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Porsche Classic se prepara para receber o Cayenne de primeira geração
Sinta-se velho: o Cayenne é oficialmente um carro “clássico”, segundo a Porsche. A primeira geração do SUV que mudou a história da marca, está passando pelos primeiros estágios nas oficinas da Porsche Classic. A divisão, responsável pelo fornecimento de peças e restauração dos carros clássicos da marca, restaurou dois exemplares da primeira geração do Cayenne como base de testes para o programa de restauração, reposição e personalização do modelo.
Segundo Eduard Reichert, diretor de produto da Porsche Classic, a divisão observou o que os clientes fizeram com os Cayenne, em termos de personalização, para desenvolver uma linha de acessórios para o SUV — coisas como “faróis auxiliares, pneus todo-terreno e barracas de teto”, segundo Reichert. Por enquanto, a Porsche divulgou apenas três conjuntos de adesivos para o Cayman — Hunt, Adventure e Rallye (caça, aventura e rali). Eles não são os pacotes em si, mas indicam os três conceitos que a Porsche Classic irá usar como base para a linha de acessórios.
O carro ainda está na fase de testes dos pacotes, que ainda não têm data para chegar ao mercado. “As possibilidades de personalização são quase infinitas quando se trata do Cayenne original”, disse Reichert, mencionando tapetes, bagageiros e conjuntos de rodas.
É importante lembrar que pela classificação tradicional da FIVA, a Federação Internacional de Veículos Antigos, um carro é considerado antigo ao completar 30 anos, enquanto nos EUA e em outros países, a legislação considera um “historic car” qualquer carro com 25 anos ou mais. O Porsche Cayenne na Porsche Classic é mais uma ação de posicionamento de marca do que uma reclassificação do SUV, que teve sua primeira geração encerrada há apenas 11 anos, com 250.000 exemplares produzidos entre 2002 e 2010. Potencial para se tornar um clássico, ao menos, ele já tem.
Lamborghini elétrico será lançado até 2028
Com o prazo final para eletrificação da humanidade se aproximando, até mesmo a Lamborghini já começa a falar em datas para veículos elétricos. O atual CEO da marca, Stephan Winkelmann, confirmou que o primeiro Lamborghini elétrico deve chegar ao mercado em 2027 ou 2028. Apesar disso, Winkelmann disse que acredita em um futuro promissor para os motores de combustão interna com o advento do combustível sintético.
A Lamborghini tem novos planos para os próximos anos. Como já foi dito anteriormente aqui mesmo no Zero a 300, a marca irá ampliar sua linha de produtos para oferecer um quarto modelo — serão dois supercarros e dois “veículos mais versáteis”, que é um jeito muito sutil de falar em SUV/crossover. Winkelmann, contudo, fala que pretende fazer com que um destes modelos “mais versáteis” tenha duas portas. Não seria nada mau, portanto, ver um sucessor para a linhagem do Lamborghini Espada e Jarama, que eram grã-turismos de quatro lugares.
As declarações foram feitas ao site Yahoo Finance, em uma entrevista na qual Winkelmann também mencionou que os supercarros serão híbridos antes de se tornarem elétricos, e completou dizendo que o futuro está nas mãos dos legisladores e que os combustíveis sintéticos podem ajudá-los. “A legislação dirá o que poderemos fazer a partir de 2030. Por outro lado, esperamos que haja uma oportunidade para que o combustível sintético, que é neutro em CO2, seja distribuído em larga escala e em grande volume, para termos capilaridade e, com isso, abastecermos nossos supercarros. É uma oportunidade que gostaria de deixar em aberto. Não temos que decidir agora, porque ainda não é o momento”, disse.
Estaria ele juntando-se ao grupo dos prudentes, que já parecem estar céticos quanto à viabilidade do fim dos veículos a combustão? Seria uma forma de pressionar o parlamento italiano a abrir uma exceção para supercarros nas leis de emissões?
Peugeot cresce mais de 100% no Brasil em 2021
Quando a Peugeot lançou o novo 208 no Brasil, ficamos em dúvida sobre a possibilidade de o carro ter um bom desempenho no mercado sem um motor turbo para acompanhar o visual moderno do modelo. Pois as dúvidas foram sanadas: a falta do motor, pelo jeito, não interferiu no desempenho, porque nos 11 meses de 2021 a Peugeot já teve uma alta de 133,5% em suas vendas no mercado brasileiro, e o 208 é o carro-chefe desta alta.
Entre janeiro e novembro de 2021, a Peugeot emplacou 26.043 carros, um aumento de 93% em relação a 2020. Sim, 2020 foi um ano atípico, com concessionárias fechadas por longos períodos pelas quarentenas, mas mesmo na comparação com novembro de 2019, as vendas de novembro de 2021 representam um aumento de 62%.
O modelo mais vendido é o Peugeot 208, com 14.518 unidades emplacadas nos 11 meses deste ano (uma média de 1.320 unidades mensais). Além dele, o SUV 2008 também teve um aumento significativo nas vendas, especialmente pela relação custo/benefício, que se mostrou atrativa ao longo do ano.
Volkswagen divulga novo teaser da nova Amarok
Na semana passada vimos a nova Ford Ranger, agora é hora de ver sua irmã de outra mãe, a Volkswagen Amarok. Bem… não exatamente “a Volkswagen Amarok”, mas um par de teasers estilizados, que parecem mais aqueles filtros de transformar fotos em ilustrações realistas.
Ao menos elas mostram mais do que os primeiros teasers, que eram renderizações ultra-conceituais. Desta vez, podemos ver um pouco mais da grade e do conjunto óptico, que irá seguir a tendência do Taos e Tiguan, com uma linha de LED unindo os dois faróis e atravessando a grade.
Também é possível ver, pela primeira vez, o interior do carro. Ali há semelhanças com a Ranger na posição e nas dimensões do sistema multimídia e no quadro de instrumentos. Evidentemente, as diferenças ficam a cargo do volante e do painel, que têm desenho próprio da Volkswagen, embora mantenham a arquitetura compartilhada com a Ranger.
O lançamento da nova Amarok está previsto para 2022, e a picape será produzida em Silverton, na África do Sul, e na Argentina, na fábrica de General Pacheco, que deverá abastecer o mercado brasileiro.
Ladrões estão usando Airtags da Apple para roubar carros
Pois é… o que inicialmente foi criado como medida de segurança, agora está sendo usado para reduzi-la. Recentemente a Apple e a Samsung lançaram tags de rastreamento por GPS para serem usados como dispositivo de segurança para qualquer pertence pessoal, animais e veículos. A ideia, claro, era localizar o ladrão em caso de furto.
Acontece que os ladrões sempre são criativos, e eles decidiram contra-atacar: em vez de usar as tags para prevenir furtos, eles usam como ferramenta de trabalho. Ao localizar um carro de interesse estacionado em shoppings, supermercados e estacionamentos públicos, os ladrões escondem as tags de rastreamento no carro, normalmente em tomadas para reboque, capas de estepe ou até mesmo na portinhola de combustível, e usam o localizador para descobrir o endereço dos proprietários. O passo seguinte, é fazer uma “visita noturna” para roubar o carro sem ser incomodado, acobertado pela escuridão noturna.
Esse tipo de crime foi relatado pela divisão de roubo de automóveis e cargas da polícia de York, na província de Ontario, Canadá. Segundo os policiais, aconteceram ao menos cinco furtos do tipo, com os dispositivos escondidos em carros de alto valor.
Infelizmente, segundo a polícia, não há muito o que fazer para se prevenir desse crime, uma vez que o carro fatalmente fica sem vigilância durante o período estacionado, que é quando os criminosos escondem o rastreador. A polícia recomendou apenas que os carros sejam inspecionados pelos proprietários ao retornar ao estacionamento e, caso encontrem os dispositivos, notifiquem as autoridades.