desde que o mundo e mundo foi lançado o bmw m3 e referencia entre os esportivos alemaes — seja em mecanica comportamento dinamico e para os fas da marca no visual no entanto isto tambem faz dele um dos alvos favoritos dos concorrentes que procuram sempre supera lo com seus sedas esportivos e os rivais nao vem so da alemanha nao como mostra este comparativo entre o cadillac ats v e o mercedes amg c63 s enquanto um deles e compatriota do m3 o outro acena do lado de ca do atlantico mas qual dos dois e o mais capacitado para encarar o todo poderoso bmw o novo cadillac ats v sucessor espiritual do incrivel cts v da geraçao passada — visto que o cts v cresceu e ganhou o estupido v8 supercharged de quase 660 cv do corvette z06 o super seda medio da cadillac e equipado com um v6 de 3 6 litros com injeçao direta de combustivel e dois turbocompressores o resultado sao respeitaveis 470 cv a 5 850 rpm e 61 5 mkgf de torque a 3 500 rpm de serie o cambio e manual de seis marchas mas uma caixa automatica de oito marchas e opcional — e esta no modelo testado seu rival e o novo mercedes amg c63 s vamos tentar esquecer por um instante que sua chegada marcou o fim de uma era com a despedida do v8 aspirado de 6 2 litros e a chegada do novissimo m177 v8 de quatro litros com dois turbos e capacidade para entregar na versao s ainda mais respeitaveis 510 cv entre 5 500 rpm e 6 250 rpm alem de 71 3 mkgf de torque entre 1 750 rpm e 4 500 rpm a transmissao e a mct amg speedshift versao amg do cambio automatico de sete marchas da mercedes 7g tronic que usa um conjunto de embreagens umidas no lugar do conversor de torque para tornar as trocas mais rapidas cambio manual no ecziste o que e uma pena ainda que torne o comparativo mais justo o conjunto mecanico do cadillac e capaz de leva lo aos 100 km/h em 3 7 segundos e ele cumpre o quarto de milha em 12 1 segundos a 187 km/h no figure 8 um pequeno circuito em forma de 8 usado pela motor trend para medir o desempenho dos carros o caddy leva 23 7 segundos — o que e impressionante se lembrarmos que a ferrari 458 italia — um supercarro com um v8 central traseiro de 570 cv lembre se — faz o mesmo em 23 6 segundos dito isso ambos sao mais potentes do que o bmw m3 atual dotado de um seis em linha de tres litros com dois turbos e inercooler o bavaro entrega 430 cv a 7 300 rpm e 56 1 mkgf de torque a baixissimas 1 850 rpm o mais curioso e que mesmo sendo mais potente o amg c63 s vai ate os 100 km/h em quatro segundos cravados; cumpre o quarto de milha em 12 2 segundos a 192 3 km/h e percorre o figure 8 em 24 1 segundos apenas 0 3 segundo mais lento do que um porsche 911 carrera s referencia entre os cupes esportivos como e que pode foi para descobrir a resposta que jonny lieberman e o experiente randy pobst levaram os dois carros para a rua e para a pista — mais ate do que para descobrir qual deles se sai melhor contra o m3 diga se assista ao video primeiro tire suas conclusoes depois [youtube id= oejyd6ps9q0 width= 620 height= 350 ] como bom americano lieberman pega o cadillac primeiro e ele simplesmente adora — quase tudo nele e simplesmente incrivel segundo o jornalista o visual quadradao e verticalizado da carroceria que de fato lembra muito mais um cts v do que o proprio cts v em identidade visual e proporçoes funciona — a dianteira e daquelas que intimidam quando aparecem no retrovisor e te convidam nao muito delicadamente a abrir caminho as respostas do acelerador sao perfeitas a direçao tem o peso correto e na rua a suspensao atinge o equilibrio perfeito entre conforto e esportividade abrigados pelas rodas de 18 polegadas estao discos de freio feitos de aço mordidos por pinças de quatro pistoes lieberman deixa claro que em vias publicas nao e preciso muito mais do que isto alem de precisarem de apenas 30 1 metros para levarem o ats v de 100 km/h ao zero — o c63 s com freios de carbono ceramica de us$ 5 400 na dianteira faz o mesmo em 30 7 metros — ele simplesmente nao apresentam fading em nenhuma ocasiao por outro lado ha algumas criticas a primeira diz respeito ao motor ele e simplesmente fantastico mas ainda e um v6 e ate meio estranho um super seda americano com dois cilindros a menos do que de costume ainda que o seis cilindros faça um belo trabalho na hora de puxar o ats v o ronco simplesmente nao e apaixonante e nao invade a cabine como se espera de cadillac esportivo um small block de 350 pol³ caberia no cofre perfeitamente no entanto a opçao pelo v6 pode ter sido feita justamente para preservar o cts v — este sim a ignorancia em forma de seda outro ponto negativo e o interior tudo esta no lugar e nada mais nao ha materiais especiais nem um design extremamente agradavel alem disso os botoes no console central sao na verdade peças sensiveis ao toque nao ha feedback ou seletores circulares o que melhoraria bastante a funcionalidade dos comandos dito isso o c63 parece ser o oposto — na opiniao do jornalista claro ainda que muitos entusiastas compatilhem dela o lado de fora tem um visual agradavel claro mas a atual geraçao do classe c ficou meio generica — a identidade visual dos atuais mercedes se aproxima perigosamente do family face — mesma critica que vem sendo direcionada a volkswagen nos ultimos anos especialmente no formato dos farois o classe c lembra muito o classe a o cla o gla o cls e ate o classe s ainda que neste ultimo caso isto seja algo mais positivo no interior os papeis se invertem a inspiraçao no classe s so faltou o painel totalmente digital a impressao e de que se esta em um carro mais caro com madeira metal e couro em abundancia — e nada de fibra de carbono artificial lieberman diz que isto e bacana visto que trata se de um seda que pesa 1 780 kg — nao faz sentido tentar parecer leve em tempo o cadillac ats v pesa 1 678 kg quase 100 kg a menos — o que em parte ajuda a explicar a ligeira vantagem numerica no desempenho dos dois carros dito isso na hora de acelerar forte na estrada o amg c63 deixa bem claro que tem dois cilindros a mais o v8 m177 que so difere daquele usado no mercedes amg gt por ter lubrificaçao por carter umido em vez de carter seco e brutal e trabalha muito bem com a caixa de sete marchas apesar da falta da dupla embreagem as trocas sao rapidas imediatas e violentas isto e parte essencial da personalidade de um amg alem disso o mercedes surpreende pela confiança transmitida apesar da traseira mais esperta o cadillac e mais neutro o carro passa a impressao de que quer realmente contornar aquela curva da forma mais eficiente e veloz — nas palavras do proprio lieberman ao mesmo tempo ele tambem questao de lembrar que caso voce queira e so pisar um pouco mais forte para ir deslizando pelo ponto de tangencia sacrificando alguns centesimos de segundo porem aumentando a dose de diversao mas ate agora falamos dos dois carros no mundo real e na pista como eles se comportam e ai que randy pobst entra em cena começando pelo cadillac pobst reforça ainda mais a ideia de que ele e um carro equilibrado e diz se impressionar com a precisao com que o ats v faz curvas e entrega sua força as rodas traseiras alem disso o piloto rasga elogios a suspensao independente nas quatro rodas — mcpherson com barra estabilizadora na dianteira e multilink na traseira com amortecedores magneticos ativos nos quatro cantos alem de absorver muito bem as irregularidades da pista o conjunto consegue eliminar quase totalmente a rolagem da carroceria nas curvas com o c63 o acerto mais agressivo e evidente — e novamente a brutalidade do motor v8 torna a experiencia mais visceral a suspensao four link na dianteira e multilink na traseira e ajustavel em tres modos comfort sport e track neste ultimo — que evidentemente foi o escolhido por pobst — e definitivamente mais dura do que no cadillac algo que faz sentido historicamente seu acerto mais agressivo faz com que o amg apresente uma tendencia maior a sair de traseira ao contrario do cadillac que e quase totalmente neutro mas traz uma perceptivel tendencia ao subesterço no entanto o seda alemao continua totalmente controlavel e nao sai deslizando desmedidamente por ai no fim das contas o c63 s tem comportamento mais solto e divertido dito isso a diferença entre o tempo dos dois carros nos quatro quilometros do circuito de big willow — a versao mais extensa de willow springs cheia de mudanças de elevaçao curvas velozes e um carrossel — e infima enquanto o ats v vira 1 31 43 o c63 s cumpre o trajeto em 1 31 52 isto acaba nao dando uma resposta objetiva a pergunta mas da para chegar a conclusao de que ha uma equivalencia interessante enquanto o cadillac e menos potente seu forte e a incrivel precisao dinamica — prova disso e o fato de ele ter vencido todos os testes contra o relogio no mercedes benz ha uma personalidade mais agressiva e descompromissada que e compensada pela potencia extra ambos estao plenamente aptos para encarar o m3 sem duvida — a diferença fica por conta do que voce procura em um seda esportivo
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