foto canepa ha alguns dias voce deve ter visto por aqui um porsche 959 de mais de 770 cv feito pela canepa motorsports de acordo com seu preparador bruce canepa o carro e tao rapido que consegue acompanhar um 918 spyder foi entao que a gente se deu conta de que embora tenhamos citado a canepa algumas vezes aqui no flatout jamais dedicamos um post aos caras uma grande injustiça que sera resolvida agora bruce canepa pode estar exagerando um pouco quando diz que seu porsche 959 generation iii este foi o nome dado por ele anda junto com um 918 spyder mas da para entende lo os porsche estao em sua vida desde o fim da decada de 1970 pelo menos e sua relaçao com a marca e das melhores foi canepa quem ajudou a fabricante a levar o 959 para os eua nos anos 1980 realizando todas as modificaçoes necessarias para adequa lo as leis de emissoes dos eua que eram mais severas na epoca e por que foi que a porsche confiou este trabalho a canepa simplesmente porque bruce ja tinha intimidade com a marca alias intimidade e pouco em 1979 depois de competir na imsa gtp series ele sentou ao volante de um porsche 934/5 com sua propria equipe a canepa motorsport e foi o terceiro colocado nas 24 horas de daytona o 934/5 e omo uma mistura do porsche 934 versao de competiçao do porsche 911 turbo 930 e do insano 935 o vencedor das 24 horas de le mans de 1978 o motor era um flat six de tres litros e 550 cv e o carro continua no museu da canepa ate hoje bruce jamais se desfaria dele seis anos depois em 1985 era inaugurada a canepa uma oficina de restauraçao customizaçao e preparaçao que hoje se define como uma organizaçao automotiva multifacetada alem de continuar competindo em corrida e restaurando customizando e preparando carros de rua a canepa tambem vende carros e tem ate um museu onde sao expostos os carros de bruce incluindo aquele 959 bruce começou a se interessar por carros muito cedo aos 12 anos de idade aprendeu a dirigir em um ford 1929 de seu pai que tinha uma rede de concessionarias e naturalmente alimentou a paixao do filho [youtube id= qiafubckoue width= 620 height= 350 ] paixao esta que naturalmente nao se resume aos porsche a coleçao da canepa e uma das mais ricas e estonteantes que ja vimos e e claro que os esportivos de stuttgart recebem grande destaque como o porsche 918 spyder weissach com pintura exclusiva na cor continental orange que fazia parte do catalogo da porsche na decada de 1980 e foi aplicada ao carro especialmente para bruce; ou o 917k 1969 com pintura gulf oil que foi meticulosament restaurado pela companhia alias olha ele aqui com o proprio bruce ao volante [youtube id= ha2zqp hnvc width= 620 height= 350 ] mas nao e so isto bruce sabe reconhecer um bom carro e so dar uma reparada em seu fiat abarth 1000 de competiçao em seu par de mclaren p1 um comum e um gtr no tyrrell p34 sim o carro de formula 1 com seis rodas ou na ferrar 250lm que em 1965 venceu as 24 horas de le mans tornando se o ultimo carro da scuderia a faze lo no valor de us$ 70 milhoes ou r$ 226 milhoes em conversao direta ela e o carro mais caro do acervo da canepa o complexo que inclui showroom as oficinas de restauraçao depositos e a area do museu ocupa quase 70 mil metros quadrados e fica em scotts valley na california de vez em quando o lugar ate recebe encontros de classicos — como o canepa cars & coffee que e realizado algumas vezes por ano e recebe centenas de entusiastas que aproveitam para babar na coleçao [youtube id= hkers04acqy width= 620 height= 350 ] a venda de carros e so uma das atividades da companhia — e ela vai muito bem diga se ha carros que trocam de maos por mais de us$ 15 milhoes r$ 42 milhoes em conversao direta e em um bom mes a canepa comercializa algo entre dez e doze carros [youtube id= __6aff2ttvy width= 620 height= 350 ] logo ao lado do showroom e dos escritorios fica oficina todos os carros passam por la a fim de serem preparados para a venda a maioria deles ja e adquirida pela canepa em bom estado e passa por uma restauraçao basica — retoques na pintura acertos no acabamento revisao mecanica etc no entanto muitos deles ja chegam impecaveis [vimeo id= 110385019 width= 620 height= 350 ] nesse caso a canepa realiza o que chama de preservation restoration ou restauraçao de preservaçao poucos rodados originais e extremamente conservados eles sao completamente desmontados peça por peça cada componente e avaliado e qualquer troca ou reparo necessario e realizado depois todas as peças sao higienizadas e o carro e montado de novo a diferença que isto faz e gigantesca e os carros ficam parecendo novos este 911 jamais foi restaurado da para acreditar de acordo com john ficarra diretor de marketing da canepa algo entre 25% e 30% dos carros que passam pelas maos da canepa sao porsche alem da questao do marketing — o mercado do 911 esta muito aquecido de acordo com ficarra — ha toda a ligaçao de bruce canepa com a marca ele e um dos poucos caras no mundo que estao habilitados para dar a partida no porsche 917k que venceu as 24 horas de le mans em 1971 ele ja pilotou em le mans com um porsche ele transformou um dos supercarros mais iconicos e rapidos do planeta em algo ainda mais impressionante [youtube id= tu0r99fyd0u width= 620 height= 350 ] mesmo que os porsche nao fossem lucrativos bruce canepa provavelmente ainda passaria a vida lidando com eles
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.