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Car Culture

California Haulin’: quando a Mazda fez uma picape com motor Wankel de RX-7

Hoje em dia, o Mazda Miata é uma verdadeira prova de que sim, ainda existem esportivos puros e sem frescura para entusiastas. Afinal, a receita do roadster leve, com motor aspirado, tração traseira e câmbio manual está aí há 25 anos e sua mais recente geração — a quarta, lançada no ano passado — cansou de receber elogios por parte da imprensa especializada e de seus primeiros donos. No entanto, a marca japonesa também é famosa por outra coisa: seu motor rotativo Wankel, um dos poucos motores sem pistões reciprocantes produzidos por uma grande fabricante. Com seus rotores em forma de esfiha girando em um eixo principal — arranjo também conhecido como "Doritos no palito", suas vantagens são a menor quantidade de partes móveis, pois não há pistões, anéis e bielas; a maior suavidade, já que o movimento dos rotores dentro da câmara é contínuo e suave, e não um vai-e-volta super veloz como nos motores convencionais; e a maior potência específica — para se ter uma ideia, a vers