A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Chevrolet Equinox já está a venda no Brasil, Toyota apresenta sua nova divisão esportiva, Lamborghini Huracán terá versão Squadra Corse (?) e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Chevrolet Equinox já está a venda por R$ 150.000

mm_gal_item_c2.img_resize.img_stage._3

Depois de inserir o novo Equinox em seu configurador online a Chevrolet começou a vender o modelo nesta quarta-feira (20). Por ora ele está sendo oferecido somente na versão de topo, a Premier, equipada com motor 2.0 turbo de 262 cv a 5.500 rpm e 37 mkgf a 4.500 rpm, câmbio automático de nove marchas e tração integral.

mm_gal_item_c2_4.img_resize.img_stage._1

O modelo parte de R$ 149.900 — também conhecidos como R$ 150.000 ou “150 paus” — e por esse preço o crossover vem equipado com airbags laterais e de cortina, alerta de mudança involuntária de faixa com vibração do banco do motorista, controles de tração e de estabilidade, indicador de vida útil do lubrificante do motor, monitoramento de ponto cego, de movimento na traseira do carro, de pressão dos pneus e de risco de colisão frontal; abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, base de recarga por indução para smartphones, sistema auxiliar de partida em rampa, sistema de chave presencial, teto solar panorâmico, computador de bordo com cinco funções e sistema multimídia com touchscreen de 8 polegadas com alto-falantes Bose.

 

mm_gal_item_c2_3.img_resize.img_stage._1

Embora a lista de equipamentos seja recheada, pelo preço inicial você só pode ter o Equinox na cor metálica Vermelho Glory. As outras cores — as sólidas Branco Summit e Preto Global, e as metálicas Prata Switchblade e Cinza Graphite — custam R$ 1.000 e R$ 1.700, respectivamente, o que pode levar o preço do carro para R$ 151.600. Aparentemente salgado, porém o mesmo Equinox Premier com esta lista de equipamentos sai por aproximadamente US$ 42.000 nos EUA (ou R$ 139.000) — que também recebe o modelo importado do México como o Brasil.

2018-chevrolet-equinox-interior-01

Por aqui seus concorrentes serão o Jeep Compass, a próxima geração do Honda CR-V, o Toyota RAV4 e o Hyundai New Tucson, todos na faixa dos R$ 130.000 a R$ 140.000. Como já dissemos em outras ocasiões, o Equinox está substituindo o Captiva, que era oferecido até o começo deste ano, embora ninguém mais lembrasse dele.

 

McLaren revela conceito Vision Gran Turismo

McLaren-Ultimate-Vision-GT-for-PS4-Gran-Turismo-Sport-12

Enquanto o supercarro de três lugares da McLaren não chega, a fabricante britânica revelou seu mais novo conceito: o Ultimate Vision Gran Turismo, que estará no game Gran Turismo Sport. Como praticamente todos os conceitos Vision GT, feitos para a franquia de games da Polyphony Digital, o Ultimate Vision GT não antecipa nenhum modelo futuro da marca, mas apresenta “algo que a McLaren poderia fabricar após 2030”. Se você gostou, não se anime. Se não gostou, pode ficar tranquilo. O carro jamais será produzido.

McLaren-Ultimate-Vision-GT-for-PS4-Gran-Turismo-Sport-06

Isso porque ele é impraticável para o mundo real. Seguindo a filosofia de “forma pela função”, a McLaren criou uma cabine em forma de gota praticamente sobre o eixo dianteiro, o que significa que não há espaço para as pernas do piloto ali. Para resolver isso, eles criaram um layout que o coloca de bruços (sim, deitado com a barriga para baixo) e centralizado em relação ao chassi.

McLaren-Ultimate-Vision-GT-for-PS4-Gran-Turismo-Sport-11

“O design comunica exatamente a missão e as intenções do carro: é a expressão mais avançada dos pilares e princípios de design da McLaren que já estabelecemos, porém levados para os anos 2030”, disse Rob Melville, diretor de design da McLaren. Na prática isso significa que eles fizeram um P1 com todas as loucuras que não podem fazer em um P1 de verdade.

McLaren-Ultimate-Vision-GT-for-PS4-Gran-Turismo-Sport-05

O powertrain usa o V8 4.0 biturbo do 720S combinado a um par de motores elétricos no eixo dianteiro, um para cada roda. “Usa” em sentido figurado, claro, porque o carro é meramente virtual. Com esse arranjo virtual, ele tem 1.150 cv virtuais para Gran Turismo Sport. O game será lançado em 17 de outubro exclusivamente para PlayStation 4.

 

Gazoo é a nova divisão esportiva da Toyota

toyota-gr-20170919_01_02

Há alguns anos, quando o atual CEO da Toyota, Akio Toyoda, assumiu a liderança da marca japonesa, ele começou a falar em trazer de volta o elemento passional aos carros da marca. Entusiasta a ponto de disputar duas edições das 24 Horas de Nürburgring, partiu dele a parceria com a Subaru que resultou no GT 86 e com a BMW que trará de volta o Supra.

Agora a marca dá mais um passo nessa direção esportiva. Depois do lançamento do Yaris GRMN, o primeiro hot hatch da Toyota em décadas, a marca agora anunciou que a Gazoo Racing será sua divisão esportiva, responsável pelos modelos de alta performance. A divisão terá o mesmo formato das rivais europeias, que oferecem duas linhas distintas de esportivos; uma hardcore e outra mais comportada.

No topo da linha esportiva da Toyota ficarão os modelos GRMN, equivalentes aos AMG 45/63/65, aos Audi RS, BMW M, VW R e Ford RS. Eles receberão o tratamento completo da divisão esportiva, com modificações extensas no motor, freios, suspensão, aerodinâmica, estética e acerto dinâmico.

toyota-gr-20170919_01_39

Abaixo, concorrendo com os modelos M-Sport, Audi S, AMG 43, VW GTI e Ford ST, ficarão os modelos GR, que terão melhorias no conjunto mecânico, porém sem alterações no motor. Na prática serão modelos com afinação mais esportiva, porém sem ganho de potência. Por último, a Gazoo ainda oferecerá componentes avulsos de preparação, como já acontecia em menor escala com os acessórios da TRD, que agora passarão a ser GR Parts.

O anúncio, contudo, é um pouco decepcionante no sentido de mostrar o potencial desta divisão: o Yaris GRMN é o único modelo da linha mais radical, enquanto o GT 86 ganhou apenas o tratamento GR, com kit aerodinâmico, amortecedores Sachs, rodas Rays, pinças de freio com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, uma nova saída de escape, diferencial Torsen, bancos Recaro e um novo volante de menor diâmetro. A lista é bem interessante, mas sem a promoção para a linha GRMN, o GT 86 GR mantém o mesmo 2.0 flat-4 da versão básica.

toyota-gr-20170919_01_40

Por ora os modelos serão oferecidos apenas no Japão, onde serão vendidos em concessionárias GR Garage que serão criadas pela Toyota. A linhagem, contudo, não será limitada ao velho Nihon, e o próprio Yaris GRMN é a prova disso. Só não espere vê-los por aqui, onde a cara da Toyota é mesmo o Corolla prata com câmbio CVT.

 

Mitsubishi Evolution voltará como conceito elétrico

1stteaser-1505912840

Depois de transformar o Eclipse em um crossover, a Mitsubishi agora irá subverter o nome Evolution, que ficou tão fortemente associado aos modelos esportivos do Lancer que você só precisa dizer “um Evo” para que as pessoas entendam perfeitamente de que carro se está falando.

A marca irá usar o nome em um crossover conceitual elétrico que será apresentado em outubro no Salão de Tóquio. Como se vê na imagem do teaser que a Mit publicou, ele será chamado e-Evolution, e usará um powertrain elétrico com tração integral e terá silhueta de cupê.

A notícia não deveria ser surpresa para quem acompanha o noticiário automotivo: há cerca de cinco anos já se falava na conversão da Mitsubishi aos SUVs e crossovers e até mesmo na transformação do Eclipse em um deles. Aparentemente foi a solução que a fabricante japonesa encontrou para não desaparecer do mapa, especialmente depois do escândalo dos índices de consumo no Japão, que resultaram na venda da marca para a Nissan.

 

Lamborghini Huracán deverá ganhar versão Squadra Corse nesta quarta-feira

Are you ready for something special? Tomorrow will be the day.  #RacingRedefined #Lamborghini

Uma publicação compartilhada por Lamborghini (@lamborghini) em

A Lamborghini revelou ontem em seu perfil oficial no Instagram que irá apresentar uma nova versão do Huracán nesta quarta-feira (20). A marca publicou dois teasers que têm cor, cheiro, gosto e som de um Huracán Squadra Corse, mas ainda não confirmou como será esta nova versão.

Um dos teasers mostra o Gallardo Squadra Corse, que era a versão de rua do Gallardo Super Trofeo que disputava a Blancpain Series. Na legenda, a frase “The time has come” (“chegou a hora”) e a hashtag #GallardoDays. No outro,  temos um vídeo mostrando partes deste novo Huracán, que não revelam muita coisa, mas deixam claro que se trata de uma versão baseada no automobilismo pela legenda: Are you ready for something special? Tomorrow will be the day. #RacingRedefined #Lamborghini – “Você está pronto para algo especial? Amanhã será o dia.”

The time has come. #GallardoDays

Uma publicação compartilhada por Lamborghini (@lamborghini) em

Caso seja realmente a versão Squadra Corse do Huracán, e siga a mesma receita do antecessor, ele deverá ter especificações parecidas com a do Huracán Super Trofeo, ou seja: um V10 de 620 cv ligado às rodas traseiras. Tomara que seja mesmo isso, porque o Huracán básico de tração traseira foi um pouco decepcionante com menos potência que seu irmão integral.

Matérias relacionadas

UNISIA JECS SKYLINE – uma pequena reflexão sobre carros, games de corrida e nostalgia

Dalmo Hernandes

Um raro Kadett GSi Verde Beethoven, um Maverick GT V8 com 70.000 km rodados, um Golf GTI 180 muito íntegro e mais no GT40

Dalmo Hernandes

Polo nacional terá quatro airbags de série, Mazda terá motor a gasolina “mais limpo que elétrico”, Shelby GT350R ganha compressor e 800 cv da Hennessey e mais!

Leonardo Contesini