Existe uma teoria, conhecida de boa parte dos entusiastas, que diz que o Cayman só não é mais veloz do que o 911 porque a Porsche não quer. Desde que o cupê de motor central-traseiro foi lançado, em 2006, fãs de Porsche de todo o planeta acreditam que, com um layout teoricamente mais equilibrado — motor central, e não pendurado na traseira, o que melhora a distribuição de massas —, bastaria a dose certa de potência para que o Cayman deixasse o irmão mais velho comendo poeira.
Por isso, desde então, a Porsche faz ainda mais questão de manter o 911 sempre no topo, não medindo esforços para aprimorar seu acerto de suspensão e seus sistemas eletrônicos a fim de mantê-lo na posição de referência. Por isso, ninguém imaginava que, um dia, existiria um Cayman tão potente quanto o GT4.
O coração do esportivo é o mesmo flat-6 de 3,8 litros do 911 Carrera S. Contudo, a potência foi reduzida: enquanto o motor entregava 400 cv no 911, no Cayman são 385 cv a 7.400 rpm e 42,8 mkgf