Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Chevrolet lança novos Onix e Prisma
Depois de quatro anos de mercado e de chegar ao topo dos mais vendidos em 2015, o Chevrolet Onix — e seu irmão Prisma — ganharam atualizações no visual e na mecânica para tentar manter o bom desempenho do ano passado diante dos rivais renovados.
As mudanças mais significativas foram feitas no visual do carro, que ganhou dianteira e traseira totalmente renovadas de acordo com o atual estilo de design da marca — já visto no Cobalt e no novo Cruze. Os faróis ficaram mais afilados e incisivos, dando um ar mais agressivo à “cara” dos irmãos, e se integram à parte superior da grade bipartida. A nova grade também alongou a borda do capô, que aparentemente ficou mais vulnerável em pequenas colisões. Na traseira as mudanças foram mais sutis. Os dois modelos ganharam lanternas ligeiramente remodeladas e um novo para-choque com um recorte maior no espaço para a placa.
Apesar de ser um mero facelift, a GM também trabalhou na redução de peso e aumento da rigidez estrutural dos modelos. Segundo a fábrica mais de 100 componentes foram modificados, adotando aço de alta resistência para reduzir o peso do Onix em 32 kg e do Prisma em 33 kg.
Quem esperava motores mais modernos como um 1.0 de três cilindros vai se decepcionar: a dupla de motores 1.0 e 1.4 continua a mesma do anterior, porém foi retrabalhada para otimizar desempenho, consumo e emissões — estas duas últimas exigências do Inovar Auto. Por isso também os dois modelos também passaram a adotar direção elétrica e câmbio manual de seis marchas. A GM diz que adotou até mesmo novos materiais nos componentes dos motores para torná-los mais eficientes, embora não tenha entrado em detalhes. A GM divulgou apenas os números de potência e torque do motor 1.4, que produz 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 mkgf a 4.800 com etanol e 98 cv a 6.000 rpm e 13 mkgf a 4.800 rpm com gasolina.
Com a atualização dos motores, o consumo de combustível ficou até 18% menor e recebeu nota máxima no programa de etiquetagem do Inmetro. Com o motor 1.4 ECO e câmbio manual de seis marchas, o Onix abastecido com gasolina roda 14,9 km/l em percurso rodoviário e 12,5 km/l em percurso urbano. Com etanol as médias são 10,2 km/l na estrada e 8,6 km/ na cidade. O Prisma com o mesmo conjunto mecânico foi ainda melhor: 15,4 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade com gasolina e 10,7 km/l na estrada e 8,8 km/l na cidade com etanol.
Inicialmente os modelos serão oferecidos em versões mais equipadas, equivalentes às antigas intermediárias e topo-de-linha. Mais adiante a Chevrolet lançará as versões mais básicas, com menos equipamentos. Por isso, o Onix agora vai de R$ 44.900 a R$ 46.300 na versão 1.0 e R$ 49.600 a R$ 59.800 na versão 1.4 (que pode ter câmbio automático de seis marchas), e o Prisma parte de R$ 53.700 e vai a R$ 64.700, sempre com motor 1.4.
Sogra brasileira de Bernie Ecclestone é sequestrada
Aparecida Schunck, sogra de Bernie Ecclestone,o chefão da F1, foi sequestrada na última sexta-feira (22) no bairro de Interlagos, em São Paulo.
Segundo a revista Veja, os sequestradores estão pedindo um resgate de R$ 120 milhões que deverá ser pago em libras esterlinas e entregue em quatro sacolas. Schunck tem 67 anos e é mãe da advogada Fabiana Flosi, esposa de Bernie Ecclestone desde 2012. O casal se conheceu no GP do Brasil, evento no qual Flosi trabalhava na organização.
Escola de drift é inaugurada em Santa Catarina
Foi inaugurada nesta segunda-feira (25) a primeira escola de drift do Sul do Brasil, a Drift Escola. Localizada na cidade de Penha, litoral de Santa Catarina, a escola realiza seu treinamento no Kartódromo Internacional Beto Carrero, parte do famoso parque temático catarinense de mesmo nome.
A escola é uma iniciativa do atual campeão brasileiro de drift, Márcio Vieira, o Kabeça, que usa três BMW E36 e um Nissan GT-R para ensinar a técnica do drifting. Em entrevista ao portal G1, Kabeça disse que teve a ideia em 2012, quando começou a competir na categoria.
Para se inscrever no curso, os alunos precisam ter no mínimo 16 anos. A escola funciona de segunda a quarta e o curso básico tem duração de oito horas-aula divididas em três ou quatro dias. Há também o curso de competição, que dura cerca de um mês. Para mais informações, visite o site da Drift Escola na internet.
Renault confirma SUVs Koleos e Kaptur no Brasil
Depois de anunciar a picape Alaskan para o Brasil, a Renault agora confirmou a chegada dos SUVs Koleos e Kaptur por aqui. O Koleos é o SUV médio-grande da Renault na Europa, com 4,67 m de comprimento e 2,7 de entre-eixos. Lá fora ele concorre com modelos como o Hyundai Santa Fe ou o Mitsubishi Outlander e vem equipado com um 2.0 de 145 cv ou 2.5 de 170 cv, ambos a gasolina. A tração é 4×2 nas versões básicas e 4×4 nas demais. Por aqui ele chegará com a motorização mais potente em 2017, na casa dos R$ 150.000.
Já o Kaptur é um modelo médio baseado na plataforma do Duster, porém posicionado acima do compacto. Ele já está em testes no Brasil ao menos desde abril deste ano e foi flagrado novamente na semana passada pelo leitor Marcelo Bassfeld. Por aqui o Kaptur usará o motor 2.0 do Duster combinado ao câmbio CVT do Fluence e irá brigar com as versões topo de linha do HR-V e Renegade, lá perto dos R$ 90.000.
Turistas sofrem acidente fatal em Nürburgring Nordschleife
Um gravíssimo acidente ocorrido em Nürburgring Nordschleife no último sábado resultou na morte de duas pessoas durante as voltas abertas ao público (as chamadas touristenfahrten). O motorista de um Honda Civic acabou batendo na Kesselchen (o mesmo lugar do acidente que nosso editor Juliano Barata presenciou quando esteve no circuito), quando um carro de segurança atendia um outro acidente ocorrido minutos antes.
Não se sabe se o motorista do Honda havia notado as bandeiras amarelas no trecho, o que se sabe é que, nesta curva longa, com quatro pontos de tangência, ele perdeu o controle do carro, deslizando de lado e acabou batendo no safety car. Ele e sua passageira morreram na hora.
Os dois fiscais de pista que estavam atendendo o primeiro acidente também acabaram feridos, assim como uma terceira pessoa — que ainda não se sabe se era o motorista do primeiro acidente ou um espectador. Os três, felizmente, não correm grandes riscos.
BMW poderá fornecer motores V8 para a Jaguar Land Rover
Se os rumores vindos da Europa estiverem certos, nos próximos anos os modelos Jaguar Land Rover equipados com motor V8 terão um coração mecânico alemão. De acordo com a Automobile Magazine, a BMW e a JLR estão finalizando um acordo de fornecimento de motores V8 para o grupo britânico.
Os motores serão usados nos modelos SVR. Atualmente a BMW produz o V8 4.4 biturbo com potência entre 400 e 600 cv que é mais moderno e mais eficiente que os atuais V8 supercharged de 550 e 575 cv usados no F-Type SVR e no Range Rover Sport SVR. A intenção da JLR em obter os V8 de terceiros, é concentrar sua produção nos novos motores de três, quatro e seis cilindros em linha.