FlatOut!
Image default
Notícias

Brabus 850XL: 850 cv e 150 mkgf de torque para o Mercedes-AMG GLS63

O Mercedes GLS é um dos maiores SUVs convencionais que alguém pode comprar atualmente. São mais de cinco metros de comprimento, quase dois de largura, 1,85 m de altura e três metros de entre-eixos. Já me hospedei em quartos de hotel menores que isso.

Como se não bastasse esse tamanho todo, a Mercedes-AMG um dia decidiu que ele poderia ganhar uma versão esportiva, mesmo pesando quase 2.600 kg, e deu a ele um V8 biturbo de 5,5 litros e 585 cv capaz de levar essa massa toda aos 100 km/h em 4,6 segundos e continuar acelerando até os 270 km/h. Pode não parecer impressionante hoje, mas pense da seguinte forma: é como se um elefante-asiático tivesse a agilidade e a velocidade de um guepardo.

brabus-850-xl-based-on-mercedes-gls63

E ainda que o GLS 63 esteja bem próximo de contrariar as leis da física, a Brabus, só para variar, não se deu por satisfeita e achou melhor dar ao modelo um pouco mais de potência. Mais exatamente 265 cv extras, chegando aos 850 cv de potência e aos 147,7 mkgf — o que nos leva a crer que a Brabus usa sismógrafos em vez de dinamômetros.

brabus-850-xl-based-on-mercedes-gls63-5

Essa brutalidade toda foi conseguida com o aumento do deslocamento de 5,5 litros para 6 litros, somado à substituição dos turbos por unidades maiores, remapeamento da ECU para aumento da pressão de trabalho e outros ajustes finos. Com as novas medidas, o Brabus GLS 850 chega aos 100 km/h 0,7 segundo mais cedo e pode continuar até os 300 km/h, quando o limitador eletrônico entra em ação para segurar o monstro.

brabus-850-xl-based-on-mercedes-gls63-4

As rodas também foram substituídas e agora o GLS usa modelos de 23 polegadas calçadas em pneus 295/35 nos quatro cantos. A suspensão Airmatic foi reprogramada e agora tem um novo modo esportivo que reduz a altura de rodagem em 3 cm.

brabus-850-xl-based-on-mercedes-gls63-6 brabus-850-xl-based-on-mercedes-gls63-7

Por dentro o SUV recebeu o tratamento padrão da Brabus: couro nas portas, teto e bancos, detalhes de fibra de carbono, pedais, soleira, pinos das travas e borboletas do câmbio de alumínio. No lado de fora o roteiro também repete as histórias anteriores da Brabus: para-choques mais musculosos com elementos de fibra de carbono, além de spoiler dianteiro e difusor traseiro do mesmo material compósito.

brabus-850-xl-based-on-mercedes-gls63-1

O modelo das fotos foi feito por encomenda para algum milionário com mania de grandeza, mas a Brabus não vê problemas em replicar o 850 XL para qualquer pessoa disposta a pagar o valor cobrado – que não foi divulgado.