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BMW Skytop avistado em testes
Como faz regularmente, em 2024 a BMW mostrou um conceito no famoso Concours d’élegance de Villa d’Este, evento chiquérrimo para gente mais bonita que eu e você que acontece todo ano às margens do belíssimo lago de Como, no hotel Villa d’Este, em Cernobbio, na Itália. O seu nome era BMW Skytop Concept, e era realmente interessante.
“O BMW Concept Skytop tem um design verdadeiramente único e exótico, na tradição do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, e oferece uma combinação de dinâmica de condução e elegância ao mais alto nível, comparável aos seus antepassados históricos, como o BMW Z8 ou o BMW 503.” – disse afirma Adrian van Hooydonk, chefe do BMW Group Design, sobre ele. As proporções do carro eram realmente semelhantes às do série 8, e ele usava o V-8 de 4,4 litros e 617 cv do M8 Competition.
Em outubro, a BMW confirmou os planos de produzir uma versão de produção do Skytop. A empresa disse que faria apenas 50 unidades, todas já encomendadas. Agora, o canal CarSpyMedia no YouTube avistou uma mula de testes camuflada do Skytop em Nürburgring durante uma recente sessão de testes da indústria. Parece bem próximo do conceito, apesar da camuflagem.
A BMW não confirmou detalhes sobre o conjunto propulsor, mas o Skytop deverá ser basicamente um M8, de acordo com o BMW Blog. Isso significa um motor V-8 biturbo de 4,4 litros que gera 620 cv, enviando a potência às quatro rodas por meio de uma transmissão automática ZF de oito velocidades.
O carro basicamente é tão exclusivo que não precisa de propaganda e lançamento na imprensa: todos já estão vendidos a um preço que se estima perto dos € 600.000. Isso mesmo: lá fora, custa quase quatro milhões de reais. As entregas devem começar ainda este ano. (MAO)
Vendas de marcas de luxo alemãs em queda na China
Seria engraçado se não fosse trágico. Por décadas, os europeus venderam bem na China, e forçaram os gostos chineses no resto do mundo por sermos menores que os chineses, como mercado. Bom, a festa parece que acabou. E isso não vai ser nada bom para essas empresas.
BMW, Mercedes-Benz e Porsche tiveram um 2024 difícil na China, e o início deste ano foi ainda mais brutal. O trio de luxo registrou queda nas vendas, e a Porsche parece ser a mais afetada.
A Porsche despencou 28%, para 56.887 carros em 2024, em comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2025, as entregas caíram preocupantes 42% em relação ao intervalo de janeiro a março de 2024. Durante os primeiros três meses do ano, a empresa vendeu apenas 9.471 carros na China. A Porsche culpa “a contínua situação econômica tensa no mercado chinês e seu foco em vendas orientadas a valor, que visa equilibrar a demanda e a oferta”.
As vendas da Mercedes caíram 7% em 2024, para 683.600 carros. No primeiro trimestre de 2025, as remessas para clientes chineses diminuíram 10%, para 152.800 veículos. Apesar da queda significativa, a marca não parece preocupada, e diz que espera melhoras durante o ano.
As vendas de BMWs e Minis caíram 13,4%, para 715.200 carros, e o intervalo de janeiro a março de 2025 é ainda pior. As duas marcas sofreram uma queda de 17,2%, para 155.195 carros. No primeiro trimestre do ano, a marca principal BMW cresceu em todas as regiões, exceto na China, que continua sendo seu maior mercado. A Audi ainda não publicou resultados, mas se espera queda semelhante.
Assim como a Mercedes, a BMW oferece diversos sedãs alongados e até mesmo versões com distância entre eixos longa dos SUVs X1, X3 e X5, para dar opções a um mercado onde parece que interessa muito o banco traseiro.
O boom dos veículos elétricos locais na China pegou as marcas ocidentais desprevenidas. E parece difícil que esta situação mude rapidamente, agora. Veremos! (MAO)
McLaren também volta à Le Mans
Após anos no muro, a McLaren finalmente está entrando na crescente turma do Hypercar. A empresa anunciou oficialmente planos para correr na categoria principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA a partir de 2027, confirmando seu retorno a Le Mans no mesmo ano.
Não é assim que a McLaren tenha uma grande história em Le Mans. Venceu uma vez, quase por acidente, quando o McLaren F1 da Ueno Clinic venceu em 1995. Mas mesmo assim, é uma potência tradicionalmente em outras categorias, e sempre uma adição de peso a qualquer campeonato.

O chefe de competições da McLaren, Zak Brown, anunciou a notícia em um breve vídeo na quinta-feira, começando simplesmente por declarar: “Estamos de volta”. O programa ainda não revelou detalhes importantes, mas tem cerca de 22 meses até sua primeira corrida e deve ter bastante tempo para se consolidar e anunciar seus planos antes que o primeiro protótipo chegue à pista para os testes de pré-temporada do WEC em fevereiro ou março de 2027.
O anúncio não dá detalhes de nada, mas inclui um vídeo teaser que mostra um modelo de um carro de corrida e uma matriz de faróis de LED, presumivelmente o carro da marca para 2027. Este carro se parece um pouco com o atual concorrente da Cadillac no IMSA e no WEC. A United Autosport, equipe copropriedade de Brown que comanda o atual programa FIA WEC GT da McLaren, parece uma provável candidata para operar o novo programa Hypercar.
Quando a McLaren entrar para o grid do FIA WEC de 2027, ela estreará ao lado do Hypercar com especificação LMDh da Ford. A Genesis também deve entrar na categoria em 2026, o que significa que as inscrições de 2027 podem incluir 11 equipes de fábrica com dois carros, caso os atuais concorrentes Porsche, Alpine, Cadillac, BMW, Ferrari, Peugeot, Aston Martin e Toyota permaneçam na categoria até lá. Porsche, Cadillac, BMW, Acura, Lamborghini e Aston Martin competem atualmente no campeonato IMSA, sediado nos EUA, e a Genesis deve se juntar ao grupo em 2027. (MAO)
Mercedes-AMG C63 poderá receber um seis em linha, diz novo boato
Os boatos a respeito do Mercedes-AMG C63, aquele que abandonou um magnífico V8 por um quatro em linha e sistema híbrido plug-in, para revolta de todos e alegria de ninguém, não param. Agora, parece que será descontinuado.
A Mercedes estaria planejando mudanças drásticas: ambas as versões AMG, C43 e o C63 seriam simplesmente aposentados na atualização de meio de ciclo do classe C, que deve estar próxima. Um novo C53 estaria em desenvolvimento, e assumiria seu lugar.
E assim andamos: todo mundo sabe, a esta altura, que o C63 híbrido de quatro cilindros foi uma má ideia, e que em breve desaparecerá. Além disso, nada se sabe como fato, então boatos voam para todo lado. Um deles nos disse recentemente que o V8 voltaria; depois, e empresa respondeu que o V8 certamente não retornava. De qualquer forma, o atual C63 híbrido plug-in de quatro cilindros tem se mostrado à prova de vendas. Algo vai acontecer.
Este novo C53 deste novo boato seria um seis em linha; a nova versão aparentemente usaria uma variação do motor M256M de 3 litros turbo com tecnologia híbrida leve; nada de carregar na tomada. No CLE53, este seis em linha dá 450 cv; menos que o C63 atual. Uma reportagem da Autocar inglesa confirma o seis em linha, mas diz que continuará um híbrido plug-in, só que agora de seis cilindros ao invés de quatro.
Instalar um motor de seis cilindros sem os componentes híbridos plug-in deve reduzir significativamente o peso do carro; mas se for apenas uma troca do quatro em linha por um seis em linha, o peso sobre. Assim como a potência, provavelmente, então parece mais factível. Baixar potência não é muito o estilo alemão de fazer as coisas.
O C63 de quatro cilindros pesa ao redor de 2200 kg hoje. E não, não peguei por engano dados do classe S, engraçadinhos. (MAO)