A Volkswagen garante que o Up equipado com o motor opcional TSI não é um carro esportivo — apesar da decoração na carroceria, com adesivos, rodas maiores e tampa do porta-malas preta, seu mote é a economia de combustível a um desempenho melhorado. No entanto, nada disso impede que ele seja uma delícia de acelerar, como comprovamos pessoalmente (leia a avaliação completa do Speed Up aqui).
Para ficar melhor ainda, só se o motor opcional também estivesse disponível nas versões de duas portas, que além de mais leve tem um visual que agrada mais aos entusiastas — mesmo o Move Up, que é oferecido com duas ou quatro portas, só traz o motor turbinado como opcional nesta última.
No entanto, a Volkswagen preparou um conceito especial para o Bubble Gun Treffen 2015. O evento, que acontece todos os anos na bela Águas de Lindoia/SP, está cada vez maior, e já faz algum tempo que a VW aproveita o espaço para se aproximar dos entusiastas com conceitos. Nada muito diferente do que acontece no Wörthersee Treffen, na Áustria — este sim o maior evento para fãs da VW realizado no planeta.
E, aproveitando todo o hype acerca do Up TSI, a marca decidiu nos deixar com água na boca ao anunciar nesta semana que levaria exatamente um Up TSI de duas portas ao BGT7. Agora, chegou a hora de ver como ele ficou.
Aproveitando se tratar de um carro conceito, a Volks partiu de um Up de duas portas — que esperamos ter recebido os mesmos reforços estruturais empregados no modelo de produção, embora nada tenha sido dito a respeito. De qualquer forma, uma das maiores atrações é o motor — exatamente o mesmo três-cilindros de um litro com injeção direta, turbo, intercooler e duplo comando variável (na verdade, 90% dos componentes são diferentes entre as versões turbo e aspirada) encontrado nos carros de rua.
Não foram realizadas modificações mecânicas, o que significa que o Up TSI BGT7 Edition tem os mesmos 105 cv a 5.000 rpm e 16,8 mkgf entre 1.500 e 4.500 rpm. Para referência, o Speed Up é capaz de chegar aos 100 km/h em 9,1 s quando abastecido com etanol, com máxima de 184 km/h — o conceito deverá ser um pouco mais rápido graças ao menor peso da carroceria de duas portas.
Nosso onboard com o Speed Up na Estrada dos Romeiros
Se a mecânica não foi alterada, o mesmo não pode ser dito do visual. Diferentemente do que alguns poderiam inspirar, a Volks preferiu não criar uma versão “GTI” do Up e buscou inspiração nos projetos de tuning da Europa, com estilo “esporte-fino”, pintura especial e muito couro no interior.
O tom de prata fosco, sem verniz, foi criado especialmente para o Up BGT7 Edition e, de acordo com a Volks, permite que se enxergue melhor as formas do carro sem a interferência dos reflexos. O para-choque dianteiro e a tampa do porta-malas foram adesivados com um padrão de fibra de carbono, e adesivos com as inscrição “Buble Gun Treffen 07” foram aplicados nas laterais. Teto, retrovisores e defletor traseiro são pintados de cinza chumbo.
Se você ficou com a impressão de já ter visto estas rodas, não foi por acaso: de 18 polegadas, elas vieram do Passat CC, e são calçadas por pneus de medidas 215/35Por dentro, bancos e portas foram revestidos com couro marrom, sendo que os assentos foram decorados com um padrão de costura matelassê inspirado nos Bentley. O painel, como nas versões mais caras do Up, é pintado na mesma cor da carroceria.
O carro está exposto no estande da Volkswagen em Águas de Lindóia ao lado do Gol f GTE, versão esportiva-híbrida que usa o motor 1.4 TSI e um motor elétrico; juntos, ambos fornecem 204 cv. Mas, honestamente, foi o Up que roubou a atenção — temos certeza de que não vai demorar para que apareçam projetos inspirados nele por aí.
[ Fotos: DGWorks/Pedro Ruta Jr. ]