A BMW confirmou nesta semana a chegada de seu mais recente hot hatch, o M140i. O modelo havia sido anunciado em maio deste ano e foi lançado em junho na Europa como substituto do atual M135i. Agora, ele chega ao Brasil na versão quatro portas com câmbio automático por R$ 267.950.
Embora o visual e a cilindrada continuem iguais aos do M135i, o hatchback justifica a mudança de nome com um novo motor e, claro, mais potência. No lugar do N55 agora está o B58, um seis-em-linha de alumínio pertencente à nova família de motores modulares da BMW. Em relação ao antecessor o B58 desloca 19 cm³ a mais (2.998 vs. 2.979 cm³) e trabalha com um turbo maior, que produz 20% mais pressão, além de um intercooler ar-água integrado à admissão.
Com o novo motor, a potência passou de 326 para 340 cv. Embora possa parecer pouco, o novo B58 usa uma série de recursos para consumir menos combustível e emitir menos gases e partículas que o antecessor, como bomba de óleo variável, direção elétri