em 2018 o classico bullitt um dos poucos filmes americanos cujo titulo em portugues e igual ao original completa 50 anos os grandes astros do classico sao steve mcqueen o ator mais cool da galaxia e o ford mustang gt 1968 verde highland green de seu personagem o detetive frank bullitt e claro o dodge charger preto dos antagonistas [gt40 content search= dodge widget= 1 ] para celebrar a data os organizadores do goodwood festival of speed no reino unido promoveram um encontro epico na subida de colina do evento em 2018 colocaram um ford mustang e um dodge charger ambos usados nas gravaçoes de bullitt para encenar uma perseguiçao sobre o asfalto ingles em um ritmo bem mais tranquilo do que na alucinante sequencia de dez minutos do filme de 1968 naturalmente mas ainda assim ha algo magico em ver estes dois carros lado a lado mais uma vez ainda mais na europa [youtube id= nsaahpq7gs4 width= 620 height= 350 ] o pony car da ford trocou as ladeiras de sao francisco pelas curvas de goodwood como parte da campanha de divulgaçao do novo mustang bullitt que foi apresentado ha alguns meses como vimos por aqui e tambem sera vendido na europa afinal o mustang de sexta geraçao e um carro global tambem ha videos promocionais com o bullitt original e a nova versao limitada lado a lado excelentes para quem curte o ronco dos v8 americanos diga se [youtube id= nhy0vxlqgcm width= 620 height= 350 ] [youtube id= ol1ugz3etby width= 620 height= 350 ] a caracterizaçao do novo bullitt foi caprichada com acabamento mais minimalista do lado de fora emblemas especiais rodas inspiradas nas classicas torq thrust e carroceria verde dark highland green tambem e possivel comprar um mustang bullitt preto mas por que alguem faria isso alem de uma pequena dose de pimenta no motor para entregar cerca de 40 cv e 2 7 mkgf de torque a mais chegando aos 481 cv e 58 mkgf mas o classico de 1968 mas e por causa dos classicos que estamos aqui nao como contamos neste post a produtora de steve mcqueen comprou dois exemplares do mustang gt 1968 com numeros de chassi sequenciais 8r02s125558 e 8r02s125559 o carro de chassi final 8 que acreditava se ter sido desmontado ou destruido foi usado nas cenas mais dificeis em alta velocidade com manobras arriscadas foi encontrado no mexico ha pouco mais de um ano e em processo de restauraçao o carro que a ford levou para goodwood e o carro de chassi final 9 o hero car foi usado nas cenas mais tranquilas com o carro parado em closes e cenas do interior e passou quatro decadas nao perdido mas sim bem guardado por seu proprietario bob kiernan normalmente carros contemporaneos usados em produçoes de cinema nao tem destino especial apos as filmagens eles sao simplesmente destruidos ou vendidos como carros usados comuns foi o que aconteceu como hero car de bullitt logo depois que as gravaçoes acabaram ele foi vendido a robert ross um funcionario da warner bros que em 1970 passou o mustang a um detetive da policia de nova jersey chamado frank marranca a vida imita arte em 1974 marranca vendeu o mustang a bob kiernan que pagou us$ 6 000 o equivalente a cerca de us$ 30 000 ou r$ 116 000 em valores atualizados em 1977 tres anos antes de morrer o proprio steve mcqueen mandou uma carta aos kiernan oferecendo outro mustang em troca do carro de bullitt mas a oferta foi recusada e o pony car permaneceu na familia desde entao em 2001 bob e seu filho sean kiernan começaram a restaurar o carro sean e o proprietario do carro desde 2014 quando seu pai morreu e a restauraçao nunca foi concluida em 2017 sean entrou em contato com a ford para falar a respeito do carro cujo historico ja estava bem documentado nao ficou claro se a fabricante comprou o mustang mas qualquer forma a opçao foi mante lo em suas condiçoes esteticas originais apenas o conjunto mecanico foi recuperado para que o carro pudesse fazer exibiçoes como a que aconteceu em goodwood alias vale lembrar originalmente o mustang gt vinha de serie com um v8 de 4 7 litros 289 pol³ que era dotado de componentes reforçados para entregar 315 cv brutos no entanto o ano de 1968 trouxe consigo o auge da guerra da potencia entre as fabricantes americanas e por isso a ford começou a oferecer o big block 390 s code de 6 4 litros e 335 cv brutos que era um motor fisicamente maior e exigiu mudanças significativas na estrutura do cofre do mustang que por sua vez levaram a um aumento de 6 5 cm na largura do carro os dois carros comprados pela solar productions para bullitt tinham motor 390 agora um bom heroi precisa de um bom vilao e o carro dos viloes de bullitt nao poderia ser outro 50 anos atras alem dos dois mustang a produtora tambem comprou dois exemplares do dodge charger 1968 exceto que nenhum dos dois era preto originalmente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] um deles era um charger basico azul que foi usado como stunt car e acabou destruido durante a filmagem da cena da explosao do posto de gasolina [youtube id= j6cxajcnvc0 width= 620 height= 350 ] da para ver o carro aterrissando atras do posto mas fica claro que o charger nao sobreviveu a manobra diferentemente do que aconteceu com os mustang de bullitt os charger nao tiveram numeros de chassis e historico arquivados pela warner bros nao ha portanto provas documentais de que o dodge sobrevivente e de fato o carro do filme mas nao faltam evidencias circunstanciais bastante convincentes trata se de um charger r/t com motor magnum 440 7 2 litros de 375 cv que com a carroceria amarela repintada em preto foi usado como camera car e tambem nas tomadas mais proximas depois que as filmagens acabaram o carro voltou a ostentar a cor amarela original e foi devolvido a concessionaria que o revendeu como um carro usado qualquer conforme conta o hemmings o numero de chassi indica que o charger foi fabricado em em 15 de janeiro de 1968 apenas tres meses antes do inicio das gravaçoes; e que so foi vendido a seu primeiro dono registrado em outubro daquele ano quando as filmagens ja haviam terminado nao se sabe o que aconteceu com o carro entre o fim das gravaçoes de bullitt e a compra em 2002 por um entusiasta norte americano chamado arnold welch no entanto welch começou a restaurar o carro logo depois da compra e durante a desmontagem descobriu antigos buracos feitos na carroceria para fixar suportes de camera entao depois de muita pesquisa ele chegou a conclusao de que seu charger era de fato um dos dois usados em bullitt a restauraçao foi concluida em 2013 e desde entao o carro passou por alguns donos antes de ser vendido a uma loja na alemanha chamada chrome cars especializada em carros antigos raros atualmente o cupe esta a venda com preço sob consulta e a apariçao em goodwood foi uma forma de divulga lo sorte de quem estava la
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.