FlatOut!
Image default
Car Culture

Carros que mudaram o mundo #22: o Chevrolet Corvair

O Chevrolet Corvair não salvou o mundo. Não venceu Le Mans, não transformou a marca que o criou, não foi cultuado por gerações de gearheads. Mas, de todos os carros produzidos pela maior fabricante americana no século XX, foi o que mais incomodou, mais apanhou e mais fez barulho. Ele também foi o Chevrolet mais estranho de todos. Começando pelo motor traseiro — um boxer de seis cilindros refrigerado a ar. Tinha suspensão independente nas quatro rodas e absolutamente nada do que fazia um Chevrolet ser um Chevrolet. Ele nasceu quando a GM percebeu que precisava de um modelo compacto para enfrentar o Fusca. Ela podia simplesmente ter encolhido um Impala e enfiado um seis-em-linha sob o capô. Mas não. Ela resolveu criar um carro que parecia europeu — e que, no fim das contas, foi crucificado por isso. O ano era 1956 e a General Motors vivia seu auge. Seus carros eram tão grandes e pesados quanto eram potentes e reluzentes. Eram a materialização do sonho americano da época — um dr