e ai meus amigos do flatout estou aqui novamente para continuar a saga para tornar a chevy 500 meu daily driver rapidamente e a distancia e no final dar aquele tapa de exclusividade que todo gearhead curte o primeiro contato com a minha chevy depois de ter andado nela diversas vezes ha quase 15 anos atras e ve la encostada no fundo de um galpao algumas vezes depois que mudei de cidade em dezembro do ano passado fui ao encontro da chevy pela primeira vez a reconhecendo como meu novo brinquedo foi como se uma paixao por uma amiga de infancia que sempre foi ignorada tivesse desabrochado de repente depois de estarmos adultos e acho que o fato de termos a mesma idade ajudou e agora ambos estamos maduros para começar uma relaçao seria e duradoura ela estava la largada precisando de um belo trato mas agora eu a olhava com outros olhos cheios de segundas e terceiras intençoes e disposto a deixa la como de volta como nova mas ja era possivel ver os primeiros sinais de que eu a estava fazendo bem trazendo de volta a ela a beleza da juventude como o jogo de pneus que comprei chegou antes de mim o par dianteiro ja estava no lugar montado nas rodas originais que ja estavam pintadas destoando de tudo mais que estava em volta como vou utilizar as rodas originais optei por comprar pneus nas medidas originais 175/70 r13 o modelo que escolhi pelo preço que foi bem bom por sinal foi o bom e velho pirelli p400 quando escolhi as medidas originais e este modelo de pneu estava pensando que era a melhor opçao visando a economia em um veiculo para uso no dia a dia hoje alem disso o conjunto das rodas originais com estes pneus tambem proporciona um visual sleeper a ela logo em seguida foi hora de revirar as caixas de peças ver o que estava bom o que nao estava e ver o que faltava pelo menos os detalhes de acabamento exclusivos da chevy estavam todos la apenas empoeirados [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105417 105416 ] na correria com apenas tres dias uteis para comprar tudo o que era necessario tive que dar prioridade as compras e acabei deixando os concertos em segundo plano mesmo assim meu objetivo era deixa la funcionando para que pudesse ir andando ate o chapista para começar a funilaria da carroceria comecei pelo primeiro problema encontrado ao ver o que era necessario para colocar o motor em funcionamento a linha de combustivel que faltava um pedaço e o que tinha estava velho troquei todas as mangueiras e abraçadeiras coloquei filtro novo e com o pouco tempo foi o que deu tempo de eu mesmo fazer nesta visita na hora de colocar o motor para funcionar alguns problemas eletricos com os fios do painel mas com um fio ligado direto na bobina fizemos o motor funcionar apos 14 anos parado um ano apos ser retificado tive que deixa la assim demorou mais alguns dias para que ficasse pronta para ir funcionando para o chapista mas o principal eu havia feito tinha encaminhado as coisas https //www youtube com/watch v=iupww1hnilc&feature=youtu be a tampa traseira como a chevy estava com um furgao que ela possuia desde nova pois seu primeiro dono foi uma empresa de cafe nao tinha tampa traseira voltando da viagem do fim do ano comecei a busca pela tampa e demais peças apos muitas procuras encontrei tampas usadas em blumenau e apucarana mas o preço da tampa mais o que iria gastar com frete estava meio salgado isso sem falar na tampa nova e original que achei em porto alegre a r$2 200 00 mas apos procurar pelo br inteiro meu pai correu por todos os desmanches em bage e no ultimo deles encontrou uma tampa barata estava meio ruim e sem todas as peças que a acompanham [gallery link= file ids= 105418 105419 105420 ] entao comecei a busca pelas peças da tampa incluindo as peças da caçamba que fixam e fecham a tampa enquanto isso o chapista iria recuperar a tampa que meu velho encontrou precisava do sistema completo de fechamento incluindo as peças da caçamba em que encaixam as trancas e apos uma procura no ml encontrei um kit completo nao foi barato mas considerando que estava dificil encontrar aquelas peças ate mesmo avulsas um kit completo para ja resolver o problema com peças usadas porem muito bem conservadas nao dava para perder o passo seguinte foi as dobradiças apos tentar nos desmanches que tinham as tampas e procurar por tudo que e lugar aceitei a sugestao do meu velho e ele adaptou dobradiças de porta de fusca e ficou bom ainda faltavam as 3 tampas internas e a essa altura eu ja tinha esquecido o papo de originalidade la do inicio entao apos ver os preços das tampas novas ou usadas que encontrei na net e que teria que comprar uma de cada lugar mais uma vez acatei a sugestao do meu velho e ele cortou as tampas a partir de uma chapa e assim essas tampas ficaram sem as ranhuras das originais mas no final deu tudo certo a tampa esta montada e so falta uma peça para completar o sistema de fechamento a viagem de busca da chevy no post passado falei que iria buscar a chevy no feriado de pascoa no final de março pois bem apos um atraso aqui e outro ali uma ida para revisao no motor sem ela estar toda montada em que foi necessario retirar o motor para trocar o retentor do virabrequim e retorno para concluir a montagem fui busca la no feriado de tiradentes no final de abril cheguei la na quinta a noite com as ferramentas na mala de carona com um tio e fui direto para a casa da minha mae em uma cidade vizinha para dormir na sexta de manha acordei apos perder um onibus para ir ate bage e encher o saco e apressar por uma carona fui encontrar meu pai e entao fomos busca la era por volta de 10 30 quando cheguei ao chapista que havia concluido o serviço no dia anterior e ja havia a deixado na frente da casa me esperando com o carburador entupido tirei os gicles assoprei montei e ela voltou a funcionar normalmente tirei duas fotos e sai para começar a resolver os problemas para poder viajar sai pra correria dirigindo ela pela primeira vez sentindo como ela e e como ela estava e uma das primeiras coisas que senti foi que nao estava freiando e dale freio motor ate de primeira para parar na preferencial logo em seguida dei umas testadas e apos umas bombadas no pedal o freio passou a funcionar estava bem baixo pegando so no fim do curso mas pegando bem ou seja ia pisando sem freiar nada ate que segurava de vez mas nada que eu nao tenha acostumado logo em seguida passei no lugar que ia fazer a geometria nao foi possivel fazer na hora e tive que agendar para as 16 horas sai dali e fui a uma auto eletrica pois as luzes nao estavam funcionando direito pediram para eu deixa la la e retornar a tarde para buscar antes de levar a geometria falei que nao dava porque havia muita coisa a ser feita e pensei que teria que dar um jeito com a eletrica depois so nao sabia como dei uma passada na oficina que fez o motor demos uma olhada no carburador mas naquele momento o fdp estava funcionando perfeitamente e nada precisou ser feito ja estava na hora de almoçar e fomos deixar o carro de meu pai em casa para continuar a correr apenas com a chevy almoçamos fui ate o centro pra ir ao banco quando descobri que o freio de mao esta com a catraca estragada e nao esta travando esta no jeito pra fazer maldade junto com a traçao traseira e nao me preocupei com isso voltei para buscar meu pai e fui ao posto encher o tanque de 60 litros pela primeira vez e ja verificar se o marcador de combustivel estava funcionando dei uma passada para ver uma casa que tenho la e fomos para a borracharia pois um pneu estava vazando e foi preciso apenas trocar a valvula fui ver umas coisas que precisava ver com meu pai passei no mecanico que havia feito os freios e ele falou para levar no dia seguinte para sangrar os freios novamente fui no chapista pagar o que faltava pela conclusao do serviço e quando vi ja estava na hora de levar para a geometria torcendo para tudo dar certo pois nao tinha dado tempo de erguer o carro para ver se havia folgas em algum lugar chegando la problemas havia muita folga na direçao e eu precisaria encontrar um lugar para concertar antes de voltar la para fazer a geometria ao sair estacionei para esperar meu pai que havia ido a um cartorio assinar o recibo de transferencia e parei ao lado de um raro brasilia 4 portas havia perguntado qual oficina proxima que poderia fazer o serviço fui la estava cheia e me indicaram um mecanico ali perto que estava cheio de serviço e indicou outra oficina que poderia fazer no sabado depois do almoço mas se fosse preciso comprar peças ja estaria tudo fechado fui entao para uma outra oficina que poderia fazer os concertos e a geometria estava vazia colocou a chevy em uma plataforma e olhamos o que estava ruim para fazer um orçamento o setor de direçao estava condenado e os rolamentos de uma das rodas tambem porem o serviço so poderia ser realizado na semana seguinte porque era necessario encomendar as peças de porto alegre cobraram caro nas peças mas nada feito porque o prazo nao era o que eu precisava ja era quase 18 horas e ja havia desistido de encontrar alguem que fizesse o serviço entao fui para uma das maiores autopeças da cidade tentar encontrar as peças que precisava para depois ver o que eu conseguiria fazer com elas cheguei la me surpreendi ao encontrar o mecanismo de direçao completo em estoque peguei os rolamentos e mais algumas peças joguei tudo na caçamba e fui deixar meu pai em casa tudo ja estava fechando e eu precisava decidir o que fazer agora que ja tinha as peças e entao agora que era final da tarde de sexta e estava com as peças tirei a carta da manga para continuar resolvendo os problemas da chevy e fui a um primo que poderia me ajudar cheguei la ja colocando a chevy pra dentro do patio mostrando as peças na caçamba e pedindo socorro ele estava começando a fazer um engate de reboque para o carro dele parou tudo e entao começamos a mexer na chevy erguemos e colocamos a dianteira sobre cavaletes e começamos a tirar o mecanismo de direçao apos a retirada precisamos soldar uns pinos da abraçadeira da coluna de direçao que ja estavam gastos e na hora de montar trocamos alguns parafusos e porcas das abraçadeiras de fixaçao da caixa de direçao e pouco tempo depois a direçao nova ja estava no lugar direçao trocada hora de trocar os rolamentos da roda direita desmontamos o cubo de roda e logo de cara ja percebemos que o retentor estava estourado e eu nao havia comprado o retentor antes de retirar as pistas externas dos rolamentos de dentro do cubo resolvemos conferir se os rolamentos que me venderam estavam corretos o rolamento menor externo estava correto com 30mm de diametro porem o rolamento maior interno tinha vindo com 45mm e o correto era 50mm montamos os rolamentos velhos de volta sem retentor e deixei para sabado cedo retornar a autopeças para trocar o rolamento e pegar um retentor [gallery columns= 4 link= file ids= 105428 105430 105431 105432 105433 105434 105435 105436 ] sai do meu primo fui ao meu pai um pouco e de la fui buscar minhas ferramentas que haviam ficado na casa de minha mae e estavam com meu tio peguei as ferramentas andei 50 metros ate a esquina e fiquei parado na rua a primeira vez com ela o carburador entupiu de tal forma que nao consegui nem tira la do ponto de onibus onde havia parado empurrei um pouco pra frente peguei uma chave de fenda tirei gicle chupei gicle e tudo resolvido pelo menos ela foi boazinha e esperou eu pegar as ferramentas nesse momento pensei que a sorte estava comigo bora voltar pra casa do meu primo agora com minhas ferramentas pra agilizar um pouco mais as coisas cheguei pedimos uma pizza comemos e voltamos a mexer na chevy ja era proximo da meia noite desta vez partimos para a eletrica as luzes traseiras estavam funcionando tudo errado desmontamos e fomos atras dos problemas alem de uma lampada queimada os aterramentos que sao feitos nos parafusos de fixaçao das sinaleiras nao estavam aterrando na carroceria porque havia ficado tinta entre parafusos e carroceria apos a pintura raspamos atras dos parafusos raspamos tambem os contatos de todos os polos das lampadas que estavam oxidados depois de tanto tempo sem funcionar havia fios ligados errados tambem depois foi so montar tudo corretamente e tudo voltou a funcionar como se deve verifiquei os fusiveis e havia varios jumpiados com fio de cobre ou mesmo arame no meio disso alem de diversos outros pequenos concertos aproveitei para encurtar a mangueira do respiro do radiador e arrumei a capa da correia dentada que estava com folga e as vezes ficava pegando na polia do comando fazendo um barulho nada agradavel [gallery columns= 4 link= file ids= 105437 105438 105439 105440 ] fomos dormir e uma forte chuva começou e cedo levantei para ir a autopeças quando a chuva parou mais uma vez pensei que estava com sorte a autopeças abria 8h30 e la estava eu estacionando em frente as 8h30 o vendedor que me vendeu as peças estava chegando para trabalhar me viu e perguntou o rolamento tava errado pensei uma coisa e respondi outra fomos trocar o rolamento e nao tinha o correto pelo menos ele indicou lugares ali perto para comprar peças eletricas e o rolamento passei na loja de eletrica comprei um punhado de fusiveis e algumas lampadas fui a outra autopeças e comprei o rolamento e o retentor e voltei para casa do meu primo cheguei la peguei as coisas na garagem e ja fui desmontando o cubo de roda e pensando que o diy tava me salvando aliando a rapidez com a economia de uma grana meu primo levantou tomamos um cafe e terminamos de trocar os rolamentos e entao ja estava pronto para ir fazer geometria [gallery columns= 4 link= file ids= 105441 105442 105443 105444 ] cheguei para fazer a geometria e o local ja estava fechando mas como eles sabiam que eu estava desde o dia anterior na correria pra fazer e os mecanicos estavam babando na chevy falaram pra eu colocar no elevacar pra fazer começar o serviço e na volta precisei desentupir o carburador duas vezes para continuar na correria voltei ao meu primo almoçamos fiquei arrumando mais umas coisinhas pequenas mas necessarias e coloquei um segundo filtro de combustivel entre a bomba e o carburador na tentativa de amenizar os problemas de entupimento do carburador ate que o problema fosse solucionado entao fomos sangrar os freios primeira pinça beleza segunda pinça nəpnɟ o sangrador estava estourado com um teflon tampando para nao vazar fluido resolvemos isso colocando solda na peça aproveitando para estrear os eletrodos para aluminio que meu primo tinha [gallery link= file ids= 105445 105446 105447 ] na hora de colocar na pinça de volta nao pegou rosca pois a rosca na pinça ja havia espanado pensamos um pouco tiramos a pinça fora para dar uma olhada mais um tempo sem saber o que fazer e saimos para uma oficina de um conhecido em busca de um macho para fazer uma rosca nova chegamos la era uma oficina de motos esperamos o senhor dono da oficina chegar e logo ele conseguiu um macho de 5/16 e ainda arranjou um parafuso para colocarmos de tampao na volta uma passada no posto para comprar fluido de freio pois ja haviamos perdido um monte na brincadeira montamos a pinça sangramos aparentemente tudo certo [gallery columns= 4 link= file ids= 105448 105449 105450 105451 ] ja era quase 18 horas começava a anoitecer ainda havia algumas coisas a fazer nem tinha começado a mexer no carburador que estava ficando cada vez pior eu tinha duas opçoes tentar termina la no domingo sem nada aberto na cidade para viajar na segunda ou desistir para ja retornar no domingo de carona com meu tio era hora de decidir leva la ou deixa la e fui sensato resolvi deixa la com meu primo para ele fazer os acertos finais antes de coloca la na estrada havia se passado menos de 32 horas desde que havia pegado a chevy no chapista depois de toda a correria eu havia adiantado bastante a situaçao mas nao era a hora e eu sabia que isso poderia acontecer antes de ir ate la entao aproveitei para ir ao posto pois uma das coisas que ainda nao tinha feito era a substituiçao dos fluidos da transmissao troquei o oleo do cambio o do diferencial nao foi possivel trocar mas ja comprei para meu primo trocar depois neste trajeto percebi que o freio continuava baixo e na volta mais uma vez carburador entupido [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105452 105453 ] acertei umas coisas com meu primo e fui me despedir do meu velho na volta qualquer pisada no acelerador ja era o suficiente para engasgar e morrer voltei usando so a lenta e subindo marcha sorte que nao tinha subida entao voltei para o meu primo para deixar a chevy aos cuidados dele e ali no portao da casa dele a deixei ja pensando em quando iria voltar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105456 105455 ] mas enquanto esperava minha mae me buscar houve tempo para uma leitura no que eu havia encontrado no porta luvas no meio daquela correria toda o manual do proprietario ali eu vi que ela foi vendida em setembro de 1989 fez a revisao de 2 500km em outubro de 1989 e a de 10 000km em janeiro de 1990 e depois nao fez mais revisoes na css hoje ela esta com 59 mil km no odometro que nao possui o digito das centenas de milhares o motor ja passou por duas retificaçoes entao eu acredito que ela esteja com 359 mil km o que para mim nao e problema alias quero chegar logo no meio milhao uma leve alteraçao na proposta pois bem inicialmente eu buscava um veiculo original com uma leve customizaçao mas a reforma começou e foi tomando outro rumo com o tanto de peças que tive que ir trocando e ainda terei que trocar fui deixando a originalidade de lado e agora os planos mudaram um pouco [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105457 105458 ] vou fazer uma preparaçao mecanica aspirada bem leve fazer a conversao para voltar a utilizar alcool como combustivel com a meta de chegar proximo de 100cv de potencia e 15kgfm de torque sem aumentar muito o consumo para nao afetar o uso no dia a dia os detalhes das modificaçoes virao nos proximos posts conforme forem acontecendo e enquanto nao trago ela pra curitiba algumas peças para a preparaçao e customizaçao ja começam a chegar e ficam no aguardo agora vai a chevy ficou em boas maos com meu primo que esta deixando tudo certo para quando eu voltar que sera dia 13 de maio e dia 15 chegarei em curitiba no proximo post contarei como foi a viagem e ja mostrarei o inicio das modificaçoes que farei estando com ela junto de mim ate breve por marco antonio guterres project cars #314
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