o ano era 1956 na europa as cicatrizes da guerra ainda marcavam as ruas — mas os escombros haviam cedido lugar a um novo tipo de fervor o progresso industrial a produçao automotiva que durante o conflito havia sido adaptada a guerra agora se voltava a paz com uma energia inedita o continente reconstruia se sobre rodas nos eua a cultura do automovel havia se tornado uma religiao carros com quilhas motores v8 transmissoes automaticas e radios am levavam a classe media suburbana a shoppings recem construidos a general motors a maior fabricante do mundo ditava o ritmo potencia estilo consumo conspicuo era a era do excesso mas esse novo mundo rodava sem freios — literalmente os automoveis dos anos 1950 eram potentes mas suas estruturas nao eram projetadas para absorver impactos os volantes eram fixos apontando como lanças ao peito do motorista o painel de aço e cantos vivos funcionava como uma armadilha em caso de colisao cintos de segurança raros airbags ficçao cientifica as mortes no transito cresciam de forma alarmante em 1955 so nos eua cerca de 36 000 pessoas morreram em acidentes de carro a segurança veicular ainda era um campo inexplorado — tecnicamente negligenciado comercialmente ignorado culturalmente rejeitado foi nesse ambiente que uma pequena fabricante sueca decidiu fazer algo diferente a volvo nasceu em 1927 como uma divisao da skf fabricante de rolamentos seu objetivo inicial era simples fazer carros que aguentassem o clima severo e as estradas esburacadas da escandinavia desde o primeiro modelo o ov4 a filosofia da empresa ja era clara robustez e confiabilidade acima de tudo durante a segunda guerra mundial a suecia manteve se neutra o que permitiu a industria automotiva continuar ativa — embora com limitaçoes apesar de isso ter permitido a volvo se estabelecer localmente a suecia era um pais de mercado interno pequeno e invernos longos com infraestrutura rodoviaria escassa o que limitava o crescimento da industria automotiva domestica para sobreviver e crescer a volvo precisava exportar o pv444 lançado no pos guerra tinha sido um sucesso regional mas seu design ainda evocava os anos 30 e sua estrutura embora robusta era ultrapassada para os padroes europeus e americanos o ceo da volvo assar gabrielsson ja havia visitado os eua diversas vezes observando nao so o poder de compra da classe media americana mas tambem o padrao de exigencia tecnica dos consumidores mais espaço mais conforto melhor dirigibilidade em altas velocidades aquele era o futuro da volvo a ideia do novo modelo começou a ser gestada em 1953 o codinome era projeto 120 e seu escopo era ambicioso criar um carro de porte medio com apelo global capaz de competir em mercados como alemanha reino unido e ate mesmo nos eua a suecia queria se inserir na nova ordem industrial do pos guerra nao apenas como fornecedora de aço e madeira mas como produtora de bens de consumo complexos — e a volvo queria liderar essa frente o chefe de design da epoca jan wilsgaard foi encarregado de conceber a carroceria jovem e talentoso wilsgaard buscou inspiraçao no que havia de mais moderno no design europeu e americano o resultado foi um seda elegante com formas arredondadas tres volumes bem definidos e um leve toque de neoclassicismo americano — especialmente nos para lamas e na grade dianteira era um carro que transmitia solidez sem parecer antiquado o volvo amazon era conservador no bom sentido do design escandinavo racional duravel e avançado nada chamava atençao a primeira vista mas tudo tinha um proposito sua carroceria unia estetica moderna a estruturas reforçadas internamente o motor por outro lado era o conservador b4b do pv444 — um quatro cilindros com valvulas no cabeçote que ainda que tivesse modestos 60 cv na versao 1 6 dos primeiros anos a suspensao acertada para estradas escorregadias cobertas de gelo e neve priorizava previsibilidade e controle a rapida transformaçao da suecia naquele momento pos guerra tambem trouxe problemas tipicos de qualquer sociedade que transforma rapidamente o aumento do poder aquisitivo nas cidades trouxe uma explosao no numero de automoveis — e com ela um problema inesperado o aumento do numero de acidentes durante os anos 1950 as estradas suecas tornaram se palco verdadeira epidemia as ruas e estradas eram estreitas muitas vezes cobertas por gelo e neve e os carros embora mecanicamente robustos nao ofereciam qualquer tipo de proteçao real aos ocupantes o governo passou a ver o transporte como um problema de saude publica e a imprensa popularizou o termo trafikdoden — morte no transito o negocio ficou tao louco que teve ate colisao de carro contra submarino um dos diretores da volvo foi afetados por essa nova realidade gunnar engellau havia perdido um parente proximo em um acidente de carro logo que assumiu o comando da volvo em 1956 ele decidiu que a empresa precisava projetar os carros pensando tambem em segurança o amazon ja havia sido projetado com foco em robustez e comportamento previsivel com uma suspensao firme e uma carroceria mais resistente a impactos mas faltava algo a mais algo que protegesse melhor o motorista quando o acidente nao pudesse ser evitado a contençao do corpo humano curiosamente a soluçao para isso viria de um lugar que ninguem poderia imaginar os cockpits da guerra fria quando o volvo amazon foi lançado ele recebeu como muitos carros de sua epoca cintos de segurança sub abdominais estes cintos ja eram comuns em avioes e trens mas por serem desconfortaveis e aparentemente ineficazes eram quase sempre ignorados pensando nisso engellau contratou um engenheiro da saab aviation chamado nils bohlin em seu tempo na saab ele havia desenvolvido sistemas de ejeçao para avioes de caça — que dependem dos cintos de retençao dos pilotos para que sejam ejetados com segurança e mantidos presos aos para quedas nils bohlin em 1958 quando chegou a volvo em 1958 bohlin recebeu uma tarefa clara desenvolver um sistema de retençao para ocupantes dos automoveis que fosse simples eficaz confortavel e facil de usar no dia a dia o resultado foi o cinto de segurança de tres pontos com ancoragens no assoalho coluna b e fivela abdominal ele distribuia a força do impacto nos pontos mais fortes do corpo humano — ombro e quadris — e evitava tanto a ejeçao quanto o chamado mergulho quando o corpo escorrega por baixo do cinto o maior avanço da criaçao de bohlin contudo nao foi tecnico e sim cultural bohlin projetou o cinto de forma que ele fosse afivelado com um unico movimento intuitivo de puxar e engatar isso o tornava simples o suficiente para ser aceito pelo motorista comum ele sabia que se o sistema fosse complicado ninguem usaria a decisao mais radical veio depois a volvo decidiu nao patentear a invençao de forma exclusiva a empresa registrou o design mas liberou sua utilizaçao gratuita para qualquer fabricante a justificativa era brilhante combinando marketing e altruismo este e um presente para a humanidade a mudança cultural num mundo industrial cada vez mais dominado por patentes royalties e guerras corporativas essa atitude soava quase anacronica mas foi coerente com a filosofia da empresa e com o ambiente sueco de politica social e responsabilidade publica o governo do pais ja naquela epoca via os acidentes de transito como problema de saude publica a volvo apenas assumiu parte da responsabilidade pela soluçao nos primeiros anos o cinto de tres pontos foi visto com ceticismo alguns motoristas resistiam a ideia de se prenderem ao carro outros se ofendiam com o uso como se fossem maus motoristas a ponto de seus passageiros precisarem de um cinto de segurança as fabricantes americanas ignoraram a inovaçao ate os anos 1970 mas os numeros começaram a falar por si pesquisas internas da volvo conduzidas entre 1960 e 1965 demonstraram uma reduçao de ate 50% nas fatalidades em colisoes frontais a national highway traffic safety administration nhtsa nos eua e orgaos de transito europeus logo começaram a pressionar por regulamentaçoes semelhantes a volvo que ate entao era uma fabricante de nicho ganhou reputaçao global como fabricante dos carros mais seguros do mundo na decada de 1960 a suecia começava a se destacar como um experimento social bem sucedido combinando crescimento economico igualdade social e neutralidade politica o pais se consolidava como um modelo nordico de organizaçao e curiosamente o carro que mais andava pelas ruas de estocolmo malmo ou uppsala — o volvo amazon— tambem se tornava simbolo visivel dessa nova suecia racional estavel e segura o amazon logo tornou se parte do panorama urbano escandinavo em 1962 por exemplo um em cada cinco carros vendidos na suecia era um amazon — e o perfil de seus donos refletia a confiança no estado de bem estar social e no progresso baseado em conhecimento a volvo cultivava cuidadosamente a imagem do amazon como o carro de quem pensa uma alternativa sobria aos esportivos italianos ou aos muscle cars americanos era um carro para quem via no automovel uma extensao da cidadania nao um palco de ego na publicidade escandinava o amazon nao aparecia em pistas ou paisagens exoticas mas em ambientes reais ruas de paralelepipedos estacionamentos de supermercado entradas de escolas o foco era sempre o uso pratico a confiança e a durabilidade na cultura sueca ele se tornou parte do que os sociologos passaram a chamar de folkhemmet — a casa do povo uma sociedade onde todos teriam acesso a conforto segurança e dignidade mas talvez o maior feito do amazon tenha sido transformar essa etica local em um produto de exportaçao cultural em mercados como reino unido alemanha ocidental e ate mesmo os eua o amazon nao foi apenas bem aceito — ele foi respeitado nos eua sua reputaçao como o carro mais seguro do mundo começou a atrair consumidores especificos professores universitarios medicos cientistas intelectuais progressistas nos campi universitarios da california do colorado e de massachusetts tornou se quase um cliche ver um volvo amazon estacionado entre um saab 96 e uma kombi vw esses motoristas nao compravam apenas um carro eles tambem faziam uma declaraçao ideologica alem disso o advogado americano ralph nader colocou a segurança em pauta com seu livro unsafe at any speed que explorava a omissao da engenharia automobilistica americana em relaçao a segurança dos automoveis locais a volvo no lugar certo e na hora certa conseguiu se beneficiar desta campanha a volvo percebeu isso e em 1966 lançou campanhas publicitarias nos eua destacando testes de colisao estruturas reforçadas e design funcional em um famoso anuncio de pagina inteira lia se um carro no qual voce pode confiar outro mote de campanha era simplesmente dirija como se voce o odiasse a força cultural do amazon tambem esta no momento historico em que surgiu ele nasceu em uma europa ainda marcada pela segunda guerra viu o surgimento da guerra fria o boom do consumo e depois o inicio da contestaçao de tudo isso no final dos anos 1960 enquanto o mundo automotivo se debatia entre tradiçao e modernidade entre opulencia e funcionalidade o amazon seguia seu curso com discriçao e longevidade seu design que parecia antiquado para alguns nos anos 70 tornou se classico com o tempo seu valor estava mais na durabilidade do que na moda o legado quando o amazon foi lançado em 1956 a volvo ainda era em grande parte uma empresa sueca para consumidores suecos mas ao longo da decada de 1960 o modelo abriu portas em mercados estrategicos — especialmente na alemanha ocidental no reino unido e nos eua seu sucesso la fora nao era meramente comercial era tambem ideologico mais que um excelente carro o amazon vendia a ideia de que a segurança podia ser um diferencial competitivo a transiçao para seu sucessor o volvo 140 — lançado em 1966 e produzido em paralelo ate substituir completamente o amazon em 1970 — manteve muito da filosofia do amazon estrutura robusta foco em segurança dinamica adoçao do cinto de tres pontos alem de novas medidas de absorçao de impacto frontal e traseiro numa carroceria ainda mais geometrica e moderna o design angular do 140 liderado por jan wilsgaard nascia da maturidade da linguagem escandinava no design automotivo a funcionalidade antes escondida sob curvas graciosas agora se tornava estetica em si a ergonomia a visibilidade e a facilidade de manutençao tornaram se principios norteadores em linha com as expectativas de um novo consumidor — mais racional mais consciente mais global o fim do amazon tambem representava o adeus a uma era mais artesanal da volvo enquanto ele era soldado com generosas camadas de aço e pintura a mao em muitas unidades iniciais o 140 ja nascia no contexto da modernizaçao fabril de linhas de produçao mais otimizadas e robotizadas e de uma empresa cada vez mais estruturada para a exportaçao em massa o maior legado do amazon foi quase invisivel ao normalizar o uso do cinto de tres pontos e fazer da segurança uma premissa de projeto ele educou uma geraçao inteira de motoristas e ajudou a pressionar a industria a rever suas prioridades numa epoca em que a velocidade o luxo ou a potencia vendiam mais que qualquer preocupaçao etica o amazon provou que era possivel — e lucrativo — colocar a segurança como ponto chave do design
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