e o que voce sabe sobre o reliant robin basicamente que ele tem tres rodas uma na dianteira e duas na traseira e que isto faz dele o carro de pior dirigibilidade do mundo ou ao menos era isto o que jeremy clarkson e seus dois inseparaveis companheiros richard hammond e james may queriam que voce pensasse what voce certamente lembra daquele que foi um dos quadros mais engraçados da historia de top gear foi no episodio de estreia da 15ª temporada exibido no dia 27 de junho de 2010 logo logo se vao seis anos como ainda estamos nostalgicos pelo antigo formato de top gear a proxima temporada ainda e um misterio nao ha como nao incorporar o video aqui e assistir ao quadro todo nao e [youtube id= qqh56geu0x8 width= 620 height= 350 ] ao assistir ao quadro a impressao que se tem e que os caras responsaveis por aprovar produtos na reliant eram malucos — ou simplesmente nao estavam nem ai que tipo de engenheiro assina o projeto de um carro que tomba em simplesmente toda curva que empresario coloca em produçao um negocio desse uma pergunta ainda mais importante quem compra um carro assim pois o negocio e o seguinte o reliant robin nao era assim comicamente instavel diferentemente do que mostra o video era possivel fazer curvas com eles a mais de 5 km/h com segurança e por incrivel que pareça o reliant robin vendeu muito bem durante os impressionantes quase 30 anos em que foi fabricado de 1973 a 2001 para se ter uma ideia a produçao semanal do robin nos anos 1980 era de 300 unidades por semana um carro que vende bem assim nao pode ser uma completa porcaria pode pois bem nao era mas o quadro do top gear causou um impacto tao grande na imagem que temos do reliant robin que e facil esquecer que para um veiculo de nicho voltado a quem so tinha licença para guiar motocicletas ele foi um best seller que mudou de visual algumas vezes foi fabricado por diferentes companhias e ate deu origem a um sucessor que tambem tinha tres rodas parece que todo reliant robin e aquele caixote de formato esquisito com farois retangulares e um grave problema de equilibrio mas aquele era o visual da segunda geraçao do robin que começou a ser produzida em 1989 depois de um hiato que havia começado em 1981 a carroceria de linhas retas era de fibra de vidro montada sobre um monobloco galvanizado o motor era um quatro cilindros de 850 cm³ acoplado a uma caixa manual de quatro marchas e fora o fato de ter tres rodas o robin se comportava quase o tempo todo como um carro normal [youtube id= x blm6gh0gs width= 620 height= 350 ] desde que fosse dirigido por uma pessoa normal pesando menos de 450 kg o robin era classificado como um triciclo e por isto podia ser guiado por quem so tinha licença para dirigir motos seu layout mecanico era bem simples com motor dianteiro e traçao traseira o motor era capaz de leva lo ate os 100 km/h em 14 segundos com maxima de 136 km/h — numeros excelentes considerando a natureza do veiculo foi por estas e outras que o reliant robin se tornou um automovel relativamente bem sucedido e muito presente na cultura automotiva britanica e era obvio que o top gear precisava tirar uma com a cara dele nao e [youtube id= pjdrlwr yfm width= 620 height= 350 ] pois bem em sua ultima coluna no jornal the sunday times publicada no ultimo dia 10 de janeiro clarkson finalmente admite que a equipe do top gear modificou o diferencial do reliant robin 1994 usado ele no segmento e preciso pagar para ler o artigo todo na fonte original mas alguns trechos foram reproduzidos em outros sites palavras do proprio jezza a julgar pelas cartas que eu recebo e conversas nas ruas parece que a coisa mais memoravel que eu fiz no top gear foi um segmento curto sobre o reliant robin voce deve lembrar eu dirigi um por sheffield e ele ficava caindo toda hora bem e hora de esclarecer as coisas um reliant robin normal nao capota a nao ser que um time de jogadores de rugby bebados o vire ou se estiver ventando mas em um passeio atrapalhado para divertir e entreter eu pedi para que os caras da equipe fuçassem no diferencial de modo que o pobre coitado do carro tombasse sempre que eu virasse o volante naturalmente o departamento de segurança e saude ficou muito preocupado com isso e insistiu para que o carro fosse equipado com um martelo para o caso de eu ficar preso depois de um tombamento e conseguir fugir quebrando o que restou dos vidros o reliant robin havia saido de linha quase dez anos antes de o episodio ir ao ar e provavelmente os donos nao se incomodaram com isto afinal e bem facil ve los nas ruas — alem de economicos sendo capazes de rodar mais de 30 km com um litro de gasolina eles eram baratos e de facil manutençao e nao capotavam o tempo todo tanto que nas populares corridas de demoliçao em circuitos do reino unido falamos sobre elas aqui ha uma categoria so para o robin [youtube id= 9vpq9v1qayq width= 620 height= 350 ] sendo assim por que entao jeremy clarkson decidiu revelar toda a verdade agora nao e como se a reliant o tivesse processado ou algo do tipo talvez ele tenha apenas desejado esclarecer tudo para aliviar a consciencia afinal o cara e polemico e continuar desvencilhando sua figura alta e grisalha da imagem de apresentador do top gear no entanto estamos pensando em outro motivo da uma sacada na foto abaixo proof we are spending the money on the screen; not on company cars pic twitter com/xknxjq7f52 — jeremy clarkson @jeremyclarkson 27 novembro 2015 clarkson postou esta foto no twitter no dia 25 de novembro e em sua coluna comentou o seguinte eu gosto tanto do reliant robin que quando richard hammond james may andy wilman e eu fundamos nossa propria produtora a primeira coisa que fiz foi comprar um como carro de trabalho curiosamente os outros tres fizeram exatamente o mesmo ou seja agora temos uma mini frota nas vagas executivas do escritorio de qualquer forma da para entender porque a explicaçao foi dada ao analisar a natureza do top gear que assistimos e adoramos por tantos anos nao se tratava de um programa jornalistico com toneladas de entretenimento e sim de um programa de entretenimento que se valia de um formato jornalistico claro havia reviews serios que ainda assim eram sempre muito bem produzidos e carregados de opinioes metaforas e piadas mas a ideia principal era divertir o publico — fossem entusiastas ou espectadores casuais isto — aliado ao orçamento generoso e a um provavel exercito de advogados contratados pela bbc — dava ao trio de apresentadores ousadia para armar certas situaçoes em favor do show o caso que envolveu o eletrico tesla roadster foi um dos ultimos e mais comentados na 12ª temporada jeremy clarkson testou o promissor tesla roadster e mostrou o carro sendo empurrado pela equipe com as baterias descarregadas depois de rodar apenas 88 5 km dos quase 400 km prometidos segundo clarkson a recarga demoraria 16 horas com o carro recarregado ele voltou a gravar porem o carro teve uma pane no sistema de freios e o quadro e encerrado com a narraçao de clarkson dizendo como o carro e incrivel mas e uma pena que ele nao funcione no mundo real elon musk ceo da tesla alegou que isso foi armaçao e prejudicou a imagem do carro abrindo um processo contra o programa mais tarde a companhia declarou que as baterias nunca chegaram a ficar com menos de 20% da carga e por isso nenhum carro precisaria ser empurrado de volta a garagem e que a recarga durou 3 5 horas a falha nos freios apenas um fusivel queimado a produçao se defendeu dizendo que aquilo foi uma representaçao do que poderia acontecer com uma diferença em relaçao ao caso do reliant robin a tesla ja estava em plena ascensao diferentemente do caso do reliant robin as vendas dos tesla poderiam mesmo ser prejudicadas pelas palavras de clarkson visto que muitos fas do programa — especialmente fora do reino unido — encaravam top gear como uma fonte 100% confiavel de informaçoes sobre carros [youtube id= iw1at5c1lus width= 620 height= 350 ] outra ocasiao trouxe uma situaçao inversa os caras levaram um range rover evoque o moderno crossover britanico para atravessar o vale da morte — simplesmente a area mais dificil do vasto deserto de mojave na california para provar que apesar de refinado o range rover evoque ainda era um off roader de respeito o trio afirmou no fim do quadro que o carro foi indestrutivel a controversia começou com matt farah apresentador do canal the smoking tire farah afirmou ue um dos representantes da land rover o pediu para tomar cuidado com o carro porque o top gear destruiu 11 rodas na filmagem e elas custaram muito dinheiro o representante ainda teria pedido a farah para nao quebrar o carro quando fosse fazer trilhas a propria land rover desmentiu a historia dizendo que nenhuma roda havia sido destruida que os carros so sofreram arranhoes nas rodas e tiveram cinco pneus furados — algo muito comum na pratica do off road [vimeo id= 27535208 width= 620 height= 350 ] em julho de 2011 foi a vez de outro carro eletrico o nissan leaf sofrer nas maos do top gear novamente enquanto clarkson dirigia o carro ficou sem baterias e precisou ser empurrado por transeuntes a nissan nao deixou barato e poucos dias depois questionou o ocorrido e disse que de acordo com os dados enviados pelo carro a nissan automaticamente o leaf estava apenas com 40% da carga total quando jezza partiu em viagem o carro parou depois de 48 km mas de acordo com a nissan um leaf totalmente carregado tem autonomia de ate 160 km humor britanico definitivamente nao e para todo mundo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.