muscle car nao faz curva e uma frase tao batida que de vez em quando escapa ate mesmo quando nao se esta falando de carros sera que vai chover hoje o seu amigo pergunta e voce responde sei la mas uma coisa eu sei muscle car nao faz curva e o seu amigo vai responder pode crer mas na real voces dois estao errados porque ja faz um tempo que isto nao e verdade e agora o novo chevrolet camaro zl1 1le devera finalmente sepultar esse cliche a versao hardcore do muscle car e capaz de cumprir uma volta em nurburgring em 7 16 uma marca baixissima mas como a gente se acostumou com a ideia de que muscle cars nao fazem curva por que quando eles surgiram em meados da decada de 60 a intençao nao era mesmo fazer curvas era vender aos jovens carros bonitoes e estilosos que fossem capazes de vencer corridas de arrancada e pegas de semaforo por um preço bacana por isto eles eram feitos sobre plataformas de carros mais mansos como o ford falcon que deu origem ao mustang por exemplo e ganhavam motores v8 maiores e mais potentes mas conservavam caracteristicas basicas do projeto como a suspensao a maioria dos automoveis de motor dianteiro e traçao traseira usava eixo rigido nas rodas de tras era uma soluçao barata e robusta e foi aproveitada tambem por virtualmente todos os muscle cars das antigas so que nas curvas este tipo de suspensao nao e a mais eficiente como as rodas estao sempre ligadas uma a outra quando uma delas sobe a outra desce com isto o carro rola mais a area de contato dos pneus com o chao e alterada e o resultado e um aproveitamento pior da aderencia e da traçao nas curvas nao foi a toa portanto que antes mesmo da virada da decada de 70 a ford ja experimentava um sistema de suspensao traseira independente no mustang e ao longo dos anos diversas empresas aftermarket criaram esquemas prontos nao so para o mustang mas tambem para o chevrolet camaro o dodge challenger o plymouth barracuda o pontiac firebird agora de fabrica um dos primeiros dos muscle cars modernos a adotar o arranjo de fabrica foi o chevrolet camaro de quinta geraçao lançado em 2010 somente apos o dodge challenger 2008 que ja chegou com uma suspensao multilink derivada dos mercedes classe e w211 o mustang foi o ultimo adotando o layout somente na atual geraçao a plataforma mais moderna do camaro da geraçao passada compartilhada com o excelente cadillac cts v provava que um esportivo americano pesadao e esteticamente exagerado podia ser um monstro na pista ele sempre sera o bumblebee dos transformers ou pior o camaro amarelo daquela musica insuportavel mas foi com o camaro de quinta geraçao que as lendarias versoes z/28 e zl1 vontaram a significar alguma coisa truques como suspensao magnetica aerodinamica retrabalhada alivio de peso e um motor supercharged de quase 600 cv tornaram o muscle car surpreendente na pista mas o que e bom sempre pode melhorar e quando a sexta geraçao do camaro foi lançada pudemos ver na pratica que a chevrolet conseguiu refinar ainda mais o pacote nos andamos nele logo depois do lançamento e ficamos impressionados com a evoluçao [youtube id= _h11i0a28rs width= 620 height= 350 ] o camaro ficou menor mais leve mais aerodinamico e como disse o juliano barata na epoca mais europeu do que nunca mas sem perder o bom e velho temperamento de muscle car a nova plataforma foi modificada para ficar mais coesa os balanços diminuiram para combater a inercia polar e ate mesmo o interior ganhou mais luxo e melhor acabamento mas o coraçao do camaro ainda e seu motor v8 que leva a força para as rodas de tras no caso do camaro zl1 a versao mais nervosa de todas o motor e um v8 lt4 supercharged de 6 2 litros com 660 cv a 6 400 rpm e 89 8 mkgf de torque a 3 600 rpm o cambio e manual de seis marchas yeah o pacote 1le adiciona um novo kit aerodinamico que inclui uma asa traseira de fibra de carbono defletores de ar e aletas no para choque dianteiros que ajudam a produzir mais downforce e melhorar a aderencia e a aerodinamica; alem de novos amortecedores nas quatro rodas com ajuste de altura independente; rodas exclusivas com uma polegada a mais na largura; e pneus goodyear eagle f1 supercar 3r com banda de 325 mm na traseira como ja comentamos na epoca do lançamento do zl1 1le ha mais ou menos quatro meses com isto o muscle car consegue gerar 1 1 g de aceleraçao lateral — marca superior a do corvette c6 zr1 e 0 1 g abaixo do atual corvette z06 e isto na pratica quer dizer um carro ainda mais veloz veloz quanto veloz a ponto de conseguir virar 7 16 04 em nurburgring nordschleife com onboard para provar [youtube id= t4zsivpvmaw width= 620 height= 350 ] sabe o que isto quer dizer que excluidos supercarros de motor central traseiro o camaro zl1 1le so nao e mais rapido que o nissan gt r nismo 7 08 o mercedes amg gt r 7 10 o dodge viper srt 10 acr 7 12 o porsche 911 gt3 tambem 7 12 e o lexus lfa equipado com o nurburgring package 7 14 o antigo porsche 911 gt2 rs que tinha um flat six biturbo de 620 cv virou 7 18 no circuito alemao e olha so o gt r nismo e um superesportivo japones com traçao integral e uma programaçao complexa para lidar com tudo; o viper acr tem dois cilindros a mais e e mais leve e o lexus lfa idem; o mercedes amg gt r e a interpretaçao mais extrema de um grand tourer classico europeu a venda no mercado hoje alem de ser mais potente aerodinamico e ter um eixo traseiro esterçante; e o porsche 911 gt3 e bem o porsche 911 gt3 e um cupe americano de us$ 70 000 com cambio manual anda praticamente junto com todos eles em um dos circuitos mais desafiadores do mundo o tempo do zl1 1le faz dele o camaro mais rapido de nurburgring o recorde anterior era do zl1 comum que leva 13 56 segundos a mais para cumprir uma volta por la ou seja 7 29 6 tem noçao do que e isto a chevrolet diz que ajustou a suspensao para o melhor desempenho possivel na pista mas que fora isto o carro usado no teste e identico ao que e vendido nas concessionarias o que inclui os pneus goodyear eagle f1 supercar 3r o camaro ficou mais rapido que o corvette que e quase 100 kg mais leve o camaro zl1 1le pesa 1 743 kg o corvette z06 pesa 1 641 kg e esta pode ser uma das razoes pelas quais a chevrolet tenha resolvido dar um motor central traseiro a proxima geraçao e ele custa bem menos que o amg gt r por exemplo o alemao sai por us$ 112 mil ou us$ 42 000 a mais que o muscle car os detratores podem ate criticar do acabamento mais simples o motor com tecnologias do seculo passado ou ate do emblema identico ao de um celta mas nada disso mudara o fato de que nenhum outro carro entrega tal desempenho pela mesma quantidade de dinheiro que este muscle car saido de uma linha de produçao em serie e o legitimo heroi da classe trabalhadora
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