ola pessoal do flatout muito prazer meu nome e antonio estevam tenho 25 anos e moro em sao jose dos campos/sp sou engenheiro civil mas dentro do meu coraçao sou um tarado maniaco por qualquer coisa relacionado a carros motores graxa e assemelhados que ate em certos momentos penso que cursei a engenharia errada tamanho e meu vicio [gt40 content search= track day widget= 1 ] e antes de tudo gostaria de agradecer aos votos recebidos em meu project car e aos editores por escolher meu projeto ja fazia um bom tempo que conto a trajetoria do meu carro no forum do flatout e fico muito feliz e agradecido em ser eleito e poder descreve lo detalhadamente aqui no site la contei muito do que ja foi feito mas quero aqui nos posts aprimorar o nivel de detalhamento em cada uma das etapas sim tera textos longos fotos e com um excelente nivel de detalhe e farei meu melhor para isso o nome celtanas foi devidamente adotado apos a sugestao do adenilson na inscriçao dos project cars ele teve outro project car escolhido nessa leva com seu lada samara curti muito o nome obrigado minha historia bom ha gostos que voce nasce com eles e considero a area automobilistica como um deles pois meus pais nunca gostaram de carros e nunca tiveram vontade de ter um veiculo entao nao posso dizer que houve qualquer influencia na minha infancia ou historias marcantes de passeio com eles e demorou muito ate que minha familia comprasse um verao logo abaixo ate quem eu menos esperava ao longo do tempo e convivencia com minhas dores de cabeça aprendeu o gosto de reparar/fuçar seu proprio carro meu pai na minha infancia uma das cenas mais memoraveis foi quando vi pela primeira vez em 1999 um vectra cd 2 0 16v na cor prata estacionado na escola depois de alguns anos pelo meu pai descobri que era de um professor mais abastado e aposentado que lecionava la para uma criança que nao entendia absolutamente nada de carros ver uma maquina diferenciada daquelas foi diferente que via apenas gol e uno estacionados no dia a dia nao conseguia entender que eram aqueles circulos enormes nas rodas os discos de freio preenchendo totalmente as rodas aro 15 usadas por ele que por coincidencia e exatamente o mesmo sistema de freio que utilizo em meu carro hoje nao acredito que esse carro desde a primeira vez que o vi ate hoje prende a minha atençao nessa epoca nunca fui muito de curtir filmes referente a carros sim fui assistir velozes e furiosos e companhia limitada bem depois de lançados pensar em ler revistas sobre automoveis ou procurar saber algo mais foi um gosto que veio aparecer bem tarde nao havia ainda despertado o incentivo necessario para isso o incentivo mesmo veio quando meu pai comprou o primeiro carro com 14 anos em 2006 um corsa sedan 1999 basico tao manco que meu pai nao suportou ficar 2 meses com ele sim isso e serio acabei ficando tao fissurado que ate rodas para ele havia conseguido com um amigo meu que trabalhava comigo do astra sport em aro 15 ja trabalhava na epoca e nao foi complicado conseguir comprar sim foi extremamente frustrante isso; mas foi a sementinha que foi plantada [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 182218 182219 ] nao tenho fotos dessa epoca infelizmente perdi mas e a mesma cor esquerda e a mesma roda direita ate que ficou uma combinaçao bonita para um leigo na epoca depois desse ocorrido fiquei literalmente fissurado queria saber cada vez mais e mais sobre carros/motores e o que desse na cabeça li e absorvi muito conteudo de sites e foruns existentes na epoca nas horas vagas do meu trabalho lembrem se o ano era 2006 nao havia todo esse material e conteudo como temos hoje e internet nao era tao comum e popular como e agora e para a minha leitura nao tinha uma preferencia por modelo ou marca qualquer coisa que envolvia um veiculo eu queria conhecer o projeto e saber e segui assim lendo estudando e conhecendo ate chegar aos 18 anos onde finalmente poderia conseguir minha habilitaçao setembro/2010 lembro que foi ate engraçado dia 6 era meu aniversario dia 7 feriado de independencia e dia 8 as 08 00 da manha ja estava plantado na porta do cfc para dar entrada na minha cnh e meus pais sem entender nada porque estava tao ansioso assim para isso para eles isso que tenho ate hoje nao e normal pensa na felicidade da pessoa assim que pegou a habilitaçao nesse meio tempo meu pai comprou outro carro um vw gol star 1 6 1998 ficou praticamente sete anos conosco de maio/2010 ate março/2017 foi o carro no qual aprendi a dirigir e tive as primeiras e grandes dores de cabeça mecanica a descobrir mecanicos safados e picaretas e começar a aprender a fazer tudo com minhas proprias maos nao e um carro no qual morri de amores e ter aquela paixonite de nunca querer desapegar dele mas pude aprender bastante e colocar em pratica a teoria que aprendi na minha leitura sendo uma boa escola foi mantido praticamente original salvo pequenos upgrades na sua motorizaçao deslocamento aumentado para 1869 cm³ diametro e curso de 83 x 86 4 mm comando vw 027 7 coletor de escapamento refeito e outros pormenores e instalaçao/melhorias em seus acessorios que nao vieram de fabrica [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 182221 182222 ] espero que seu atual proprietario faça bom uso dele foi muito bem cuidado enquanto esteve em nossas maos minha e do meu pai a escolha do meu proprio carro em 2012 apos conseguir um emprego estavel quis a minha independencia nao estava mais a fim de dividir o carro com meu pai e gostaria de ter um carro que fosse meu e o carro infelizmente nessa epoca nao tinha ar condicionado fazia muita falta nos dias quentes/fornalha/visao do inferno que ocorre aqui na cidade a principio estava na procura de um carro seminovo integro que nao demandasse tamanha atençao na parte mecanica e de funilaria com defeitos graves nao procurava um modelo ou versao especifica e sim algo que atendesse meu bolso meu teto era de ate r$ 30 000 00 entao olhei uma variedade grande de carros desde palio 1 8 corsa c astra vectra ate drogas mais violentas como brava/marea quem sabe um dia mas infelizmente nenhum acabou me agradando nessa procura sempre tinha defeitos ou problemas que para mim desabonavam muito e principalmente donos e lojas desonestas desisti da busca aqui vale um parentese na busca de um veiculo seminovo sempre ha algo para fazer algum problema ou defeito que e necessario verificar nao tem jeito o que me deixou mais puto e a falta de honestidade existente nesse ramo com os proprietarios/revendas querendo esconder os problemas ou ainda pior fazer maquiagem para disfarça los poxa voce esta la e algo delicado a escolha de um veiculo e ainda com o vendedor/dono achando que esta fazendo um favor ao deixar voce verificar o carro em busca de problemas sinto muito meu dinheiro nao da em arvore diante disso no fim de 2012 fui pesquisar veiculos 0 km nessa faixa de valores nao haviam tantas escolhas teria que ser um veiculo popular nessa escolha havia o renault clio ford ka e o chevrolet celta acabei descartando o clio pois sabia que ele havia sido bem capado ao longo dos anos e a reestilizaçao que ele sofreu terminou de matar o carro quase fechei no ford ka estava bem tentado na versao sport 1 6 sabia do potencial que ele tinha ainda mais vindo com o motor 1 6 de fabrica mas algumas coisas acabaram matando para mim ser somente 2 portas nunca curti e nao ligo para essa questao que parece ser mais esportivo assim ; extremamente adesivado nessa versao melhor e a discriçao ser bem sleeper ; gosto pessoal mas o visual dele analisando melhor nao desceu pra mim tanto por fora quanto por dentro nao me sentia bem dentro dele e com seu interior; atendimento terrivel dos distribuidores ford parecia que estava esmolando informaçoes e atendimento na concessionaria e nao foi em apenas uma que fui conhecer o veiculo acho que isso terminou de assinar a sentença quase foi voce hein quase nisso sobrou o celta sempre soube que ele e um corsa b piorado que foi concebido para ser uma versao de baixo custo e concorrer com o fiat uno mas foi sendo melhorado ao longo dos anos pelo menos mas nisso voce herda inumeros projetos ja feitos para o corsa b inclusive da linhagem gsi tanto aqui no brasil quanto fora havia pesquisado exaustivamente em 2006 o que poderia ser feito com ele quando ainda meu pai possuia o corsa sedan para motores havia 1 0 turbo swap para 1 4/1 6/1 8 bloco familia 1 e 2 0/2 2 e o novissimo 2 4 para a epoca sendo esses blocos familia 2 tanto 8 quanto 16v ate v6 baseados nos motores do vectra/calibra existem na gringa ha diversos setups de suspensao e freios peças melhores oem que poderiam ser utilizadas plug and play veremos adiante que nem sempre isso e 100% verdade ou seja era o paraiso e de quebra o visual dele e leves melhorias que a gm fez na versao g3 do celta me agradavam muito e bem no dia 18 de janeiro de 2013 finalmente tinha o meu carro obrigado pai por me ajudar com seu nome no financiamento [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 182227 182226 ] eu tambem na foto so uns 15 kg mais magro e mais feio em 2013 a versao escolhida foi a lt 2012/2013 na cor preta com conjunto de opcionais r9l mais completa que havia na epoca com ar condicionado direçao hidraulica e vidros eletricos nas portas dianteiras resumo chevrolet celta como sabemos o celta foi a resposta da chevrolet no final dos anos 2000 para concorrer em valor e vendas com o fiat uno e ser o carro mais barato do mercado era basicamente um corsa b wind simplificado e otimizado para custar menos houve basicamente desde seu lançamento ate sua descontinuaçao em 2015 algumas melhorias ao longo dos anos demoradas mas bem vindas acabamento espartano e comigo mesmo so faltava ter pneus e volante como opcional tambem desde melhores motorizaçoes 1 4 somente gasolina de 2003 ate alguns g2 em 2007 opcionais os primeiros modelos nem direçao hidraulica ou ar condicionado eram oferecidos sequer como opcionais para se ter ideia ate a incorporaçao do abs e air bag por obrigaçao da legislaçao infelizmente e sutil melhora nos acabamentos externos e internos vindo do finado prisma em 2014 para mim os modelos recomendados sao as versoes de 2012 para frente as ditas g3 baseando se no excentrico agile no qual sao derivados em plataforma e na mudança global que a gm teve houve leves mudanças nos acabamentos externos farois escurecidos e novo para choque dianteiro e internos que em minha opiniao melhorou muito com um painel de instrumentos melhor e mais legivel e seletores de ventilaçao e a/c melhorados mas as melhores mudanças foram principalmente no isolamento acustico utilizaçao de manta na parede corta fogo e maior quantidade de materiais de isolamento no interior e eliminaçao de componentes problematicos abafador intermediario foi retirado resolvendo um problema cronico dele viver pegando nos dejetos viarios lombadas mesmo na altura original [gallery link= file ids= 182230 182231 182232 ] celta g1 2000 2006 g2 2007 2011 e g3 2012 2015 desde 2009 ate sua descontinuaçao vem de fabrica com seu pacato motor familia 1 vhc e de 999 cm³ ou n10yfh para os intimos tem 78 cavalos furiosos no alcool @ 6400 rpm e 9 7 kgf m de torque @ 5200 rpm e injeçao eletronica que passou a ser sequencial nos modelos 2010/2011 e seu cambio mais curto que coice de porco f17 mhr que embora deixe ele bem agil e muito desconfortavel em uso em rodovias fazer 4400 rpm a 120 km/h nao e coisa de deus poderia ser usado as mesmas relaçoes de cambio dos finados corsa b efi/mpfi que teriam melhor uso sem perdas no dia a dia por isso ver apenas numeros isoladamente nao se determina nada veja como o torque vem linear ate proximo ao corte torque/potencia neste caso medidos na gasolina fonte oficina brasil mas como sera que ficaria esse mesmo carro e seu peso pena de 910 kg em ordem de marcha com um motor com 36 cv a mais de potencia 114 cv @ 5600 rpm e 8 kgf m de torque 17 7 kgf m @ 2800 rpm que sao as especificaçoes oem do motor x18xf ou n18xfh codigo do motor apos 2009 bloco familia 1 1 8 1796 cm³ que vieram nos corsa/montana/meriva 1 8 a partir de 2006 junte isso com cambio freios e suspensao devidamente dimensionadas para sua nova potencia eis que surge o projeto celta lt 1 8 vulgo celtanas curvas de torque/potencia do motor familia 1 1 8 oem fonte best cars web site peso favoravel e uma razoavel distribuiçao deste a fonte da diversao para incomodar carros com motores maiores ou muito maiores idealizaçao do project car agora com o carro comprado fiz o planejamento do que e como poderia ser feito o projeto nao havia pensado nisso 100% antes da compra de verdade acaba sendo meu jeito de ser nao consigo planejar tao a frente a ideia de um projeto sem ter algo palpavel em maos que nesse caso e o carro alguns projetos inspiradores foram o do daniel proprietario da home garage nunca o conheci mas aqui vai meu agradecimento que montou o motor c20xe no corsa b e o restante do seu carro na propria garagem me motivou totalmente a fazer o mesmo ; o raphael montemor forum preparados que fez seu corsa c 1 8 turbo com os freios a disco nas quatro rodas que encheu meus olhos ao ver isso e vi que era possivel fazer o mesmo e porque nao ainda melhor e o leonardo perez com seu project car #12 e seu corsa b de pista inspirando principalmente a nao desistir mesmo quando tudo parece dar errado e que de vez em quando enchia a paciencia dele com perguntas no whatsapp ha sim outros projetos acabei lendo tantos na minha vida que ate perdi a conta e acaba sendo impossivel lembrar de todos agora [gallery link= file ids= 182236 182238 182237 ] no planejamento a base era utilizar o maximo possivel de peças de prateleira gm evitando grandes adaptaçoes que demandariam maiores custos e tempo nos proximos posts verao que nem sempre isso e possivel mas se o resultado e compensador faremos exceçoes e principalmente evitar o principal motivo que causa desanimo e desistencia em muitos projetos carro parado alguns upgrades sao totalmente plug and play outros nem tao plug and play assim ja instalar esse kit deu um trabalho monstro do cara*** mas deu certo com isso e importante ter tudo que e necessario na mao com procedimentos e como sera feito prazo estimado tentando assim evitar ao maximo imprevistos e aumento de custos e outro parentese se quer algo barato e bem feito tem que ser tu mesmo a colocar a mao na massa infelizmente entristece muito entrar no site e ver project cars prejudicados por mecanicos/funileiros/etc que nao respeitam procedimentos e principalmente os prazos combinados de conclusao a vida como um todo e assim nao somente para nossos amados project cars sendo assim porque nao desenvolver o conhecimento adquirido e ter pratica junto com as melhorias no carro quer coisa melhor ter a sua evoluçao junto com seu carro no proximo capitulo contarei como começou os primeiros upgrades o que foi feito e os detalhes da suspensao e freios utilizados e como ate itens planejados nao sao isentos de problemas ate breve [youtube id= hn npgog1sk width= 620 height= 350 ] e uma pequena amostra da aceleraçao logo apos o swap por antonio estevam project cars #473
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