faz pouco mais de um mes que a bugatti anunciou um novo superesportivo pegando todo mundo de surpresa assim tao rapido no entanto nao demoraria para ficar claro que o chamado bugatti divo seria na verdade feito com base no chiron ao que a fabricante logo acrescentou que apesar disso o novo hipercarro seria bem diferente [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] depois de soltar alguns teasers ate que nao foram tantos a bugatti enfim revelou hoje 24 o divo e ele e mesmo diferente do chiron embora nem tanto suas proporçoes gerais deixam bem claro o parentesco entre os dois carros o que e compreensivel de acordo com a bugatti o divo reprenta um retorno a tradiçao do coachbuilding pela definiçao da propria fabricante a arte de pegar um chassi ja existente e dar a ele uma nova carroceria como a propria bugatti fazia nas decadas de 1920 e 1930 o resultado nem sempre era radicalmente diferente mas tinham caracteristicas proprias suficientes para ser considerados exclusivos ou mesmo unicos que o diga o bugatti type 57 atlantic com suas varias versoes no caso do divo a inspiraçao para o nome tambem vem daquela epoca albert eugene divo nascido em paris foi um piloto que começou sua carreira em 1919 com carros da sunbeam e da talbot darracq so em 1928 ele entrou para a equipe da bugatti onde marcou presença ja naquele ano ele venceu a targa florio importante corrida de longa duraçao disputada em vias publicas na europa com o bugatti type 35b e repetiu o feito no ano seguinte ele ainda ficou com o terceiro lugar nas 24 horas de spa ao batiza lo com o nome de um piloto importante em sua historia a bugatti ligou seu novo hipercarro a seu passado nas pistas algo que nunca havia sido feito desde que a marca foi comprada pela volkswagen em 1998 a bugatti que sequer mencionava tempos de volta declarou que o divo e oito segundos mais rapido que o chiron no traçado misto do circuito de nardo nao no traçado circular onde costumam ser realizados testes de velocidade maxima dito isto os tempos em si nao foram divulgados nem do chiron nem do divo [youtube id= hqdt5_4z_yi width= 620 height= 350 ] um ponto importante o conjunto mecanico do bugatti divo e exatamente o mesmo do chiron isto quer dizer que o hipercarro tem o mesmo motor w16 de oito litros com quatro turbos 1 500 cv a 6 700 rpm e 163 15 mkgf de torque entre 2 000 e 6 000 rpm; e o mesmo cambio de dupla embreagem e sete marchas com traçao integral as mudanças se concentraram nos elementos aerodinamicos e no acerto de suspensao sobre os quais vamos falar mais adiante antes vamos comentar o visual como ja foi observado o formato geral do carro ainda lembra bastante o chiron especificamente tres elementos foram mantidos a grade em formato de ferradura a linha curva na lateral ainda que esta tenha ficado mais fechada e agressiva e a barbatana no teto as tres coisas que segundo a marca identificam um bugatti moderno dito isto ha um body kit bem mais agressivo com entradas de ar maiores e angulares ao lado da grade respiros nos para lamas dutos no capo dianteiro um spoiler dianteiro maior e saias laterais bem mais salientes os farois sao radicalmente diferentes e verdade em vez dos retangulos iluminados em cavidades horizontais eles agora sao peças verticais com formato de c iluminados por leds que ficam atras de uma lente difusora iluminand0 se por completo aparentemente ha luzes auxiliares nas fendas horizontais na parte interna dos farois ja a traseira conseguiu ficar ainda mais impressionante que no chiron as lanternas fazem parte da grade traseira inumeras placas translucidas impressas em 3d formam a peça e 44 destas placas se iluminam por leds para compor as lanternas nas bordas externas as placas sao mais largas criando uma luz mais intensa em direçao ao centro do carro as placas vao ficando mais estreitas resultando em uma luz gradualmente mais suave mesmo em fotos o resultado estetico e impressionante e e incrivel que a bugatti tenha conseguido homologar as lanternas para uso nas ruas dito isto a fabricante faz questao de dizer que as formas do divo seguem sua funçao segundo a bugatti cada elemento externo do carro contribui para melhorar a eficiencia aerodinamica e aumentar o downforce de fato apesar de ser um carro mais largo graças ao spoiler e as aletas nas extremidades dos para choques o divo tem uma area frontal menor que o chiron resultando em um menor coeficiente aerodinamico o spoiler dianteiro aumenta o downforce e leva mais ar para as aletas dianteiras que guiam o fluxo de ar em direçao aos radiadores e tambem aos freios estes recebem ar de quatro canais independentes em diferentes areas do carro o ar escorre da zona de alta pressao acima do para choque dianteiro dos dutos nos para lamas dianteiros de um duto na grade frontal e dos difusores a frente dos pneus o fluxo de ar frio e direcionado destas quatro fontes por aletas que o despejam diretamente sobre os freios tambem ha um escudo de calor em cada uma da rodas que escoa o ar quente atraves delas evitando que os freios superaqueçam e ajudando os pneus a ficarem sempre na temperatura ideal vale lembrar que este sistema ja e usado no chiron mas no divo sua eficiencia e aumentada pelo vacuo gerado pela cortina de ar que formada pelos pneus do carro em movimento tambem ha um enorme duto naca no teto que abriga uma entrada de ar para o motor esta trabalha em conjunto com a tampa do cofre cujo desenho foi concebido especialmente para aumentar o fluxo de ar frio para o compartimento onde fica o w16 seguindo em direçao a traseira o divo conta com uma nova asa ajustavel em altura ela atua como freio aerodinamico quando posicionada para a frente e assume um angulo diferente em cada um dos modos de direçao eb autobahn e e handling a asa tem 1 83 m de largura sendo 23% mais larga que no chiron desse modo ela contribui significativamente para o aumento da downforce ao que tambem serve o novo difusor traseiro que abriga quatro saidas de escape alem disso o duto naca no teto trabalha em conjunto com a barbatana fixa no teto e com a asa traseira para evitar turbulencia sobre a regiao posterior do carro segundo a bugatti todas estas medidas proporcionam 456 kg de downforce ou seja 90 kg a mais que no chiron a aceleraçao lateral tambem e impressionante chegando a 1 6g para se ter ideia a aceleraçao lateral do porsche 911 gt2 rs e de 1 17g a bugatti afirma que o principal objetivo com o divo foi melhorar o desempenho nas curvas embora tenhamos ficado um pouco decepcionados porem nem um pouco surpresos com a ausencia de mençoes a performance do hipercarro na pista a fabricante diz em vez disso que alterou o angulo de cambagem das rodas e que ajustou os sistemas de direçao e suspensao para assegurar respostas mais diretas e comportamento dinamico significativamente mais esportivo nos tres modos de direçao como resultado desta filosofia a velocidade maxima do bugatti divo e limitada em 380 km/h e nao ha modo top speed [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] por outro lado o divo e 35 kg mais leve que o bugatti chiron graças a adoçao de rodas mais leves intercooler com cobertura de fibra de carbono suportes mais leves para o spoiler dianteiro e um sistema de som mais leve alem disso o bugatti divo traz menos isolamento acustico e elimina porta objetos no console central e nas portas falando no interior o bugatti divo tem um interessante acabamento bicolor o lado do motorista e revestido em boa parte com alcantara azul divo racing blue enquanto o lado do carona e predominantemente acinzentado ao que tudo indica nao ha opçoes de personalizaçao todo bugatti divo aparentemente sera cinza divo grey com detalhes em fibra de carbono azul petroleo de alto brilho e divo racing blue por dentro a fibra de carbono exposta tambem e azul porem com acabamento fosco e ha detalhes em metal e alcantara cinza dito isto nao duvidamos que os proprietarios do bugatti divo possam pagar um extra para conseguir novas combinaçoes de cores e materiais quanto aos proprietarios e valores alias a bugatti diz que a produçao limitada do divo de 40 unidades ja esta esgotada o carro foi oferecido a uma seleta parcela de donos de bugatti pelo mundo e todos eles compraram o carro na hora por quanto nada menos que € 5 000 000 cinco milhoes de euros convertendo diretamente sao cerca de r$ 23 9 milhoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


