enquanto os entusiastas debatem se certas inovaçoes tecnologicas e tendencias da industria automotiva sao aceitaveis nos carro de alto desempenho os proprios carros de alto desempenho ficam mais e mais rapidos dia apos dia alheios a toda discussao o bmw m5 e um bom exemplo ja faz oito anos que o super seda da baviera deixou de usar seu belissimo e sonoro v10 naturalmente aspirado de cinco litros e 507 cv para adotar um v8 biturbo de 4 4 litros mais potente com mais torque em baixa e maior eficiencia energetica e em termos de performance ele so ganhou demonstraçao disto e seu mais recente feito um tempo de 7 38 9 em nurburgring nordschleife em um teste cronometrado pelo pessoal da revista alema sport auto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ainda que nao sejam testes oficiais das fabricantes as voltas cronometradas em nurburgring feitas pela sport auto costumam ser levadas em consideraçao na hora de comparar o desempenho de dois esportivos e muitas vezes sao os unicos tempos disponiveis publicamente o que ja nos permite por exemplo comparar o desempenho do atual m5 com a geraçao anterior e constatar que o carro novo e 17 segundos mais rapido que o antigo tambem movido por um v8 biturbo de 4 4 litros porem com 560 cv o m5 f10 virou nurburgring em 7 55 se o parametro for o bmw m5 e60 o salto e ainda mais impressionante levado para o inferno verde em 2004 pela sport auto o seda esportivo com motor v10 de 507 cv virou 8 13 35 segundos mais lento que o m5 atual [youtube id= lkucfzoub i width= 620 height= 350 ] o video onboard divulgado pela sport auto e recomendado para qualquer um que queira ver uma boa sessao de pilotagem em nurburgring com o pai dos sedas esportivos o piloto de testes da publicaçao christian gebhardt tem uma tocada bastante direta e nao poupa o seda nas zebras das curvas de alta o ronco que invade a cabine e direcionado para o interior do carro atraves dos alto falantes o som reproduzido e uma gravaçao externa do ronco de verdade do motor v8 biturbo e a amostra exata a ser tocada e determinada pelas rotaçoes do motor o efeito e convincente e o resultado bastante agressivo pelo que da para ouvir segundo a bmw o objetivo do sistema e aumentar o envolvimento do motorista na conduçao do carro e tambem ajuda lo a trocar marchas de ouvido e facil enxergar por que o novo m5 tem mais de meio minuto de vantagem em nurburgring quando comparado ao e60 seu v8 biturbo de 4 4 litros tem quase 100 cv a mais 600 cv no total com pico entre 5 700 e 6 700 rpm enquanto o v10 naturalmente aspirado entregava 507 cv a 7 750 rpm com corte em 8 250 rpm a disparidade no torque e ainda mais perceptivel o e60 tinha 53 mkgf a 6 100 rpm enquanto o f90 tem 76 5 mkgf entre 1 800 rpm e 5 600 rpm muito mais torque muito mais cedo considerando a relaçao peso/potencia de ambos o m5 f90 tambem tem vantagem apesar de seus 1 860 kg ou 110 kg a mais que o e60 o novo m5 tem 3 1 kg/cv enquanto o modelo com motor v10 tinha 3 5 kg/cv [youtube id= posur0ylvom width= 620 height= 350 ] depois do tempo aferido pela sport auto este cara conseguiu virar 7 48 com o m5 f10 ainda assim o atual m5 e dez segundos mais rapido agora os numeros da geraçao passada a f10 sao bem mais proximos o v8 biturbo de 4 4 litros entrega 560 cv entre 6 000 e 7 000 rpm com 69 3 mkgf de torque entre 1 500 e 5 750 rpm a relaçao peso/potencia era de 3 5 kg/cv o f90 e 40 cv mais potente e 60 kg mais leve o que e admiravel independentemente de qualquer coisa uma diferença crucial em relaçao ao antigo m5 f10 e o atual m5 f90 esta na transmissao o modelo antigo tinha traçao puramente traseira com uma caixa de dupla embreagem e sete marchas enquanto o atual tem uma transmissao automatica com apenas uma embreagem e oito marchas fabricada pela zf a bmw diz que o cambio automatico e tao rapido quanto uma caixa de dupla embreagem porem tem funcionamento mais suave alem de ser um cambio mais robusto dito isto cada troca e feita em menos de 100 milissegundos enquanto a transmissao do m5 f10 trocava marchas em 65 milissegundos isto de acordo com foruns de fas e proprietarios dos modelos m da bmw sem surpresa tais numeros nao sao tao faceis de conseguir em carater oficial [youtube id= gdxzkfyxpu0 width= 620 height= 350 ] zero a 310 km/h com o bmw m5 f90 tambem da sport auto sao 35 milissegundos que voce dificilmente sente no mundo real e aparentemente o fato de o novo m5 ter traçao nas quatro rodas com distribuiçao ativa de torque ainda que o eixo traseiro fique com 90% da força do motor a maior parte do tempo compensa o pequeno atraso nas trocas de marcha com mais traçao nas curvas em alta velocidade com longos trechos flat out sem aliviar o pe tambem e uma boa ideia ter quatro rodas motrizes e uma marcha a mais [youtube id= bcjx6alicks width= 620 height= 350 ] o tempo do bmw m5 f90 o coloca lado a lado com o porsche panamera turbo que tem um v8 biturbo de quatro litros e 550 cv; ao lado do lamborghini gallardo superleggera; apenas dez segundos mais lento que o bmw m4 gts 7 27 88 e um segundo mais rapido que a ferrari 430 scuderia que como bem lembrou a road and track em 2008 representava o que havia de melhor entre os supercarros dez anos depois um seda com traçao nas quatro rodas consegue ser mais rapido que o superesportivo italiano o bmw m5 f90 e o primeiro de sua linhagem com traçao nas quatro rodas e ao menos ate agora o primeiro a nao ter opçao por cambio manual nao importa onde voce more a geraçao passada ainda oferecia aos norte americanos a opçao de trocar as proprias marchas os tempos mudam as tradiçoes sao quebradas mas invariavelmente os carros ficam mais rapidos e ainda nem começaram os testes com a versao competition
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