prezados gearheads desculpem o atraso de quase dois anos no envio dessa postagem o resto de 2016 foi um ano conturbado profissional e pessoalmente para mim e 2017 seguiu igual com desemprego novamente dificuldades financeiras e familiares [gt40 content search= chevette widget= 1 title= mais chevettes no gt40 ] segue abaixo a quinta postagem do meu project cars #238 para quem nao ainda nao viu a primeira segunda terceira e quarta postagem e so clicar aqui aqui aqui e aqui com o motor montado testado em viagem e devidamente amaciado combinei o dia e hora com meu preparador paulo chinho da oficina promaster race team e fomos ao dinamometro em abril de 2015 vamos descobrir se atingi meu objetivo de 350 cv no motor com ate 2 bar de pressao de turbo infelizmente nao foi dessa vez com 2 0 bar de pressao de turbo conseguimos na melhor mediçao a potencia de 282 cv a 5 623 rpm e torque de 36 66 kgfm a 5 466 rpm lembrando que esses valores foram medidos na roda esse dinamometro faz um calculo de perdas nas rodas e estimou a potencia e torque no motor em 296 cv e 38 4 kgfm o que daria uma perda na transmissao de 14 cv e 1 8 kgfm cerca de 5% apenas o que nao acho coerente em uma transmissao manual com eixo carda e eixo traseiro rigido acharia mais coerente um calculo estimado para o motor com perdas de uns 15% que dariam entao algo em torno de 310 320 cv e 40 kgfm no motor tentamos aumentar a pressao de turbo para 2 3 bar para ver se atingiria os 350 cvs no motor algo em torno de 310 cv nas rodas porem ao ajustarmos o famoso parafuso da alegria da valvula de alivio a pressao quase nao aumentou na puxada seguinte no dinamometro vieram 2 1 bar e mesmo apos lacrarmos a valvula de alivio arriscado fazer isso vai que enchesse uns 4 bar nao passou de 2 25 bar e a turbina começou a fazer um barulho estranho como uma vibraçao durante a puxada no dinamometro pelas medidas dessa turbina num motor 1 6 ela deveria encher uns 3 bar de turbo com certeza entao encerramos os testes/mediçoes e chegamos a conclusao de que a turbina devia estar desbalanceada ou algum outro problema que impediu dela gerar mais pressao o que fazer agora entao ao analisar com calma o grafico notamos que especialmente o torque maximo no motor veio em tardios 5 400 rpm praticamente na mesma rotaçao de potencia maxima que veio aos 5600 rpm o que deixa o motor pouquissimo elastico o que seria ruim em um trackday onde as retomadas de velocidade seriam lentas por conta da falta de torque em baixas e medias rotaçoes portanto decidimos trocar a turbina para antecipar a rotaçao de torque e potencia maximos vendi essa turbina masterpower 802320 linha antiga por baratos r$ 400 para um amigo colocar em chevette com motor ap 2 0 onde ele encheria apenas 1 bar deixei ele ciente do que aconteceu e ele quis mesmo assim e ta rodando com ela ate hoje para antecipar o torque maximo precisariamos de uma turbina com um eixo onde passam os gases do escapamento com diametro de saida exducer ou exd menor pois assim gera um pouco mais de contrapressao no escapamento e com um rotor onde capta o ar atmosferico para pressurizar com diametro de entrada inducer ou ind pouco menor tambem para ajudar nessa missao pensei em investir um pouco mais e buscar uma turbina roletada com essas caracteristicas afinal os rolamentos no lugar dos mancais das turbinas com certeza diminuiriam o turbo lag tambem pesquisei um pouco e cheguei no modelo gt2560r da garrett indicada para motores 1 6 ate 2 5 conforme catalogo da garrett abaixo pelo meu preparador o paulo chinho colocariamos uma r474 da master power o tal turbo da categoria dtc da arrancada nacional onde tem muitos chevettes que usam ela porem quis fazer diferente e ate outubro de 2015 juntei dinheiro pesquisei e achei uma gt2560r semi nova no mercado livre apos negociar o preço comprei por r$ 3 000 onde uma nova seria algo em torno de r$ 4 000 00 a turbina viria com o caracol/caixa quente original da garret com pe t2 e meu coletor de escape e para pe t3 comprei sabendo disso portanto fui ate a retifica de turbinas boostertech empresa parceira do clube chevetteiros curitiba e o flavio proprietario conseguiu um caracol pe t3 para essa turbina tambem ja fui pensando e providenciando os itens necessarios para ligar a refrigeraçao a agua que essas turbinas roletadas tem entao mandei confeccionar mangueiras e comprei os niples necessarios onde liguei a circulaçao de agua na turbina no circuito do radiador do ar quente original do chevette quando a turbina chegou notei que o eixo dela pareceu pequeno demais e ao medir com um paquimetro as medidas de eixo e rotor constatei que infelizmente tinha cometido um equivoco ao escolher essa turbina e por uma falha minha na interpretaçao dos dados dela no catalogo da garrett ela indica um rotor de 46 5mm de diametro de entrada inducer whl dia menor que os 52 5 mm da turbina anterior e era isso mesmo que queriamos porem o problema maior foi na informaçao das medidas do diametro de saida do eixo exducer whl dia onde a turbina antiga tinha 49 5mm de diametro de saida e a nova na tabela trouxe a informaçao do diametro de entrada whl dia onde eu achei que era o diametro de saida ao medir esse diametro de saida constatei que tinha apenas 42mm atualmente ao consultar na internet essa informaçao consta em catalogo que raiva mas nao era isso que eu queria um eixo de diametro de saida menor sim mas na pratica nao deu certo ja explicarei adiante antes segue fotos da montagem da mesma eu mesmo fiz em casa turbina roletada gt2560r montada vamos andar e ver no que da realmente a turbina diminuiu o turbo lag consideravelmente enchia rapido andei com 1 2 bar durante alguns dias para me adaptar a ela e quando fomos aumentar a pressao para irmos ao dinamometro fazer a nova mediçao veio a decepçao rimou a turbina nao enchia mais do que 1 65 bar mesmo com a valvula de alivio toda fechada fomos fechando aos poucos ate fechar total e nada de vir os 2 0 bar verificamos os aerokips coletor de escape junta de escapamento e nada de errado nenhum vazamento e agora o que fazer fui andando com 1 2 bar indo nos eventos de carros antigos sempre representando o clube chevetteiros curitiba e ao mesmo tempo anunciei a turbina novamente no mercado livre e felizmente consegui vender em fevereiro de 2016 pelos mesmos r$ 3 000 00 que paguei nela pelo menos nao perdi muito dinheiro apenas o caracol quente que precisei comprar coisa e r$ 150 00 nesse meio tempo fui pensando estudando e analisando as opçoes de turbinas ja conhecidas no mercado dessa vez junto com meu preparador o chinho e chegamos em umas medidas de diametro de eixo e rotor para fazermos um teste diametro de saida do eixo em 46 mm exducer e 47mm de diametro de entrada do rotor inducer ou seja medidas praticamente iguais na saida do escapamento da turbina e da entrada de ar do rotor compressor para isso fomos ate ao flavio da retifica de turbinas boostertech aqui em curitiba/pr e conseguimos montar nessa configuraçao usando componentes das turbinas kkk com eixo de titanio encomendamos a fabricaçao/customizaçao da mesma que vai utilizar caracol quente 0 48 pulsativa e caracol frio 0 50 original do turbo kkk k24 nesse meio tempo decidimos abrir o motor pois tinha começado a estufar mangueira de agua ou seja sinal de que estava vazando compressao pela junta de cabeçote ja que desmontamos decidimos conferir a taxa de compressao do motor coisa que nao fizemos quando montamos o motor e ao buretarmos o cabeçote e o volume do bloco com o pistao em pms ponto morto superior descobrimos que o motor estava com 7 8 1 de taxa compressao o que eu achei muito baixa ao falar com o chinho ele achou que eu ja sabia disso que com essa receita de pistao powertech pino deslocado e biela fiat sevel ficava assim pois assim eram montados os chevettes de arrancada que acabam utilizando pouca taxa mas usam muita pressao de turbo em turbinas bem maiores decidi entao aumentar a taxa de compressao onde rebaixamos o cabeçote em 0 6mm e o bloco em 1 4 mm e com isso chegamos em 10 1 de taxa de compressao aproveitamos o motor aberto tambem e fizemos o’rings de vedaçao para o cabeçote onde fizemos as canaletas para os o´rings no bloco utilizamos fios de cobre nas canaletas e colocamos uma nova junta de aço de astra flex e com isso vedou perfeitamente com a turbina kkk sob medida montada mas com dificuldades financeiras fui utilizando muito pouco o chevette em 2016 pequenas saidas a eventos sem correr nenhum trackday sem acerto fino para essa turbina estava com o acerto da turbina antiga mas andando com pouca pressao e com a malha fechada da ft500 acionada se fiz 500 km com ele em 2016 foi muito em abril de 2017 apos passar por desemprego consegui me recolocar novamente no mercado e entao decidi fazer uma revisao e um trato na aparencia do cofre do motor do chevette onde comprei uma polia regulavel azul da fueltech e para combinar pintei o coletor de admissao/plenum e o caracol frio da turbina kkk de azul tambem comprei a tampa do radiador da standt com valvula de despressurizaçao segue foto feito isso levamos o chevette hacth novamente ao dinamometro dessa vez em outro dinamometro de marca servitec instalado na cwb car performance em curitiba/pr esse dinamometro esta sendo muito utilizado no brasil e o mesmo utilizado na hardgarage em sao paulo apos fazermos algumas mediçoes e o acerto fino sera que agora atingimos a meta dos 350 cv com ate 2 0 bar de pressao de turbo decidimos medir com 1 2 bar que seria uma pressao para uso civilizado e ajustamos o booster nova funçao da ft500 o boostcontroler integrado devidamente configurada para 2 0 bar achei muito bom o resultado com 1 2 bar 200 hp para quem nao sabe 1hp=1 01387 cv ou seja 203 cv nas rodas a 5 600 rpm com 28 2 kgfm nas rodas a 4 700 rpm seriam cerca de 225 230 cv no motor e uns 31 kgfm de torque no motor fora que a potencia entregue e uma mesa varia apenas de 190 cv ate 203 cv entre 5 000 rpm ate os 7 000 rpm no corte de giro o torque tambem com menos de 4 000 rpm ja tenho 20 kgfm da o pico de 28 kgfm aos 4 700 rpm e ate o corte vai caindo ate os mesmos 20 kgfm para andar no dia a dia se fosse o caso em viagem e mesmo no trackday esta otimo sempre estarei na faixa de potencia e torque durante as trocas de marcha esta bom demais com 2 0 bar conseguimos 289 hp ou seja convertendo em cv daria 293cv nas rodas aos 5 800 rpm com 39 kgfm de torque nas rodas a 5 000 rpm fora que a potencia entregue tambem e uma mesa varia apenas de 270 cv ate 293 cv entre 5 000 rpm ate os 7 000 rpm no corte de giro o torque tambem com menos de 4 000 rpm ja tenho 20 kgfm igual com 1 2 bar de turbo da o pico de 39 kgfm aos 5 000 rpm e ate o corte vai caindo ate os 30 kgfm seriam cerca de 320 330 cv no motor e uns 43 kgfm de torque no motor se estimarmos os mesmos 15% de perdas na transmissao de um carro traçao traseira com eixo carda essas mediçoes foram feitas sem o intercooler acredito que poderiamos melhorar um pouco esse numeros com o mesmo que ja esta instalado e quem sabe chegar nos 300 cv nas rodas mas estou considerando como concluido meu projectcar pois o comportamento do carro me satisfez demais nessa configuraçao onde conseguimos mais potencia com uma turbina menor e uma entrega de potencia e torque mais linear nesse caso ter 350 cv ou os 320 330 cv que tenho esta bom demais nao faria muita diferença alem do mais numeros sao apenas numeros o que vale e o sorriso na minha cara ao acelerar meu chevette codorna fazendo ela voar assim como fiz no trackday que participei em julho de 2017 e na arrancada 201 metros em abril de 2017 onde fiquei em 2° lugar na categoria 9 0 segundos ambos no aic autodromo internacional de curitiba segue link do video dessas participaçoes [youtube id= vl6r8 v1tpy width= 620 height= 350 ] gostaria de agradecer a todos meus amigos aqueles que conheço pessoalmente e tantos outros gearheads aqui do flatout que acompanharam comentaram e fizeram contato comigo via redes sociais contem comigo no que eu puder ajudar agradeço tambem aos meus amigos do clube chevetteiros curitiba do qual participo tem 14 anos que proporciona a mim e a todos os seus associados diversas oportunidades de participar de todos os tipos de eventos automotivos excursoes sempre vivendo intensamente o antigomobilismo e nossos chevettes agradeço demais tambem ao pessoal do flatout pela oportunidade de expor aqui minha historia e pela paciencia pelo atraso no envio da postagem [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] infelizmente como minha situaçao financeira ainda nao e das melhores coloquei o chevette hatch a venda inclusive estava anunciado no classificados gt40 para quem quiser continuar meu projeto que tem margem para melhorar ainda mais e andar com um chevette turbo legalizado aguardo contato quem sabe as coisas melhoram e começo um novo pc ideia nunca falta pra gente falta apenas grana e se fizer vai ser outro chevette hatch abraço a todos feliz 2018 que todos nos gearheads tenhamos saude disposiçao paciencia e condiçoes de realizarmos nossos pc por henrique murakami project cars #238 uma mensagem do flatout henrique pelo visto a demora valeu a pena project cars sao assim mesmo tudo começa bem depois parece que ele nunca ira terminar o tempo passa e de repente voce esta la curtindo e acelerando sua maquina parabens pelo projeto
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