ola pessoal gostaria em primeiro lugar de agradecer muito a todos que me deram apoio votando no pc#345 omega ministro fiquei muito feliz com a classificaçao do projeto e pretendo retribuir contando a historia em detalhes desse brinquedo meu amor por carros vem desde a infancia em que sempre que podia dava uma volta dirigindo so no volante os carros do meu pai ou de uma prima nao demorou e aos 12 anos ja sabia dirigir e vivia perturbando o sossego do meu velho querendo tirar o carro para lavar nos fins de semana sendo que essa lavagem rendia umas voltinhas no quarteirao que aos poucos se estenderam pelo bairro e dai por diante aos quinze depois de muito pedir uma mobilete que na epoca era coisa top meu pai resolveu me dar um fusquinha e ai foi onde tudo começou ja que o que escolhi era um 1 600 a alcool com comandinho e dupla carburaçao era um veneninho naquela epoca e foi nele que iniciei a carreira oficial de mexanico quinzenalmente desmontava os carburadores pra limpar sem no entanto saber regular depois o resultado era que vivia na oficina de um magro chamado sergio caverna que aos poucos foi me ensinando uns macetes com a necessidade de reformar nossa casa meu pai precisou vender meu fusca e aplicar o dinheiro na obra e assim meu xodo foi embora deixando muitas saudades e otimas lembranças como o dia em que depois da escola fui dar alguns zerinhos e uma das mangas de eixo de soltou e por pouco nao deu em m segui a vida sempre arrumando os carros de minha mae ja que ela nao sabia dirigir e eu fazia o papel de motorista colocado umas rodinhas cortando as molas abrindo segundo estagio do carburador furando escape pra fazer barulho etc o gosto por carro so aumentava ate que consegui comprar meu primeiro carro zero um gol 1 6 bola basicao que depois ficou com cara de gti com capo bolha e tudo depois do gol veio um escort zetec 1 8 16v andava bem deixando a desejar nos freios era um carro bonito com teto solar e tudo que tinha direito mas ainda nao era um turbo o jeito foi buscar algo mais potente o que me levou a comprar uma ranger xlt v6 cabine simples alem do prazer de ter o primeiro 6 cilindros a ranger me proporcionava muitos bornouts e aquele barulhinho diferente que me cativou rapidamente o sonho de criança de ter um carro turbo se concretizou em meados de 2002 quando comprei um polo hatch 1 6 e junto com dois amigos rodrigo morschel e paulo cruz turbinei o bicho na epoca as injeçoes programaveis eram bem raras o que existia eram controladores de bicos tipo his mas optei por utilizar o meg para gerenciar o bico suplementar monoponto e uma igniçao cm racing aquela que soltava um relampago ambos desenvolvidos pelo eng cesar marques figura muito polemica no mundo da preparaçao alem de ler a doutrina do cesar tive um encontro de uma tarde com ele no rio de janeiro oportunidade em que peguei os equipamentos e tive minhas primeiras liçoes de como se turbinar um carro do jeito certo e sem perigo de quebrar o polo foi uma escola muito boa e me deu muitas alegrias com ele participei das primeiras provas de arrancada na epoca organizadas no aeroclube de maceio al as viagens eram recheadas de adrenalina e aventura tipicas da epoca em que a irresponsabilidade imperava ja contaminado pelo virus do turbo depois do polo veio um eclipse gst 95 outro brinquedo que me deu muito prazer o sopro que aquele carro dava pelo escape era um show a parte fora a posiçao de dirigir e o design que era sensacional como nem tudo sao flores e tinha que criar juizo passei uma epoca tentando empreender em negocios o que me levou a vender o eclipse pra empregar o dinheiro numa empresa passando entao a andar num fiesta 2p 1 0 vermelho logo apelidado de barrichello a fase de consciencia e carros 1 000 durou um bom tempo seguindo se ao fiesta outros 3 2 clio e 1 celta como consolo aumentei 600 cilindradas e peguei um sanderinho 1 6 e comecei a me animar novamente pra ter carros melhores a lembrança do turbo me perseguia e sabia que por mais que eu segurasse um dia nao aguentaria mais e voltaria a ter carro turbinado ate que em um belo dia um grande amigo meu desistiu de levar a frente um projeto de arrumar um omega cd 4 1 98 comprando por ele num leilao o carro que foi do stj ficou anos parado a dificuldade de encontrar peças e a falta de habilidade desse amigo levaram no a nao seguir em frente na ideia de restauraçao geral nunca foi a intençao dele fazer alteraçoes de performance queria mesmo era deixar zerado mantendo toda a originalidade nessa epoca eu estava juntando uma graninha pra comprar uma lancha pequena ou mesmo uma jangada de fibra foi quando meu amigo falou que estava vendendo o carro por mais que ja tivesse passado a fase aurea do omega eu ainda tinha a lembrança da epoca em que foi lançado e considerado o melhor carro do brasil lembro de uma vez em que dei uma voltinha de carona com outro amigo num cd 3 0 prata alias a primeira vez em que andei num carro com abs e que achei muito estranho aquela vibraçao naquele tempo como o omega era muito caro tornou se tambem um sonho nao realizado as ideias do mal entao começaram a fluir saudade de carro turbo + sonho de ter um omega = merda feita desculpem me o termo consultei os parceiros da epoca da montagem do polo se daria pra fazer um projetinho turbo legal se comprasse um omega 4 1 foi a mesma coisa que perguntar se criança quer doce na mesma hora os olhinhos deles brilharam e começaram a me pressionar pra levar o projeto a frente a essas alturas um deles rodrigo em sociedade com mais dois fanaticos por carros robson e augusto ja tinham montado uma oficina de preparaçao tasa racing que na verdade era um hobby pois como cada um tinha seu emprego a toca so funcionava a noite e nos fins de semana e tinha como objetivo ter um local pra mexer nos proprios carros e de amigos feita a consultoria resolvi topar a empreitada e negociei o carro e assim começou a historia do pc#345 [gallery columns= 5 link= file ids= 103481 103479 103478 103477 103475 ] como ja disse o modelo era um cd 4 1 98/98 com cambio manual sem teto solar externamente o omega estava bem inteiro apenas com sinais de pintura nas laterais traseiras das portas para tras e os arranhoes tipicos da idade e da cor preta tinha todos os adesivos no cofre do motor para brisa e ate o emblema da concessionaria na tampa traseira o interior com exceçao do couro desgastado do volante de tres raios e da tampa do porta objeto central quebrada estava impecavel no porta luvas manual livreto de segurança no transito e condiçoes do chevrolet road service com o infocard contendo os codigos do imobilizador chaves e radio os bancos em veludo estavam bem conservados sem nenhum furo de cinza de cigarro o forro do teto tambem estava muito integro e bem limpo para a idade do carro colado no vidro abaixo do retrovisor um dispositivo eletronico quarado de cor branca que algum dos entendidos afirmou ser para pagamento automatico de pedagio ate hoje nao sei o que era aquilo no porta malas o estepe original pirelli p 600 intacto com os cabelinhos tipicos de quem nunca foi ao chao alem da disqueteira original [gallery columns= 4 link= file ids= 103469 103468 103467 103470 ] era um belo exemplar com algumas marcas do tempo e do descuido no final da vistoria percebemos que o carro ainda possuia a plaqueta de patrimonio do stj proximo a dobradiça da porta do motorista foi entao que surgiu a ideia de apelida lo de ministro em uma alusao aos membros daquela corte que foram transportados confortavelmente durante anos pelo bravo omega foi unanime a aceitaçao do apelido por todos que estavam na oficina e a partir dai o carro se tornou uma entidade personificada levamos o carro na plataforma para a oficina onde começou o laboratorio a vontade de fazer ele funcionar era imensa trocamos a bateria e insistimos algumas vezes na partida mas a bomba de combustivel nao dava sinais de vida instalamos entao na linha uma bomba de gti puxando gasolina de direto de um recipiente nao demorou e o omegao começou a roncar cambaleando muito e com um forte barulho metalico sem abrir a tampa de valvulas nao tinhamos certeza se a causa do barulho era na parte de força do motor ou no trem de valvulas a alegria de ve lo funcionando encheu nos de vontade de começar o desmonte naquele momento parecia que estavamos cavando o solo para encontrar algo precioso ao ser retirada a tampa de valvulas percebemos que o barulho metalico era proveniente de um balanceiro folgado sem atuar na valvula possivelmente porque a mesma havia travado prosseguimos com a desmontagem removemos o cabeçote e deparamos com os pistoes completamente carbonizados como a retirada completa do bloco dependia do desacoplamento do cambio resolvemos deixar para o segundo dia essa tarefa [gallery columns= 5 link= file ids= 103487 103488 103489 103490 103482 ] iniciamos tambem a fase de planejamento definiçao de potencia alvo e escolha criteriosa das principais peças o objetivo inicial era ter um carro de rua completamente montado e com todos os opcionais funcionando com potencia na casa dos 450 cv no motor como robson ja tinha uma boa experiencia com o seu opala seis em linha aspro começou a fazer a primeira lista de peças que continha pistoes forjados iapel flat top 3 7/8 + 0 030 aneis total seal gapless 1 5mm 1 5mm 3mm bielas forjadas eagle 6 h beam casquilhos clevite 77 tri metal fixos e sealed power moveis bomba de oleo melling hi volume parafusos de volante e prisioneiros de balanceiros arp travas pratos molas de valvulas e tuchos mecanicos crower balanceiro roletado full roller em aço crower comando crower special order 246°x236° @ 0 050 114° lob center e 0 585 x 0 557 de levante [gallery columns= 5 link= file ids= 103484 103473 103472 103471 103485 ] a encomenda foi feita em grande parte nos eua e enquanto aguardavamos ansiosamente a chegada das peças continuamos a desmontagem sempre no periodo da noite e nos fins de semana o que de certa forma nao dava velocidade ao processo as primeiras peças chegaram no prazo aproximado de 20 dias e nem precisa falar que a alegria foi tamanha no proximo post descreverei as etapas seguintes ao fim da desmontagem e as demais definiçoes do projeto ate mais um forte abraço e obrigado pela paciencia de ler o inicio dessa historia por karl rocha project cars #345
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