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Bugatti Veyron, Pagani Huayra, McLaren P1, Porsche 918 e LaFerrari: cinco hipercarros juntos na pista!

Parece que, uma vez que os caras do clube britânico The Supercar Driver colocaram os três hipercarros mais comentados da atualidade — McLaren P1, Porsche 918 Spyder e Ferrari LaFerarri — para se enfrentar em Silverstone, as porteiras se abriram: enquanto o comparativo do ex-trio do Top Gear não vem, há mais gente movendo os pauzinhos para promover comparativos épicos.

Estamos falando isto porque desta vez não são três, mas cinco automóveis que sem dúvida podem ser considerados hipercarros tirando as diferenças no asfalto. Além do trio de híbridos, dois caras mais experientes — o Bugatti Veyron Super Sport e o Pagani Huayra — foram convidados para a “confraternização”. E o resultado promete ser épico.

O cara por traz de tudo isto é Alejandro Salomon, conhecido na Internet como Salomondrin. Ele é um daqueles caras que tem grana o bastante para comprar alguns dos superesportivos mais caros, potentes e desejados do planeta e, para nossa sorte, é bacana o bastante para dividir na internet a experiência de estar sempre rodeado de supercarros e exóticos.

Você até já deve ter visto seu corte de cabelo engraçado por aqui antes — foi Salomondrin que fez aquele vídeo destrinchando os gastos de ter um Bugatti Veyron. Aliás, o Bugatti Veyron é o primeiro carro que aparece neste comparativo épico, que será dividido em três partes. A primeira, você confere abaixo:

Nesta primeira parte, Salomondrin apresenta os rivais. São quase nove minutos de vídeo e, mesmo que a ação ainda não tenha começado, temos certeza de que vale a pena assistir. Porque, cara, são nada menos que cinco dos automóveis mais potentes, rápidos e exclusivos do planeta!

Para animar as coisas, vamos a algumas estatísticas. Somados, os cinco superesportivos têm nada menos que 4.696 cv e 585,6 mkgf de torque. São 56 cilindros deslocando 28.627 cm³ — 28,6 litros, ou 1.746 pol³. O preço de tabela da frota toda seria de cerca de US$ 7,45 mil, ou R$ 28,3 milhões. E nenhum deles pode ser comprado novo, pois todos estão esgotados.

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Foram fabricados 42 exemplares do Bugatti Veyron Super Sport; cerca de 40 exemplares do Huayra; 375 unidades do McLaren P1; 918 do Porsche 918 Spyder; e 499 unidades da La Ferrari. Salomon faz questão de frisar que todos os carros pertencem a conhecidos seus, e que o vídeo não tem associação alguma com qualquer uma das fabricantes.

Desse modo, também podemos esperar que os carros não sejam poupados de forma alguma na hora de serem levados ao limite. Salomon já foi bem claro: todos os testes serão realizados pelo mesmo piloto, com os carros em condições exatamente iguais — e todos calçados com pneus de rua.

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Salomon observa que o conceito de hipercarro é recente — a palavra começou a ser utilizada com muito mais frequência depois que o trio de supercarros híbridos apareceu. A Porsche saiu na frente, apresentando o conceito do 918 Spyder no Salão de Genebra e 2010. O conceito do McLaren P1 foi revelado no Salão de Paris de 2012. A Ferrari, por sua vez, preferiu ser direta: depois divulgar algumas poucas informações a respeito, a marca surpreendeu a todos ao cortar caminho revelar o nome e a versão de produção da LaFerrari na edição de 2013 do salão suíço.

No entanto, o conceito de hipercarro que temos hoje — um superesportivo capaz de desempenho superior a virtualmente todos os outros automóveis, empregando cavalaria que pode chegar aos milhares e métodos superdimensionados para atingi-la. O Veyron tem um W16 de oito litros sobrealimentados por quatro turbos; dez radiadores espalhados por baixo de toda a carroceria; 1.001 cv em sua versão inicial e 1.200 cv na versão Super Sport — que é a que aparece no vídeo.

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McLaren P1, Porsche 918 Spyder e LaFerrari, no entanto, preferem apostar em motores a combustão um pouco (só um pouco menos) menos superlativos que recebem fôlego extra de motores elétricos — três no alemão, um no britânico e um no italiano. Destes, o mais potente é a LaFerrari, com 963 cv — 800 destes produzidos pelo V12 aspirado de 6,3 litros.

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O P1 aposta no V8 biturbo de 3,8 litros já usado em outros modelos da McLaren, como o 12C e o 650S, que é responsável por 737 dos 916 cv que vão para as rodas traseiras. O Porsche 918 é o menos potente, com 887 cv — dos quais 615 vêm do V8 aspirado de 4,6 litros —, mas tem uma vantagem: tração integral, que traz mais tração nas retas e mais estabilidade nas curvas (à custa de algumas saídas de frente no seco, diga-se). Todos têm transmissão de dupla embreagem e sete marchas.

De qualquer forma, a rivalidade elétrica entre os três e o exagero do Bugatti Veyron Super Sport têm algo e comum: muitos entusiastas acreditam que eles são simplesmente desnecessários — exercícios de engenharia para provar que é possível encontrar a maneira mais complicada e impressionante de fazer o carro mais veloz do mundo. O Pagani Huayra é o carro para estes caras.

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Sim, ele tem um motor projetado pela AMG — um belíssimo V12 de seis litros (5.980 cm³) com dois turbos — que não é nenhuma velharia, pelo contrário. No entanto, ele tem “apenas” 730 cv nas rodas traseiras. São assustadores 470 cv a menos que o Bugatti Veyron, e 153 cv a menos que o menos potente dos híbridos. Mas isto ainda é muita potência, considerando o peso de 1.350 kg. Quando o Veyron sobe em uma balança, o ponteiro indica 1.838 kg.

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Foto: Mo Starzadeh

Infelizmente, no entanto, este é só o primeiro vídeo. A disputa só será mostrada nas duas partes seguintes, nas quais os carros terão seus tempos medidos ao redor do circuito e em uma dragstrip no circuito de Thermal Club, na Califórnia. Será, sem dúvida, um grande tira-teima — ainda que sintamos falta de dois carros: um Koenigsegg (honestamente, qualquer um deles, mas um One:1 seria perfeito) e um Hennessey Venom GT. Certamente o texano adoraria encarar o Veyron Super Sport mais uma vez, não acha?