a setima arte ja contribuiu bastante para entreter os entusiastas — seja com classicos como bullitt blockbusters como a interminavel saga velozes e furiosos franquias consagradas como mad max ou lançamentos recentes como drive e rush no limite da emoçao no entanto milhoes de fas de carros e cinema concordam que um dos maiores filmes automotivos ja feitos nao e uma super produçao hollywoodiana mas um curta metragem feito apenas com um carro uma camera e muita sensibilidade cetait un rendez vous classico frances de 1976 e surpreendente o quanto ha para falar de um curta metragem de pouco mais de oito minutos mas para se ter uma ideia as criticas sao impecaveis jeremy clarkson ja disse que e o melhor filme de perseguiçao do mundo — melhor ate mesmo do que o proprio bullitt — mesmo que nao seja uma perseguiçao e um filme minimalista as ruas de paris com seus carros pessoas e belas construçoes sao tomadas pelo ronco incontrolavel de uma ferrari 275 gtb por volta das 5 30 da manha da para ver que o motorista sabe se virar ao volante de um carro rapido com um ronco destes a centimetros dos ouvidos em plena decada de 1970 — quando crianças viajavam de pe no chiqueirinho dos fuscas e cintos de segurança eram considerados muito mais uma incomoda sugestao do que um equipamento fundamental para se manter vivo — daria para entender se o dono da ferrari quisesse apenas aproveitar o transito menos intenso das primeiras horas da manha para curtir seu esportivo italiano ele dirige na contramao desvia de veiculos vindos no sentido contrario fura sinais vermelhos e percorre vias de mao unica pelo lado errado claro e um perigo mas tambem e ficçao nao sejamos moralistas de um jeito feio e falso — a gente nao faria isto e nem recomenda que seja feito mas nao vamos deixar de apreciar esta bela obra cinematografica que em 2016 completa 40 anos apague a luz arranje um bom par de fones de ouvido e apenas assista [vimeo id= 114616900 width= 620 height= 350 ] era um encontro e o que significa o titulo do filme e era mesmo o motorista dirige alucinadamente enquanto vemos monumentos historicos como arco do triunfo o famoso teatro palais garnier e a praça da concordia com seu obelisco nao faltam ocasioes em que uma tragedia parece prestes a acontecer e a gente começa a se perguntar o motivo de tanta urgencia era um encontro e quando ja esta quase amanhecendo a ferrari estaciona em frente a um passeio com a basilica do sagrado coraçao de paris ao fundo uma garota loira vem subindo as escadas e o motorista apressado vai ate ela os dois se abraçam era um encontro agora estamos falando de uma obra de ficçao e isto significa que nem tudo e como parece na tela primeiro — talvez voce ja saiba disso mas nao custa relembrar — o carro nao era uma ferrari 275gtb claro o ronco que se ouve e do v12 de 3 3 litros e quase 300 cv do esportivo italiano reduzindo marchas da ate para escutar o punta tacco as vezes e acelerando a ate mais de 200 km/h em determinados momentos mas o carro que percorreu loucamente as ruas de paris em 1976 era outro um mercedes benz 450sel 6 9 bem mais macio que uma ferrari o sleeper alemao ja apareceu aqui no flatout quando fizemos uma lista com os melhores sedas esportivos de todos os tempos seu motor v8 m100 de 6 9 litros — derivado daquele usado na limusine ultra luxuosa 600 grosser — desenvolvia 290 cv e 55 9 mkgf de torque aliado a uma caixa automatica de tres marchas o v8 era capaz de levar o grande seda de quase duas toneladas aos 100 km/h em apenas sete segundos o que e uma bela marca para um carro enorme lançado em 1975 alias isso significa que o merc havia acabado de ser lançado quando c etait foi gravado e era mais do que habilitado para interpretar uma ferrari na telona a proposito a ferrari que cedeu a voz para o filme pertencia ao proprio diretor claude lelouch assim como climb dance c etait un rendes vouz faz parte do genero cinema verite que como o nome diz consiste em documentar a realidade de forma artistica e provocadora fazendo uso de angulos ousados trilha sonora envolvente e pouco ou nenhum dialogo no making of abaixo lelouch explica um pouco sobre o processo de filmagem do curta e esclarece alguns misterios [youtube id= ldxfvtvlycm width= 620 height= 350 ] o video tem legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente pelo youtube foi o proprio diretor quem dirigiu o carro como voce deve ter suspeitado tudo foi feito de forma independente e para quem nao notava a camera enorme no para choque do carro olha so como as gopro de antigamente eram grandes se tratava apenas de um maluco acelerando um mercedes as 5 30 da manha no centro de paris dois amigos de lelouch se posicionaram nos pontos mais criticos do trajeto para avisar lelouch pelo radio caso ele precisasse reduzir a velocidade so que os radios nao funcionaram e em um golpe de sorte todos sairam inteiros da produçao e quem e a garota a atriz gunilla friden que na epoca era namorada de lelouch e recebeu apenas a instruçao de esperar na basilica e aparecer quando ele chegasse era mesmo um encontro c etait un rendez vous atravessou decadas um tanto desconhecido pelo grande publico isto mudou em 2003 quando o documentarista richard symons conseguiu convencer lelouch a recuperar o filme de 35mm cuja capacidade de armazenamento foi o que limitou a duraçao do curta e remasterizar a obra e permitir que a companhia de symons a spirit level films a distribuisse em dvd pouco depois a banda escocesa snow patrol pediu permissao a spirit level para utilizar imagens de c etait un rendez vous no clipe de open your eyes single do album eyes open lançado em maio de 2006 [youtube id= fk1q9y6vvy0 width= 620 height= 350 ] foi a primeira vez que lelouch permitiu que trechos de sua obra fossem usados comercialmente o que acabou apresentando o famoso curta metragem a toda uma nova geraçao por sorte agora vivemos na era da internet e todos podem ter acesso a verdadeiras obras de arte automotivas como esta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.