o que voce esta vendo ai em cima e a ultima grelha de cambio manual da historia da lamborghini o gallardo lp560 2 50th anniversary especie de despedida em grande estilo do modelo mais vendido da historia da marca de sant agata mais de 14 mil unidades que deu adeus em novembro de 2013 apos dez anos de produçao ele e um dos ultimos puro sangue de tres pedais a ferrari nao oferece cambio manual desde a california de 2012 a porsche monopolizou o pdk nos novos 911 gt3 e turbo neste ano a aston martin decidiu oferecer apenas o sistema de dupla embreagem no vantage v12 a jaguar so quer saber do automatico zf de oito marchas no f type e bem voce ja sabe o que esta acontecendo nas divisoes esportivas da bmw audi e mercedes benz a lenta e agonizante morte do cambio manual e uma dura realidade nos carros mais brabos do mercado e e uma tendencia que ja se consolidou nos automoveis de luxo que cresce entre os modelos medios e ja mostrou sinais significativos de oferta e preferencia do consumidor ate mesmo no segmento de entrada inclusive no brasil ha poucos dias steve sutcliffe editor da revista inglesa autocar foi atras de respostas com algumas das principais marcas de esportivos afinal qual a justificativa para esta decisao veja o que elas declararam a stucliffe aston martin a marca tomou a dura decisao de aposentar o cambio manual justamente em seu carro mais cru e sanguinario o vantage v12 oferececendo nele agora apenas o automatizado de sete marchas sportshift iii o diretor de desenvolvimento de produto ian minards explica alem de um consideravel alivio de peso 20 kg mais leve que o manual esta transmissao nao apenas deixa o vantage s com mais apelo em mercados com pouco apetite pelos manuais como tambem entrega uma performance derivada das pistas que ficaria fora do alcance de um cambio convencional com alavanca vale observar quando minards fala em mercados de esportivos com pouco apetite pelos manuais o brasil e pareo duro com os eua os compradores brasileiros de mini cooper jcw queriam tanto o cambio automatico nele que conseguiram a ponto de a mini nao importar mais os modelos jcw manuais mercedes benz amg ja faz muitos anos que os esportivos da mercedes nao oferecem o cambio manual o mais novo boss da amg tobias moers explica no coraçao eu sou um tanto quanto tradicionalista e eu entendo a paixao do publico pela caixa manual mas as automaticas nos dao muito mais opçoes tecnicamente elas podem lidar melhor com a crescente demanda de potencia e torque e no lado racional sao mais eficazes as borboletas tambem sao mais praticas quando voce esta na pista e o sistema e mais relaxante de usar quando voce esta tranquilo portanto sao mais abrangentes e abre se mao de menos coisas porsche sem duvida a decisao mais polemica e que mais precisou de justificativa para os fas veio da casa de stuttgart quando a porsche anunciou que o gt3 da geraçao 991 nao apenas teria o cambio de dupla embreagem pdk como tambem estaria extinguindo a opçao manual naquele modelo os caras sabiam que teriam muitas explicaçoes para dar andreas preuninger chefe de desenvolvimento dos porsche do topo da cadeia alimentar explica na porsche todos nos somos apaixonados por trocar marchas na alavanca mas nos somos ainda mais apaixonados em ser mais rapidos por isso o pdk foi mandatorio o doppelkupplungsgetriebe de um gt3 tambem precisa ser divertido envolvente emotivo esportivo e tambem precisa trocar marchas mais rapido que qualquer outro para o dono a sensaçao sera mais de um cambio de competiçao do que de um automatizado de rua mesmo comparando com nossos outros pdk o principio de funcionamento do gt3 e diferente se o piloto optar pelo modo de trocas manuais nao ha intervençoes eletronicas nao so nas trocas ascendentes como tambem nas reduçoes o carro faz trocas no corte de giro e aceita reduçoes mesmo nas velocidades mais altas declarou preuninger ele conclui e tambem essencial lembrarmos que de fato nos construimos um 991 gt3 com cambio manual e que este carro foi desenvolvido junto com os prototipos com pdk e em todas as situaçoes empirico e emocionalmente o pdk ficou por cima e e por isso que nos fizemos o gt3 assim nota voce consegue imaginar o valor historico destes prototipos 911 991 gt3 com cambio manual ferrari e curioso como a casa de maranello esta associada aos dois extremos da historia a grelha cromada dos seus cambios manuais que teve o seu auge na epica ferrari f40 mas e usada desde a decada de 1950 esta no imaginario popular ate hoje mas eles tambem sao os maiores responsaveis pelo seu exterminio foi a ferrari que introduziu as borboletas no cambio semi automatico desenvolvido por john barnard no fim da decada de 1980 tecnologia que mudou a historia da formula 1 para sempre e posteriormente dos carros de rua o stick shift ja morreu ha cinco anos na ferrari apenas duas unidades manuais da california foram vendidas em 2012 serao colecionaveis de alto valor nao tenha duvida ja faz 17 anos que a ferrari lançou a 355 f1 foto acima primeiro modelo de rua com as borboletas para trocas de marcha suas trocas em 350 ms parecem uma eternidade perto dos 60 milissegundos da 430 scuderia o consumo de embreagem era relativamente alto e o sistema nao era dos mais suaves mas nao e assim com toda tecnologia nova roberto fedeli chefe de engenharia da ferrari fez da pergunta de stucliffe mais uma oportunidade para fazer propaganda da marca entao vamos cortar 80% da cera e ir direto ao ponto com a introduçao do sistema do sistema de dupla embreagem na ferrari california em 2008 a aceleraçao se tornou sempre positiva nas trocas de marcha em vez daquela interrupçao seca de torque e reaceleraçao abrupta tipica dos cambios manuais ela tambem nos permitiu uma integraçao muito mais sofisticada com os outros sistemas eletronicos do carro como o e diff f1 trac o abs e os amortecedores magnetorreologicos opiniao flatout disco de vinil em resumo o cambio manual esta sucumbindo por uma serie de razoes tecnicas ele nao consegue ser tao veloz eficiente ou suave quanto os sistemas automaticos modernos e de dupla embreagem a diferença de peso para os dsg ficou minima os automatizados e automaticos atuais se integram muito melhor com os assistentes eletronicos embarcados e sao sem duvida nenhuma mais seguros em um sistema sequencial nao da para engatar a terceira no lugar da quinta nao e necessario fazer punta tacco para sincronizar os giros do motor com a transmissao nas reduçoes se voce erra em um traçao dianteira pouca coisa acontece num traçao traseira os pneus posteriores bloqueiam e voce pode rodar e em frenagens ou desvios emergenciais o motorista fica sempre com as duas maos no volante e so precisa se focar em um pedal outro diferencial e o conforto especialmente com a rampa astronomica de potencia e torque destes novos motores esportivos com turbos e compressores para suportar tamanha patada um cambio manual precisa ser robusto como o de um caminhao literalmente e voce sente o superdimensionamento dos componentes no pulso as trocas ficam bem duras e o pedal de embreagem vira um aparelho de ginastica mesmo com servoassistencia que tambem nao pode ser exagerada ou voce iria deixar o carro morrer toda hora por falta de feedback no pe esquerdo para as fabricas os sistemas automaticos e de dupla embreagem tambem trazem contençao de custos e melhor controle da garantia em medio prazo nao ha duvidas de que estes sistemas sao mais caros de ser fabricados mas como eles sao controlados eletronicamente todo o powertrain sofre muito menos e fica blindado a circunstancias ou manobras suicidas por exemplo uma reduçao forçada que leve o motor para alem de sua redline com isso alguns componentes nao precisam ser ultradimensionados algo que acontece em esportivos manuais como forma de se prevenir babacas ao volante que convenhamos nao faltam mas e a experiencia bem eu nao tenho a menor duvida de que o pdk da porsche ou mesmo o dsg de um singelo golf 1 4 e mais veloz na pista do que a transmissao manual ora ate mesmo um singelo automatizado de palio e mais rapido do que o manual com um profissional ao volante imagine com um amador mas a contrapartida vem temperada pela mesma dose de certeza na hora do vamos ver nao tem a mesma graça e muito da conexao mecanica do motorista com o automovel e perdida [youtube id= kxagbbpev2i width= 620 height= 465 ] a questao e cada vez menos pessoas se importam com isso o automovel e cada vez menos carro e cada vez mais gadget para os consumidores menos maquina industrial mais eletrodomestico nao falo so de conectividade com o seu smartphone ou da presença de gps a gadgetizaçao aparece nas entrelinhas de conveniencias muito bacanas como o sistema keyless e botao start abertura de vidros com um toque ar condicionado com quatro zonas e temperatura regulavel em fraçoes de meio grau na alavanca de abertura do capo escondida no motor com uma gigantesca capa plastica frente a tanto conforto e estetica pisar num pedal duro e ficar trocando de marcha em congestionamento parece coisa do tempo das diligencias essa domesticaçao do automovel acontece em todas as categorias de compradores de gol a porsche eu particularmente acho que tanta conveniencia e assistentes combinados a desempenho de carro de corrida estao inspirando excesso de confiança em muitos pilotos por ai mas isso e assunto para outro dia [youtube id= brepivgjres width= 620 height= 349 ] nos que usamos fragrancia de wd40 e adoramos abrir a janela nos postos de gasolina nao nos importamos em trocas marchas no pulso pelo contrario somos apaixonados pelo clank clunc pelo tranco no pescoço em trocas secas pelo sorriso de canto que aparece automaticamente nos nossos rostos quando acertamos uma frenagem feita no limite com punta taco perfeito o cambio manual tem o diferencial de nivelar a coisa por cima borboletas deixam a vida mais facil e escondem pilotos mediocres mas nos apaixonados somos a minoria absoluta com esta opiniao somos um nicho e e exatamente este o destino do cambio manual ser uma especie de disco de vinil automotivo
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