hoje em dia o mazda miata e uma verdadeira prova de que sim ainda existem esportivos puros e sem frescura para entusiastas afinal a receita do roadster leve com motor aspirado traçao traseira e cambio manual esta ai ha 25 anos e sua mais recente geraçao — a quarta lançada no ano passado — cansou de receber elogios por parte da imprensa especializada e de seus primeiros donos no entanto a marca japonesa tambem e famosa por outra coisa seu motor rotativo wankel um dos poucos motores sem pistoes reciprocantes produzidos por uma grande fabricante com seus rotores em forma de esfiha girando em um eixo principal — arranjo tambem conhecido como doritos no palito suas vantagens sao a menor quantidade de partes moveis pois nao ha pistoes aneis e bielas; a maior suavidade ja que o movimento dos rotores dentro da camara e continuo e suave e nao um vai e volta super veloz como nos motores convencionais; e a maior potencia especifica — para se ter uma ideia a versao aspirada do motor 13b o mesmo do mazda rx 7 deslocava 1 3 litro para entregar 135 cv e ainda tem o ronco dos wankel que ja foi comparado inumeras vezes aqui no flatout e em outros lugares tambem a um enxame de vespas furiosas tudo bem e cliche mas e verdade [youtube id= az39eqlibyu width= 620 height= 350 ] mazda 787b vencedor de le mans em 1991 os motores wankel foram usados pela mazda em seus carros de rua ate 2012 quando o esportivo rx 8 deixou de ser fabricado sem um sucessor em vista a companhia afirmou que a razao para seu fim era justamente o maior calcanhar de aquiles do motor rotativo seu consumo de combustivel muito elevado para os padroes modernos desde entao fala se sempre em uma volta dos mazda com motor wankel mas agora eles sao produzidos apenas para carros de competiçao hoje contudo vamos voltar a uma epoca quando os motores wankel estavam em seu auge o fim dos anos 80 na epoca a mazda havia acabado de colocar no mercado americano a terceira geraçao de sua picape compacta a b series criada como resposta a popularizaçao das picapes japonesas nos eua — especialmente toyota e da nissan/datsun durante a decada de 70 — a mazda b series seguia a mesma receita visual simples porem agradavel motores de quatro cilindros economicos e robustos e preço convidativo no entanto a mazda chegou atrasada em 1985 quando a quarta geraçao foi lançada a moda das picapes ja estava passando — os americanos voltaram a comprar cupes esportivos como o ford mustang e o chevrolet camaro que começavam a reconquistar os entusiastas depois da era negra que foi a crise do petroleo de 1973 picapes maiores suvs e minivans tambem começavam a ficar populares de novo comprometendo ainda mais as vendas das caminhonetes menores depois de alguns anos de vendas fracas a mazda decidiu fazer alguma coisa para melhorar a imagem da b series aos olhos dos entusiastas foi ai que entrou a preparadora e customizadora racing beat a empresa foi fundada em 1971 e desde o inicio especializou se na preparaçao dos motores rotativos — especialmente do pequeno mazda rx 3 que tinha seu pequeno wankel de 1 2 litro preparado para chegar perto dos 300 km/h no quarto de milha [youtube id= i2 hey38twe width= 620 height= 350 ] so para te dar uma ideia do potencial do rx 3 e de seu motor 1 2 sendo assim nao havia oficina melhor para realizar a tarefa encomendada pela mazda transformar uma de suas picapes b series em um hot rod — que alem do bom desempenho deveria ter um visual bacana para mostrar que picapes ainda eram cool e que belo trabalho eles fizeram a base foi uma b2000 versao da picape equipada com um quatro cilindros de dois litros e parcos 80 cv — definitivamente uma das maiores prioridades foi dar um jeito na potencia por sorte com o envolvimento direto da mazda no projeto nao foi dificil conseguir um coraçao a altura como nao poderia deixar de ser o motor escolhido foi um wankel — e nao qualquer wankel mas o 13b turbinado que equipava o mazda rx 7 da epoca sim uma picape com motor de rx 7 no entanto provavelmente nao era o modelo que voce esta imaginando — a terceira geraçao que ficou famosa em gran turismo e em velozes e furiosos desafio em toquio terceiro filme da franquia — mas sim o rx 7 de segunda geraçao conhecido como fc equipado com a versao mais potente do motor 13b que usava um turbocompressor para entregar ate 215 cv o rx 7 fc turbo era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 230 km/h some a isso um belo visual com dianteira em formato de cunha farois escamoteaveis linhas predominantemente retas e perfil muito harmonico e o resultado e um dos esportivos japoneses mais emblematicos do fim dos anos 80 a transmissao automatica de quatro marchas do rx 7 tambem foi aproveitada embora existisse uma versao manual de cinco marchas o cambio automatico era mais adequado para os americanos nao ha informaçoes sobre o desempenho mas certamente a picape agora andava muito mais tambem nao conseguimos descobrir se sistema de suspensao do rx 7 do tipo mcpherson na dianteira com braços arrastados na traseira foi instalado mas e fato que a b2000 passou a rodar muito mais baixa do que a original e que as rodas de 16 polegadas sao do rx 7 foto mike garrett/speedhunters por dentro a racing beat aproveitou que os anos 80 ainda nao tinham acabado e forrou os bancos e revestimentos de porta com couro instalou um radio panasonic de ultima geraçao no painel e arrematou tudo com costuras combinando com a cor da carroceria e do lado de fora a b2000 tambem virou uma festa oitentista com pintura em dois tons um novo body kit feito sob medida e uma dianteira alisada — algo bem comum em carros customizados por aqui na mesma epoca diga se foto japanese nostalgic car o toque de exclusividade ficava por conta das modificaçoes na caçamba que recebeu preparaçao para acomodar um jet ski era parte da proposta da mazda que buscava capturar a atmosfera das praias californianas nos anos 80 por isto a picape foi batizada como california haulin nome que foi pintado e nao adesivado nas laterais foto mike garrett/speedhunters a trajetoria da picape e meio nebulosa ao longo dos anos ela participou de alguns encontros de carros japoneses e ate apareceu a venda em um anuncio publicado em um blog ha oito anos depois disso mais nenhuma informaçao concreta — quer dizer ate o ultimo fim de semana quando a california haulin deu as caras em um evento realizado em orange county na california e foi clicada por mike garrett do speedhunters sem duvida trata se de um pedaço da historia que e desconhecido ate para os mais fervorosos fas da mazda
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