todos os anos as fabricantes de automoveis nos mostram dezenas de carros conceito nos saloes do automovel que acontecem pelo mundo alguns sao previas do que sera colocado nas ruas dali a algum tempo enquanto outros sao viagens estilisticas sem compromisso com a realidade pratica mas tambem ha aqueles que nos deixam boquiabertos de olhos arregalados pensando cara que carro legal e imediatamente despertam desejo e nunca passam de conceitos qual e o seu favorito [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] quem gosta de carros vive pensando nisso e lamentando todos os dias ha decadas as fabricantes fazem este jogo de da e tira ao nos presentear com possibilidades incriveis que jamais se concretizam e foi pensando nisso que chegamos a duas sugestoes para dar inicio a brincadeira a primeira delas e prata da casa o conceito do gol gt que a volkswagen apresentou no salao do automovel de 2016 esse tipo de coisa nao se faz como voce deve saber especialmente se acompanha nossa serie em video flatout 56 na qual abordamos o assunto recentemente o gol gt original de 1984 foi a primeira versao do hatch a usar motor arrefecido a agua e por isto mesmo salvou o carro de ser um fracasso mas isto tambem aconteceu porque o gol gt era um excelente carro com motor 1 8 de 99 cv declarados estima se que ele tinha cerca de 105 cv na realidade comando de valvulas alemao e estilo acertadissimo com a cara dos esportivos da epoca e detalhes de muito bom gosto o gol gt e meio que um carro sagrado para os fas brasileiros da volkswagen porque foi ele que despertou o potencial esportivo do gol dito isto acreditamos que a volkswagen teve a melhor das intençoes ao mostrar para os fas como seria um gol gt do seculo xxi nao era nenhuma ocasiao especial a volks do brasil simplesmente quis celebrar a subcultura vag brasileira ao criar um conceito com inspiraçao em um icone o carro usado como base foi um gol 2016 com carroceria de duas portas opçao que so foi disponibilizada em 2012 o carro recebeu pintura cinza chumbo metalico que estava presente no catalogo do gol gt original e e relativamente rara as rodas do golf gte europeu e novos para choques dianteiro e traseiro sendo que os da frente tem luzes de led em formato de bumerangue a grade ganhou um filete vermelho que invade os farois como no gol gti e o detalhe se repete nas saias laterais e nos difusores dos para choques o interior tambem recebeu atençao o painel ganhou acabamento preto brilhante e um friso vermelho percorrendo toda a sua largura uma reinterpretaçao do original que caiu muito bem ao desenho mais moderno os bancos do tipo concha que vieram direto do scirocco r europeu ganharam novo acabamento e revestimento de tecido que tambem e uma referencia ao padrao dos recaro usados em 1984 so faltou a manopla do cambio em forma de bola de golfe a volks nao disse se fez modificaçoes no motor e foi categorica ao afirmar que se tratava apenas de um exercicio de design alimentar esperanças seria em vao so pudemos especular desde entao a respeito de que motor o gol gt 2016 usaria em um universo paralelo no qual ele tivesse se tornado realidade um 1 4 tsi de 140 cv traria de volta o 1 8 turbo de 150 cv do polo gti de quarta geraçao com o qual divide parte de sua plataforma apostaria no motor 1 0 tsi ja usado no up e no golf nao importa nao vai acontecer de verdade mesmo agora se o gol gt era um carro bastante plausivel precisando apenas de alguns ajustes para ficar viavel outros conceitos mais ousados tambem poderiam ter se tornado carros de produçao um exemplo destes o nazda c2 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ora e claro que voce o conhece ou pelo menos ja o viu seja no flatout seja nos classicos need for speed dos anos 1990 [youtube id= tclrfikjh2i width= 620 height= 350 ] o conceito foi projetado por giorgetto giugiaro do estudio italdesign sob encomenda da bmw que aparentemente considerava a possibilidade de lançar um superesportivo com inspiraçao nas pistas mas feito para as ruas ele nasceu como bmw m12 e foi inspirado pelos prototipos le mans da epoca mas nao era um carro de corrida para as ruas estava mais para um supercarro com interior bem acabado e itens de conforto como toca fitas jvc sistema de som de alta fidelidade ar condicionado e revestimento de couro nos bancos e portas o motor era o v12 m70 de cinco litros 4 988 cm³ ja utilizado no seda 750i e no gt 850i originalmente o motor preparado pela alpina chegava aos 300 cv a 5 200 rpm e 45 9 mkgf de torque a 4 100 rpm moderados por uma caixa manual de seis marchas era o bastante para levar o carro que usava aluminio e fibra de carbono em sua construçao e pesava pouco menos de 1 100 kg ate os 100 km/h em cerca de quatro segundos com velocidade maxima estimada em 290 km/h ainda no fim de 1991 giugiaro decidiu que nao estava totalmente satisfeito com o design do m12 e modificou sua dianteira colocando os farois em cavidades largas e baixas ao lado da grade o supercarro ficou com uma cara mais futurista e recebeu um novo nome bmw nazca c2 este foi o modelo que ficou famoso no nfs e ele tambem era mais potente o v12 instalado atras dos bancos agora deslocava 5 6 litros e entregava respeitaveis 380 cv com isto o c2 levava 3 6 segundos para chegar aos 100 km/h 9 9 segundos para chegar aos 160 km/h e ainda seguia acelerando para atingir os 310 km/h nao muito tempo depois o projeto foi abandonado e a bmw jamais teve outro supercarro de motor central traseiro o que e uma pena porque o m12/nazca c2 poderia ter sido o inicio de uma tradiçao ou ao menos uma bela exceçao no entanto a bmw aparentemente decidiu se concentrar no desenvolvimento do motor que seria usado no mclaren f1 que seria pouco tempo depois o carro de rua mais veloz do mundo tanto o gol gt quando o bmw m12/nazca c2 jamais passaram e provavelmente jamais passarao de conceitos por mais que sejam fundamentalmente diferentes isto ambos tem em comum e por isto lamentamos quais sao seus conceitos favoritos que tiveram o mesmo fim
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