Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Chevrolet lança novo Cobalt
A Chevrolet apresentou nesta quarta-feira (2) a reestilização do seu sedã Cobalt. O modelo ganhou novo visual por dentro e por fora, novos equipamentos e até uma nova versão topo de linha.
Por fora, as mudanças foram extensas: embora a lateral continue a mesma, com os para-lamas marcados por vincos que se estendem até metade das portas, a dianteira foi totalmente remodelada com inspiração no Malibu, com nova grade, faróis e capô, que deixaram o carro bem mais moderno e com ar mais refinado que a versão anterior. Atrás, a mudança foi mais discreta, com novas lanternas maiores e mais envolventes, muito semelhantes às do médio Cruze, e tampa do porta-malas redesenhada com vincos curvos. Com esse upgrade, a Chevrolet pretende distanciar o Cobalt do Prisma e colocá-lo para brigar com o Honda City e o Fiesta Sedan.
No lado de dentro o amplo espaço continua, visto que trata-se apenas de uma reestilização, mas agora o Cobalt pode vir equipado com o sistema multimídia MyLink 2, que integra as interfaces Apple CarPlay e Android Auto, além do sistema de concierge OnStar. Além disso, o Cobalt também ganhou uma nova versão topo de linha, a Elite, equipada com rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas da versão, bancos com revestimento bicolor especial, sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento, câmera de ré e sistema multimídia com OnStar.
Veja a seguir os preços e versões do novo modelo:
Cobalt LT 1.4 manual – R$ 52.690: ar-condicionado, roda de aço com calotas de 15 polegadas, alarme, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas e retrovisores elétricos, coluna de direção ajustável.
Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 manual – R$ 57.590: acrescenta à lista de equipamentos farol de neblina, sensor de estacionamento, computador de bordo, luzes de cortesia traseira, roda de alumínio de 15 polegadas, acabamento cromado, volante multifuncional, controle de velocidade e sistema multimídia MyLink.
Chevrolet Cobalt LT 1.8 manual – R$ 59.990: acrescenta à lista de equipamentos frisos cromados nas portas, luz individual de leitura para motorista e passageiro, volante com revestimento “premium”, controle de velocidade e sistema MyLink.
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático – R$ 65.990: acrescenta à lista de equipamentos sistema OnStar.
Chevrolet Cobalt Elite 1.8 automático – R$ 67.990: acrescenta à lista de equipamentos rodas de alumínio de 15 polegadas com desenho exclusivo, bancos com revestimento bicolor Jet Black e BrownStone, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento, câmera de ré e sistema OnStar.
Novo Mercedes-Benz Classe E irá estrear família de motores
A chegada do novo Mercedes-Benz Classe E (W213) não irá trazer apenas um novo visual e plataforma para o modelo, mas também uma nova família de motores. A apuração é do pessoal da Car and Driver americana. Segundo a revista, o novo Classe E irá estrear um inédito motor diesel de quatro cilindros, e posteriormente terá uma nova família de motores modulares de quatro e seis cilindros em linha (que também darão origem aos motores V8, V12 e três-cilindros).
Além disso, o Classe E poderá usar um novo sistema elétrico de 48 volts que substitui o tradicional sistema de alternador e motor de partida por um motor elétrico com gerador acoplado à transmissão. Esse motor, além de providenciar a energia elétrica para os sistemas gerais do carro, também atua como motor de partida com função start/stop. Saberemos mais detalhes somente quando a Mercedes apresentar o modelo em janeiro, no Salão de Detroit.
Nismo poderá ter supercarro no futuro
Enquanto a nova geração do GT-R não sai das pranchetas, o pessoal da Nismo aproveitou para revelar brevemente alguns de seus planos para o futuro. A julgar pela recente entrevista do chefe de produtos da Nissan, Hiroshi Tamura, ao Top Gear, a divisão esportiva Nissan Motorsport irá além de uma mera “preparadora in-house”: ela poderá ter seu próprio supercarro.
Tamura disse à revista que a Nismo não irá resumir sua existência à linha de produtos da Nissan, mas também concentrará esforços em um projeto próprio, algo como AMG e Audi quattro já fizeram com o SLS/AMG GT e R8. Contudo, esse supercarro não deverá aparecer tão cedo, segundo as palavras do próprio Tamura ao Top Gear: “A Nismo ainda é um bebê. E esse bebê precisa de proteção. Por isso ainda não. Mas um dia… sim”.
Logicamente este não é um processo simples — especialmente para uma divisão tão recente como a Nismo — e, segundo Tamura, a marca ainda não se consolidou como um produto premium: “RS, AMG e M estão aí há anos, então eles podem diversificar seus produtos. Neste momento, o mais importante para mim é trazer novos clientes; o cara que procura algo mais sofisticado. O cliente da Nismo é alguém que procura somente desempenho. Há um direcionamento muito focado na esportividade e no desempenho, e alguns clientes podem não apreciar esse escopo limitado”.
Volvo S90 e V90 terão versões esportivas Polestar
Se você acompanha o FlatOut diariamente certamente já está por dentro do lançamento do Volvo S90, o novo sedã da marca sueca que irá concorrer com o BMW Série 5, Mercedes Classe E e Audi A6, além do Jaguar XF. E se você é o nosso leitor típico, certamente pensou nas versões mais quentes desses sedãs – M5, E63 etc — como nós pensamos. Diante disso, nos perguntamos se o S90 teria uma versão esportiva como seus rivais. A resposta? Sim.
Os britânicos da Autocar conversaram com Håkan Samuelsson, chefe da Volvo, que afirmou ser possível ter uma variante de alto desempenho “sem deixar a marca”. Ele se referia claramente à Polestar, preparadora sueca que foi adquirida pela Volvo e transformada em sua divisão de alto desempenho. “Você pode ter um carro bonito, com design e funcionalidade inteligentes, mas o que há de errado com um pouco de desempenho?”, disse o sueco à revista. “Neste momento temos o S60 e 0 V60 com variantes Polestar, e acreditamos na marca (Polestar) – foi por isso que a compramos. Agora, queremos usá-la para mais carros de alto desempenho”, completou.
Além disso, Samuelsson também sugeriu que a Polestar poderá ter modelos híbridos no futuro, uma afirmação reforçada pelo comentário de outro executivo da Volvo, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, Peter Mertens: “a Polestar continuará com seu desempenho sofisticado; não se trata do estilo ‘corredor’, de colocar um motor grande no carro. A Polestar está seguindo o caminho híbrido. A Tesla legitimou o desempenho eletrificado, então a Polestar será mais sofisticada ainda”.
Calendário Pirelli troca modelos por mulheres inspiradoras
O Calendário Pirelli é um dos mais tradicionais trabalhos artísticos relacionados à estética feminina desde sua criação em 1963. Mas neste ano o anuário italiano decidiu fazer algo muito diferente e mais contemporâneo: em vez de colocar lindas modelos nuas diante das lentes da câmera, eles decidiram fotografar mulheres que inspiram e mudam o mundo de hoje.
As fotos foram feitas pela renomada fotógrafa Annie Leibovitz, e traz em suas páginas a artista Yoko Ono, a compositora Patti Smith, a tenista Serena Williams, as escritoras Fran Lebowitz e Tavi Gevinson, a diretora de cinema Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora Kathleen Kennedy, a modelo Natalia Vodianova, a executiva Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat e a atriz chinesa Yao Chen. As fotos que ilustram o post são da cantora/compositora Patti Smith e Serena Williams.