estamos de volta com mais uma ediçao do nosso best of project cars quando relembramos os projetos concluidos do project cars do flatout nesta segunda feira vamos rever a historia da caravan v8 do alexandre garcia — nao aquele da tv o outro mais conhecido por seus swaps e receitas de v8 em opalas o inicio esta historia começa nos idos de 1987 quando o pai de alexandre comprou uma caravan quatro cilindros para transportar as coisas de seu sitio no interior do rio de janeiro alexandre se apaixonou pelo carro a primeira vista mesmo tendo um dart 1976 e acabou usando a caravan para carregar as coisas de sua mudança para sorocaba onde começaria em um novo emprego o problema e que no meio do caminho tinha transito parado e ao volante da caravan um alexandre distraido pela mudança de ares que teria pela frente resultado mesmo desviando dos carros a caravan acabou machucada ao chegar em casa o dono do carro nem deu bola seu pai mandou que a vendesse para o ferro velho afinal ela ja tinha cumprido sua missao como transportadora de tralhas do sitio mas alexandre felizmente achou que a caravan merecia um futuro mais digno e logo começou a reparar a perua no dia de sua mudança o carro ficou pronto e ele foi devolvido do jeito que estava antes a viagem de mudança foi feita em seu dodge dart 76 chegando em sorocaba alexandre tratou de encontrar um motor 250 um radiador para o motor de seis cilindros e um diferencial dana voce ja sabe onde isso vai parar nao e mesmo quinze dias depois de chegar em sao paulo alexandre foi de onibus para o rio de janeiro pegou a caravan e voltou para sorocaba no chao de sua propria garagem alexandre o quatro pelo seis algo que facilitou muito o trajeto entre as duas cidades ate ai contudo o carro ainda era de seu pai a mudança definitiva da perua aconteceu somente no natal de 1988 quando seu pai entregou um envelope de presente contendo o dut da perua assinado e pronto para transferencia imagine voce ganhar uma caravan 4100 1976 em 1988 eram so 12 anos — e a caravan ainda estava em produçao baita presente mas sempre que abria o capo alexandre nao podia deixar de notar que havia espaço para mais cilindros ali dentro e voce mais uma vez ja percebeu onde isto vai parar a chegada do v8 a ideia de colocar um v8 na caravan veio em 1989 em 1990 as coisas mudaram radicalmente no brasil importaçoes e viagens ao exterior ficaram muito mais faceis alexandre aproveitou para conhecer os eua e trazer um punhado de peças para o swap no ano seguinte o 4 100 foi retirado do cofre e trocado por um v8 283 que deu lugar a um 350 em seu impala com a grana do seis em linha alexandre trouxe mais peças para o swap depois do 283 veio um 307 que mais tarde alexandre descobriu estar com o bloco rachado nesta mesma epoca um amigo de alexandre no rio de janeiro estava com um v8 350 sobrando era de um camaro que acabou destruido em um acidente por aquelas bandas era o motor perfeito alexandre arrematou o motor desmontou o 350 do impala e reconstruiu os dois juntos na reconstruçao foram usados pistoes forjados trw de cabeça plana comando mecanico iskenderian z25 coletores tubulares edelbrock dos anos 1960 coletor edelbrock torker e um carburador holley 700 dp com essa configuraçao o motor na caravan ficou muito bom mesmo segundo as palavras do proprio alexandre o carro era usado regularmente todos os bugs e probleminhas que geralmente aparecem em swaps estavam corrigidos quando do nada a porca borboleta que fechava a caixa do filtro de ar se soltou e o filtro ficou batendo no prisioneiro do carburador que se soltou e caiu dentro do motor mais uma vez voce ja sabe o que aconteceu um dos cilindros foi para o espaço por sorte o reparo foi facil uma camisa de opala quatro cilindros um pistao avulso e pronto back in the game na remontagem o v8 ganhou uma bomba de oleo de maior volume que funciona ate hoje os ultimos acertos a caravan v8 passou dez anos com esse setup ainda mantendo o cambio original a nova fase do carro começou em 2000 quando alexandre mudou para brasilia/df no caminhao foi um diferencial dana 44 de maverick um blocante de ford f 1000 uma carcaça de eixo braseixos com um diferencial quebrado de opala uma luva deslizante de camaro 68 e um carda completo de maverick v8 com o conjunto alexandre montou o novo eixo traseiro com bloqueio do diferencial tornando o carro mais docil seguro e robusto o cambio continuou o mesmo do opala seis cilindros original que era leve e suportava numa boa o torque do v8 preparado a troca de cor e a conclusao do projeto alexandre nunca gostou muito da cor original da perua verde ouro metalico ela queimava com facilidade e era dificil de retocar por isso um dia alexandre decidiu mudar pra valer e pintou o carro de super verde uma pintura solida e mais facil de trabalhar depois da pintura veio um jogo de rodas palito de 14 polegadas com tala 6 na dianteira e 14x7 na traseira com o carro pronto project cars nunca ficam prontos alexandre ate arriscou algumas puxadas na drag strip como mostra esta foto do dragster brasil a caravan correu na categoria desafio e deu trabalho para a molecada que achou que seria facil bater o velho barbudo com a caravan velha como disse o proprio alexandre atualmente carro esta praticamente pronto tudo funciona como deve o visual esta como alexandre gostaria e afinal e uma caravan v8 mas ainda ha algo a fazer em um futuro proximo alexandre quer substituir os cabeçotes originais por novos de aluminio que ja estao comprados e guardados tambem ha planos para trocar a bomba d agua original por uma nova de aluminio e o comando de valvulas old school da iskenderian por algo mais moderno e amigavel mas enquanto isso nao acontece a caravan v8 segue acelerando por ai como vem sendo desde aquele distante 1987 nao deixe de reler o projeto em detalhes parte 1 a historia da caravan parte 2 a chegada do motor v8 parte 3 a ultima etapa
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