FlatOut!
Image default
Salão do Automóvel de SP

BMW M4 e i8, Mini quatro-portas e Countryman nacional: as atrações do grupo no Salão do Automóvel

A esta altura, nós nem ligamos mais para o fato de a BMW passar a chamar o M3 cupê de M4 — nunca ligamos, na verdade. O que a gente quer é o queridinho da divisão Motorsport com seu seis-em-linha biturbo no Brasil, e ele vai ser o primeiro a chegar em 2015. Mas ele não veio sozinho para o Salão, que também teve a presença do híbrido i8, do Mini Cooper e do Countryman que será fabricado no Brasil.

salaosp-barata-dia2-61

Vamos relembrar o M4: o carro-chefe da divisão Motorsport voltou a usar um seis-em-linha — só que, desta vez, é um 3.0 biturbo capaz de entregar 431 cv e 56,1 mkgf de torque, acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas.

salaosp-barata-dia2-56

É o bastante para chegar aos 100 km/h em 4,1 segundos para o cupê e 4,4 segundos para a versão Cabrio. Aliás, ambas estão de passaporte carimbado e chegam ainda em 2014, custando, respectivamente, R$ 449.950 e R$ 469.950.

salaosp-barata-dia2-65

O M4 é o lançamento mais legal, mas não é o único. Outro recém-chegado é o crossover coupe X4, que se junta à família X em duas versões: xDrive28i, com quatro-cilindros com turbo do tipo twin scroll, 245 cv e 35,6 mkgf de torque; e xDrive35i, que usa um seis-em-linha com turbo (também twin scroll), 306 cv e 40,7 mkgf de torque. O primeiro parte de R$ 264.950 e o segundo, de R$ 314.950, e ambos chegam também em novembro.

salaosp-barata-dia2-64

Mais distantes, no começo de 2015, estão o X5 e o X6. O primeiro  M50d, com um seis cilindros a diesel de três litros e três turbos que, com 381 cv e 40,7 mkgf de torque, chega aos 100 km/h em 6,5 segundos com máxima de 235 km/h e vem juntar-se às versões com motores a gasolina de seis cilindros e V8.

O segundo chega em versão única: o X6 xDrive50i M Sport que, como o nome diz, tem o dedo da divisão esportiva bávara. O resultado é um crossover cupê com motor de 4,4 litros, dois turbos, 450 cv e generosos 66,3 mkgf de torque — o bastante para chegar aos 100 km/h em 4,8 segundos. Nem o X5 M50d, nem o X6 tiveram seus preços anunciados.

salaosp-barata-dia2-66

O preço do BMW Série 2 Active Tourer, primeiro carro de tração dianteira da marca. Apesar do nome, sua plataforma é a mesma do Mini Countryman. Lá fora, ele tem versões de até 231 cv, mas ainda não foram confirmadas as motorizações para o Brasil, onde deverá desembarcar ainda no primeiro semestre do ano que vem.

salaosp-barata-dia2-60

Completando a gama da BMW no Salão estão os dois híbridos da linha i, o i3 e o i8, que já são comercializados no Brasil, além de uma bela seleção que inclui M5, M135i e M235i.

salaosp-barata-dia2-71

A Mini também veio com sua gama retrô quase completa. Pela primeira vez, o Mini hatch de quatro portas foi apresentado no Brasil. Além do acesso extra, o Mini teve seu entre-eixos aumentado em 7,2 centímetros. Os motores serão os mesmos da versão de duas portas: um 1.5 turbo de 136 cv para o Cooper e um 2.0 turbo de 192 cv para o Cooper S. O preço não foi definido, mas sua chegada às concessionárias está prevista para o primeiro trimestre.

salaosp-barata-dia2-73

O Countryman, que foi reestilizado recentemente, teve sua produção nacional confirmada na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Co,m nova grade, faróis de neblina e para-choques, o pequeno SUV se aproxima do Mini hatch em termos de visual, enquanto os motores permanecem os mesmos: duas variações do motor 1.6 turbo — uma de 184 cv e outra de 218 cv.

salaosp-barata-dia2-76

Outra atração do estande era o Mini All4Racing que, com seu motor a diesel de três litros biturbo de 307 cv  e 71,4 mkgf de torque (já disponíveis aos 2.100 rpm), acumula três títulos no Rali Dakar.

salaosp-barata-dia2-67 salaosp-barata-dia2-68 salaosp-barata-dia2-69 salaosp-barata-dia2-70 salaosp-barata-dia2-58 salaosp-barata-dia2-57 salaosp-barata-dia2-55 salaosp-barata-dia2-54 salaosp-barata-dia2-62