A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Broon F8: este é o carrinho elétrico dos seus sonhos de infância

Um dos brinquedos mais legais que qualquer criança que goste de carros (nem que seja só um pouquinho) pode ganhar é um carro de brinquedo, daqueles com volante e pedais ou um motor elétrico, para brincar de dirigir como gente grande — digo isso pois tive um e sempre foi meu brinquedo favorito. Só que naquela época não existiam carros como o Broon F8, anunciado por seu fabricante como “o primeiro supercarro do seu filho”.

É um título ambicioso este que a sul-coreana Henes declara. Na verdade, o site do Broon F8 é todo cheio de superlativos (que nos remetem aos comerciais da Hyundai de alguns anos atrás), dizendo que o F8 tem “design sofisticado, o estado-da-arte em mecânica, o nível máximo de segurança e a tecnologia mais inteligente”. Pode ser um site presunçoso e ter alguns erros de tradução do coreano para o inglês, mas o F8 parece mesmo ser um brinquedo incrível.

f8 (7)

Visualmente, ele realmente se parece com um caro de verdade em menor escala — não é como aquelas réplicas que são absurdamente fiéis e usam motores a combustão, mas ainda assim parece muito bom. As proporções da carroceria, o sistema de direção, rodas e pneus são bem parecidos com os de um automóvel real e, para dizer a verdade, ele tem até algumas coisas que muitos de nós não temos em nossos carros.

A Henes diz que o Broon F8 é diferente dos outros carros de brinquedo em todos os aspectos, a começar pela carroceria, que tem para-lamas, capô, para-choques e portas em vez de usar uma única peça de plástico. Os componentes que usam polímeros resistentes e brilhantes (policarbonato e sulfeto de polifenileno) são montados sobre um chassi rolante com suspensão independente do tipo duplo wishbone nas quatro rodas, molas helicoidais e amortecedores a gás, além de freios a disco. Os faróis e lanternas são 100% funcionais.

performance-7

Por dentro, um painel realista com um tablet Android de 7 polegadas servindo de cluster de instrumentos e central multimídia (o carro tem alto-falantes estéreo de alta fidelidade), além de um banco concha forrado com couro e dotado de um cinto de segurança de quatro pontos.

O motor, segundo a marca, é outro diferencial — isto porque são dois, de 12 ou 14 Volts, que podem levar o F8 até os 16 km/h. A direção eletrônica, sem conexão física com o volante, é precisa e também pode ser controlada por um controle remoto via Bluetooth, enquanto os pedais de acelerador e freio são progressivos.

f8 (4)

O comportamento dinâmico do carro é influenciado pelas informações que um sensor envia à central de controle. A ECU detecta o tipo de piso, o peso da criança, a velocidade do carro e as rotações individuais dos pneus e ajusta o motor para trabalhar de acordo. Ainda estamos falando de um brinquedo?

Sim — na verdade, só para crianças de até cinco anos de idade (o banco e o volante podem ser ajustáveis em altura e distância mas não, você não vai caber nele) e pais dispostos a pagar entre £ 895 e £ 1.000 — algo entre R$ 3.700 e R$ 4.200.

f8 (6)

Matérias relacionadas

Ford Ka Cosworth: 350 cv, tração traseira e visual matador

Dalmo Hernandes

Este motor V8 de papel que cabe na palma da mão funciona (e até ronca) de verdade!

Dalmo Hernandes

Traffic Racer  vai transformar seu smartphone em um simulador de rachas

Dalmo Hernandes