numeros belissimos ha 37 anos quando o m1 foi lançado e tambem eram apropriados para um carro que surgiu como especial de homologaçao para corridas de turismo — na epoca a bmw tinha os cupes da serie e9 como seus representantes nas pistas carros como o 3 0 csl se tornaram lendas ao vencer quase todos os campeonatos de turismo da europa nos anos 1970 mas a medida que a decada seguinte se aproximava seu desempenho ja nao era mais o mesmo por isso a bmw decidiu seguir o caminho oposto — em vez de pegar um belo carro de rua e transforma lo em bolido de competiçao eles criaram um carro pensando nas pistas e o amansaram para as ruas e amansaram mesmo em trajes de competiçao como na categoria procar que servia como prova de abertura para as corridas de f1 na decada de 1980 os carros tinham turbos e a potencia passava dos 800 cv foi com um destes que nelson piquet tornou se campeao em 1980 [youtube id= 7ucgc1qzyr4 width= 620 height= 350 ] o carro em questao e um dos ultimos bmw m1 fabricados em 1981 dissemos que ele so teve um dono mas na verdade talvez nem de para dizer que foi assim isto porque o carro ficou mais de 30 anos parado no deposito de uma concessionaria antes de ser finalmente vendido em 2015 e agora ele sera vendido de novo a historia e a seguinte depois de ser fabricado o bmw m1 de chassi #4301426 foi enviado para uma loja na italia enquanto isto nos eua o concessionario don rosen que tinha uma loja no estado da pensilvania recebeu uma encomenda especial a lenda do baseball pete rose queria um bmw m1 mas todos os exemplares disponiveis nos eua ja estavam vendidos ou reservados atraves de seus contatos rosen descobriu que havia um m1 branco na italia que ainda nao havia sido vendido no entanto ao ligar para pete rose a fim de lhe dar a boa noticia o vendedor descobriu que o rebatedor ja havia encontrado um exemplar para si revoltado rosen comprou o carro para si mesmo e o guardou em um de seus galpoes para sempre quer dizer quase em 2015 depois de 25 anos insistindo um conhecido de longa data conseguiu convencer rosen a vender o carro seu nome nao e revelado mas o cara decidiu recuperar o carro das marcas do tempo — o que nao foi muito dificil o que significa que se voce resolver ficar com o bmw m1 vai levar para casa um exemplar impecavel do superesportivo projetado por giorgetto giugiaro com chassi acertado pela dallara na italia coisa fina — e voce provavelmente vai pagar algo entre us$ 800 mil e us$ 1 milhao r$ 3 3 8 milhoes em conversao direta detalhe ele so tem 682 km marcados no hodometro ferrari testarossa 1991 quer algo maior mais novo e com mais cilindros entao talvez voce prefira esta ferrari testarossa fabricada dez anos depois do m1 e equipada com um v12 na verdade um flat 12 com 180° entre os cilindros com 48 valvulas o motor deslocava 4 9 litros era lubrificado por um sistema de carter seco tinha taxa de compressao de 9 2 1 e entregava 396 cv a 6 300 rpm e 49 9 mkgf de torque a 4 500 rpm era o bastante para levar a testarossa de 0 a 100 km/h em 5 3 segundos aos 160 km/h em 11 4 segundos e aos 290 km/h de velocidade maxima mas estes sao os dados de fabrica na epoca do lançamento a revista motor trend conseguiu fazer o 0 a 100 km/h em 5 2 segundos e o 0 a 160 km/h em 11 3 segundos sucessora da ferrari 512bbi — e esteticamente uma versao maior e mais refinada dela — a testarossa era um supercarro com os dois pes no territorio dos grand tourers o motor boxer de 12 cilindros tem uma elasticidade consideravel e e perfeitamente utilizavel em rotaçoes medias a baixas — nao e preciso faze lo uivar o tempo todo para conseguir rendimento a cabine e espaçosa e ha espaço para a bagagem — aperto e um porta malas inutil eram as maiores queixas sobre a 512bbi [youtube id= sbww8eecppg width= 620 height= 350 ] com linhas exageradas cheias de retas vincos e nostalgia a testarossa e a ferrari simbolo dos anos 1980 — seja no arcade outrun de 1986 ou em miami vice a classica serie americana que acompanha dois policiais a paisana que patrulham ao volante de uma testarossa branca a vida noturna de miami e foi exibida entre 1984 e 1989 nos eua alias foi justamente por causa de miami vice que a unica dona desta testarossa comprou o carro trata se de uma rara testarossa canadense encomendada em toronto e entregue na casa da dona em ontario dali no entanto o carro foi direto para o deposito de uma concessionaria chamada performance cars especializada em esportivos de acordo com a rm a senhora que comprou a testarossa ate pretendia usa la regularmente mas nao tinha tempo para tal os anos foram se passando e o carro continuou guardado — ou melhor parado e cuidado como se deve mesmo sem uso a testarossa teve a correia dentada subbstituida duas vezes em 1999 e 2007 fluidos trocados e freios refeitos tecnicamente e so pegar e andar — aproveitando para aumentar a quilometragem o carro so rodou 296 km desde que deixou a fabrica e ela pode ser sua por um valor bem mais em conta nem da para acreditar que estamos falando isto de uma ferrari algo entre us$ 400 mil e us$ 500 mil ou r$ 1 4 1 9 milhao tambem em conversao direta como dissemos voce so pode escolher um qual vai ser
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