apesar da vilanizaçao dos carros neste final de decada — e das previsoes sobre o fim da mobilidade por combustao interna — a mercedes amg levou a genebra um supercarro de rua com motor trazido diretamente da formula 1 com 1 6 litro de deslocamento um turbo e quatro motores eletricos o powertrain e basicamente o mesmo usado por lewis hamilton e valteri bottas na categoria maxima do automobilismo mundial obviamente foram feitas algumas modificaçoes para viabiliza lo para as ruas mas o projeto fundamental e exatamente o mesmo lewis hamilton chegou a dizer que isso nunca foi feito antes e nos achamos que ele provavelmente ele estava se referindo a semelhança do motor do project one com o motor usado em seu monoposto de corridas porque carros de rua com motor de corrida existem desde a epoca dos especiais de homologaçao como o lancia stratos o ford rs200 e o peugeot 205 t16 e carros com motor derivados da formula 1 tambem ja foram feitos em algumas ocasioes — e ate mesmo em forma de perua quer ver so ferrari f50 normalmente quando se fala em ferrari de corrida para as ruas e na f40 que as pessoas pensam ela realmente tem muito dos carros de corrida como interior espartano um motor nervoso turbinado e potente e foco total no desempenho e na conduçao mas seu motor nao veio de nenhuma ferrari de corrida e sim de um prototipo lancia quem herdou um motor vindo diretamente de competiçao foi a ferrari f50 o patinho feio da linhagem de supercarros da marca seu v12 e praticamente o mesmo tipo 036 que equipou a ferrari 641 de formula 1 a cilindrada foi aumentada de 3 5 para 4 7 litros os comandos de valvulas foram substituidos por outros com menor graduaçao as molas pneumaticas do trem de valvulas foram substituidas por outras de aço capazes de suportar ate 10 000 rpm a admissao e o escape tambem tiveram que ser modificados para trabalhar com as velocidades mais brandas que os carros de rua praticam na maioria do tempo [youtube id= 8zam73tph0e width= 620 height= 350 ] alem do ronco visceral a origem formulaunica do motor fica clara quando voce levanta a tampa do motor e depara com a suspensao traseira afixada diretamente na carcaça do cambio de seis marchas mais a frente voce ve o motor afixado diretamente ao monocoque de fibra de carbono exatamente como em um carro de formula 1 nao a f50 nao tem subchassi traseiro seu motor e estrutural como na 641 de alain prost yamaha ox99 11 normalmente quando se fala da yamaha voce pensa em motos ou em teclados e pianos se voce for um pianista ou em violoes se voce for violonista ou em motores nauticos e jet skis se voce mora na praia receivers hi fi se voce for audiofilo monitores de estudio se voce for produtor musical em saxofones trompetes e flautas se voce toca instrumentos de sopro em quadbikes e atvs se voce tem um a fazenda a ultima coisa que voce lembra quando falamos da yamaha e de carros e ela ate que esteve envolvida em muitos projetos automotivos como por exemplo o toyota 2000gt que foi desenvolvido e fabricado por ela os motores sho da ford o motor v8 da volvo e ate uns motores de formula 1 e foi justamente seu motor de formula 1 que foi parar em um carro de rua seu unico carro de rua que teve apenas tres unidades e nunca chegou a ser lançado em 1989 a yamaha passou a fornecer motores para a zakspeed e com o know how obtido no desenvolvimento dos motores ela decidiu produzir um supercarro de rua com tecnologia da f1 o motor nao era dos melhores — na verdade era o mais fraco do grid o que levou a zakspeed a abandonar a categoria depois de se classificar para apenas 4 das 16 corridas da temporadas assim em 1990 a yamaha teve tempo de sobra para desenvolver seu supercarro em parceria com uma empresa alema de consultoria cujo nome nunca foi revelado enquanto isso a yamaha tambem desenvolvia o v12 que seria usado na f1 a partir da temporada de 1991 o ox99 o carro dos alemaes ficou convencional demais para o gosto da yamaha a parceria foi encerrada e eles foram procurar outro parceiro de engenharia encontraram os britanicos da iad que retomaram o projeto e entregaram o negocio pronto em janeiro de 1992 apenas 12 meses depois da encomenda da yamaha os caras fizeram um arranjo obvio porem inedito ate entao usaram o v12 ox99 como componente estrutural conectado a um monocoque de fibra de carbono muito semelhante ao dos monopostos da epoca tao parecido que ele tambem tinha apenas um lugar e a yamaha queria dois a soluçao aquela altura foi propor um arranjo em linha tandem no qual o passageiro sentaria atras do motorista como em um messerschmit kr200 ou em um renault twizy nao era muito pratico mas ao menos lembrava a origem motociclistica da yamaha motors alem disso a ideia era oferecer aos clientes a experiencia de guiar um formula 1 para as ruas eles estavam no caminho certo se nao fosse um detalhe grana a yamaha e a iad se desentenderam em relaçao ao orçamento e no fim das contas a yamaha levou o projeto para ser concluido pela ypsilon technology sua subsidiaria responsavel pela fabricaçao e manutençao dos motores de f1 o prazo para a conclusao do projeto era de seis meses o que faria com que o carro fosse lançado somente no segundo semestre de 1993 e claro que o negocio atrasou afinal voce nao faz um supercarro e motores de formula 1 com orçamento apertado em 1994 o carro ficou pronto e ja tinha tres prototipos para desenvolvimento final a carroceria de aluminio era feita a mao e o motor v12 de 3 5 litros e 60 valvulas produzia 400 cv urrando a 10 000 rpm as suspensoes dianteira e traseira usavam braços triangulares sobrepostos double wishbone com acionamento dos amortecedores por pushrods com essas especificaçoes ele seria capaz de atingir os 100 km/h em 3 2 segundos e continuaria ganhando velocidade ate os 350 km/h quando a sexta marcha acabasse lembre se que isso foi em 1992 o que fazia dele uma especie de f1 amansado e carenado era verdadeiramente um carro de corrida para as ruas mas aquela altura a asia estava mergulhada em um mar de lama financeiro que levou a yamaha a crer que nao encontrariam clientes para um carro de us$ 800 000 — na epoca o mclaren f1 custava us$ 300 000; eu acho que eles tinham alguma razao e foi assim que o ox99 11 acabou cancelado antes mesmo de ser lançado tudo o que restou do projeto foram seus tres prototipos um azul um vermelho e um amarelo porsche carrera gt no inicio dos anos 1990 a porsche retornou a f1 para fornecer motores a footwork mas desta vez eles nao fizeram um motor com cilindros opostos como sempre em vez disso eles fizeram um v12 de 3 5 litros como praticamente todos os outros motores da f1 na epoca a temporada de 1991 nao foi das melhores para a footwork nao foi das melhores e ao final do campeonato a equipe cancelou a parceria com a porsche so que aquela altura a porsche ja tinha desenvolvido um novo motor para a temporada seguinte a cilindrada era a mesma os 3 5 litros determinados pelo regulamento mas cada bancada do v tinha um cilindro a menos com um v10 de corrida pronto e nenhum carro onde instalar o motor a porsche decidiu fazer o carro um prototipo de le mans que tambem acabou nunca correndo a porsche estava desenvolvendo o cayenne e cancelou o projeto [youtube id= q6o0bv3pmni width= 620 height= 350 ] como sabemos hoje a porsche faturou uma bolada com o cayenne e essa grana toda permitiu que ela desenvolvesse um novo supercarro o sucessor direto do 959 dos anos 1980 e adivinhe so qual motor eles resolveram instalar no carro sim o v10 feito para a footwork que teve seu deslocamento aumentado para 5 7 litros com 612 cv e um pedal de embreagem para desacoplar o cambio do motor enquanto o motorista muda as marchas manualmente bmw m5/m6 v10 em 2005 a bmw ja estava em sua sexta temporada na formula 1 como fornecedora/parceira da williams como voce deve lembrar nessa epoca a formula 1 usava motores v10 que giravam quase 20 000 rpm por isso quando a bmw decidiu fazer um novo motor para a nova geraçao do m5 eles aproveitaram todo o know how obtido com suas temporadas na f1 e instalaram no seda um v10 com recursos derivados da formula 1 [youtube id= x8z5drvwwn4 width= 620 height= 350 ] entre os recursos estavam a ordem de igniçao os dez corpos de borboleta individuais o trem de valvulas com comando eletronico o design do bloco e o gerenciamento do motor a relaçao com a f1 resultou em um v10 aspirado capaz de girar 8 250 rpm que produzia 507 cv no m5 seda o motor levava o carro aos 100 km/h em 4 6 segundos e alem dos 320 km/h sem o limitador eletronico porsche 930 tag turbo na segunda vinda da porsche a formula 1 eles forneceram motores para a mclaren com a marca tag pois temiam que a empreitada pudesse ser malsucedida o que afetaria a reputaçao da marca em vez de usar o layout de cilindros opostos tradicional da marca a porsche optou por usar um v6 com 90 graus entre as bancadas de cilindro nao era o motor mais potente do grid o 1 5 biturbo tinha somente 800 cv mas casava bem com o chassi projetado por john barnard e por isso dominou os campeonatos de 1984 e 1985 e ainda foi suficiente para levar alain prost ao titulo de pilotos de 1986 nao se sabe exatamente como nem por que mas este motor acabou indo parar em um porsche 930 em algum momento dos anos 1980 o carro era tido como um mito ate 2012 quando martin spain do site drivecult visitou a sede da mclaren e conheceu o carro pessoalmente o 930 e pintado de branco usa um jogo de rodas da ruf e tem o v6 escondido por dois imensos intercoolers instalados no topo do cofre o radiador do motor fica instalado na dianteira tambem nao se sabe por que a porsche/mclaren fizeram este carro mas especula se que ele tenha sido uma mula de testes — ou talvez um brinquedo caro do chefao mansour ojjeh que tambem tem um dos dois 935 de rua existentes os unicos registros visuais do carro sao estas tres fotos tiradas por martin spain sem autorizaçao em 2012
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