voce conhece esse para brisa e provavelmente sempre gostou dele mas tambem e provavel que ate agora nao conhecesse sua origem e sua funçao muito menos o seu nome o para brisa brooklands e um dos equipamentos mais iconicos da era de ouro do automobilismo presente em praticamente todos os carros de corrida dos anos 1920 ao final dos anos 1950 e nos esportivos de rua ate meados dos anos 1960 [gt40 content search= classicos europeus widget= 1 ] batizado originalmente de aero screen esse tipo de para brisa foi o primeiro dispositivo a combinar proteçao e efeito aerodinamico na historia do automobilismo mas quando ele foi usado pela primeira vez em um carro de corridas e algo que permanece desconhecido ate hoje isso porque em um tempo em que o proprio automovel era algo sem um padrao definido praticamente nao existem registros de um pedaço de vidro que foi instalado para melhorar a aerodinamica do carro mas todas as evidencias apontam que o primeiro carro de corridas a usar um para brisa aerodinamico foi o napier l48 samson de 1904 nao foi um acontecimento aleatorio em 1903 surgiram os primeiros para brisas para carros de passeio que eram simplesmente uma lamina plana posicionada verticalmente em frente ao volante o para brisa do napier samson era apenas uma miniatura destes para brisas primitivos isso indica que ele servia apenas para proteçao do piloto contra o vento pedras e ate passaros e insetos era necessario porque ele foi o primeiro carro britanico ao ultrapassar os 160 km/h quando chegou aos 169 km/h em daytona/eua ele talvez tivesse funçao aerodinamica mas nao parecia ser algo deliberado na epoca a atençao a aerodinamica se concentrava no formato da carroceria e ela se resumia a reduçao da area frontal era o primeiro passo e ele estava certo observando melhor o design do carro voce ira notar que ele tem uma carenagem com cantos arredondados e um sistema de arrefecimento composto por tubos de cobre longitudinais em vez de um radiador frontal condizente com as noçoes de aerodinamica da epoca inspiradas nos torpedos e nos baloes pontudos dos dirigiveis que ja eram relativamente comuns antes da invençao do aviao se eles cortavam o ar no ceu tambem deveriam servir para voar baixo apesar de ser um elemento inovador em um carro recordista o para brisa do napier nao foi imediatamente adotado pelos outros pilotos e carros de corrida na verdade nem mesmo todos os exemplares do napier samson tinham um para brisa desses a evoluçao da aerodinamica automotiva andou em marcha lenta nas duas primeiras decadas do seculo 20 mas acelerou como um motor de 20 litros da epoca quando a europa entrou em guerra a primeira guerra mundial foi o primeiro conflito belico a usar avioes de combate e como os automobilistas sempre olharam para o alto na hora de desenvolver seus carros basta lembrar dos record cars equipados com motores aeronauticos aquelas maquinas voadoras influenciaram o design automotivo das decadas seguintes e um dos primeiros elementos que migraram dos avioes para os carros se nao o primeiro foi justamente o para brisa aerodinamico o primeiro aviao a usar um desses para brisas foi o avro 504 um biplano britanico lançado em 1913 nessa epoca os avioes ainda usavam cockpits abertos — lembre se estamos falando da primeira geraçao de avioes produzidos em massa — e os pilotos ficavam sujeitos aos efeitos aerodinamicos do fluxo de ar das helices e do movimento do proprio aviao a soluçao da avro para proteger o piloto desses efeitos foi instalar um defletor de vidro com angulo ajustavel ele consistia de uma moldura aberta no topo onde era encaixado um vidro laminado triplex a marca que inventou esse tipo de vidro que ficava montada em uma base pivotante o piloto soltava um parafuso de na lateral ajustava o vidro no angulo que desviava o fluxo de ar do cockpit e entao apertava o parafuso simples assim nessa mesma epoca os carros de corrida ainda nao usavam defletores os pequenos para brisas que voce encontrara nos carros de corrida de 1914 nao tinham funçao aerodinamica e serviam apenas para proteger o rosto dos pilotos de pedriscos e ate passaros como no napier samson dois carros que usavam esse tipo de proteçao eram o mercedes 115hp e o opel gp1 rekordwagen apesar da invençao simples e pratica da avro esse tipo de para brisa nao se tornou o padrao da industria aeronautica naquele primeiro momento havia dezenas de defletores diferentes e ate proto canopis como o para brisa do s e 5 o mais famoso dos caças britanicos da primeira guerra a popularizaçao do para brisa avro aconteceu devido ao que chamamos hoje de experiencia do usuario ou user experience os pilotos achavam os outros para brisas umas porcarias — especialmente o meio canopi do s e 5 — porque eles distorciam a imagem entao eles sacavam os para brisas originais e no lugar instalavam o para brisa da avro ou os similares inspirados por ele quando a grande guerra acabou os pilotos e mecanicos com experiencia aeronautica levaram o conhecimento adquirido para os carros alias nessa idade antiga dos carros eles eram maquinas muito mais semelhantes aos avioes como fica evidente pelo design dos cockpits dos carros de corrida pelo formato das carrocerias e pelos motores que tambem tinham pistoes reciprocantes nos avioes na busca pelo carro mais rapido a simplicidade do para brisa aerodinamico da avro falou mais alto na hora de resolver o problema do fluxo de ar na cara do piloto mas como foi que o para brisa avro se tornou o para brisa brooklands bem essa e uma resposta dificil de ser respondida com precisao afinal ninguem acha que esta escrevendo a historia na epoca em que a historia esta sendo escrita — e por isso nem sempre se preocupa em escreve la de verdade nos temos duas hipoteses a primeira e que sendo um aerodromo alem de um autodromo brooklands foi requisitado pelo ministerio de guerra entre 1914 e 1919 e se tornou o principal centro de treinamento testes construçao reparos e fornecimento de componentes aeronauticos do reino unido durante o conflito e possivel que as adaptaçoes de para brisas fossem feitas por la ou mesmo o estoque deles fosse em brooklands e assim eles se tornaram os para brisas de brooklands [gt40 content rule=‘1’widget= 1 ] a outra hipotese e mais pneu no chao brooklands foi o primeiro circuito oval com curvas inclinadas do planeta recordes de velocidade foram perseguidos e quebrados sobre sua pista de concreto e provavel portanto que na busca por mais velocidade o para brisa avro tenha se popularizado nas garagens de brooklands a ponto de se tornar conhecido como o para brisa de brooklands a partir dos anos 1930 eles se tornaram praticamente um padrao dos esportivos de rua e de pista equipando ate mesmo as flechas de prata alemas do periodo entre guerras e os primeiros carros da nova formula 1 nos anos 1950 eles continuaram populares ate o inicio dos anos 1960 quando os esportivos fechados se tornaram o novo padrao da industria e a aerodinamica voltou a evoluir em marcha alta mg pa dos anos 1930 para brisa convencional para passear aero screen para acelerar hoje eles sao usados em restauraçoes e modificaçoes em modelos classicos e ate mesmo anteriores ao avro 504 e carros com inspiraçao retro como o morgan 3 wheeler e os caterham seven
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.