jack brabham entrou para a historia da formula 1 ao se tornar o primeiro piloto a vencer o campeonato com sua propria equipe ao volante de um carro que ele mesmo projetou e construiu em 1966 detalhe aquele era seu terceiro titulo ele ja havia vencido em 1959 e 1960 e com sua ultima conquista ele tornou se o primeiro piloto tricampeao da historia [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] sir jack brabham morreu em 2014 aos 88 anos de onde quer que esteja temos certeza de que ele esta orgulhoso de seu filho david brabham e nao somente porque david teve uma longa e produtiva carreira de trinta anos no automobilismo incluindo a formula 1 a american le mans series e o wec; mas tambem porque desde que se aposentou das pistas em 2015 david brabham se dedicou ao desenvolvimento de um novo superesportivo que tem tudo para honrar o nome da familia o brabham bt62 seguindo a nomenclatura dos carros de formula 1 da brabham o bt62 pretende competir com o alto escalao dos superesportivos especiais para a pista para isto ele conta com um v8 naturalmente aspirado desenvolvido in house e quantidades copiosas de fibra de carbono e kevlar na estrutura e mais algumas coisinhas claro revelado ontem 2 durante um evento em londres o brabham bt62 nao e baseado em nenhum outro carro embora consigamos enxergar elementos de ferrari lamborghini e mclaren em seu design e um projeto totalmente novo ele usa uma estrutura de fibra de carbono com gaiola integrada e kevlar nas caixas de roda nao estamos falando de um carro conceito e sim do primeiro exemplar da serie de carros que serao fabricados em adelaide na australia assim ficamos surpresos em ver o alto nivel da execuçao do projeto nao parece um kit car feito por uma companhia pequena o acabamento os detalhes aerodinamicos e o visual do carro em geral mostram que nao foram feitas concessoes em nome da economia apenas em nome do desempenho em outras palavras o carro tem tudo o que precisa para ser rapido e entregar performance que para a brabham esta no nivel do mclaren senna da ferrari 488 pista e outros track toys e dispensa tudo o que nao precisa para isto o brabham tem dois bocais de combustivel para o tanque de 125 litros como os carros de competiçao o motor e um v8 de 5 4 litros 5 387 cm³ desenvolvido in house com comando duplo nos cabeçotes e 32 valvulas nao ha muito mais detalhes a respeito de sua origem ou suas caracteristicas tecnicas mas os numeros sao impressionantes para um carro sem induçao forçada e sem tecnologia hibrida 710 cv a 7 400 rpm e 68 kgfm de torque a 6 200 rpm com apenas 972 kg sem fluidos o brabham bt62 tem a invejavel relaçao peso/potencia de 1 36 kg/cv para se ter ideia o porsche 911 gt2 tem 2 1 kg/cv o cambio e sequencial de seis marchas fornecido pela holinger atuado por aletas pneumaticas atras do volante que e removivel nele concentram se todos os botoes para o motorista gaiola de proteçao exposta no interior o banco do carona e opcional atras do volante fica um painel digital com tela colorida de 12 polegadas sensivel ao toque que mostrara todas as informaçoes necessarias incluindo um data logger ha uma tela monocromatica no console central que servira para controlar as funçoes mais mundanas como setas farois desembaçadores ventilaçao e limpadores de para brisa a suspensao do brabham bt62 usa amortecedores inboard duplos da ohlins e braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira os freios sao de carbono ceramica com 380 mm de diametro na dianteira e 355 mm na traseira sendo que as pinças sao de seis pistoes nos quatro cantos eles ficam abrigados sob rodas de 18x11 polegadas na dianteira e 18x13 polegadas na traseira com pneus michelin suas medidas sao compactas bastante proximas da ferrari 488 gtb ou do audi r8 sao 4 460 mm de comprimento 1 950 mm de largura 1 200 mm de altura e 2 695 mm de entre eixos o visual tambem nao e exatamente original mas e harmonico e agradavel e vestindo muito bem seus elementos aerodinamicos que incluem um enorme spoiler dianteiro entradas de ar generosas nas laterais dutos de escoamento no capo dianteiro e na traseira asa e difusor gigantescos segundo a brabham o bt62 e capaz de gerar 1 200 kg de downforce em alta velocidade para se ter ideia o mclaren senna consegue gerar 1 000 kg [youtube id= aatjptxa1ba width= 620 height= 350 ] a brabham construira 70 exemplares do bt62 para comemorar os 70 anos de historia da familia nas pistas e começou a aceitar encomendas ontem cada um que comprar uma unidade podera escolher entre 61 esquemas de pintura diferentes homenageando carros de corrida do passado da brabham o primeiro carro mostrado homenageia o brabham bt19 que venceu o grande premio da frança em 1966 mais bacana do que isto todos os compradores terao direito a um evento na pista onde os tecnicos da brabham os ensinarao a extrair todo o potencial do bt62 ha contudo um objetivo maior em tudo isto david brabham espera que o bt62 seja o trampolim para que a equipe volte a elite do automobilismo e seu primeiro objetivo e competir nas 24 horas de le mans com uma versao de competiçao do supercarro a categoria gte esta promissora para os proximos anos vamos ficar ligados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.