em cada feriado prolongado as noticias das policias rodoviarias nao sao muito animadoras aumento do numero de carros motoristas ansiosos e muitas vezes despreparados acidentes e estatisticas tragicas as mortes como sempre sao atribuidas ao excesso de velocidade mas como ja falamos por aqui a velocidade sozinha nao mata ninguem ela so agrava uma situaçao de risco que foi ignorada uma dessas situaçoes e a nao utilizaçao dos cintos de segurança — em especial no banco traseiro — algo que a fiscalizaçao eletronica ainda nao consegue flagrar os cintos de segurança tornaram se obrigatorios nos carros nacionais a partir de 1968 mas sua utilizaçao so passou a ser exigida por lei em meados dos anos 1990 e reforçada pelo novo codigo de transito publicado em 1998 a fiscalizaçao intensa nos primeiros anos e a subsequente conscientizaçao sobre os riscos de nao se usar o cinto fizeram com que o ato se tornasse natural para os novos motoristas [youtube id= rvdzz7pznas width= 620 height= 350 ] contudo o uso dos cintos no banco traseiro ainda nao se tornou um habito natural como nos bancos dianteiros em parte por causa da falta de fiscalizaçao intensiva — ainda que a obrigatoriedade esteja prevista desde 1998 pelo codigo de transito — em parte por causa da falta de conscientizaçao pode reparar afivelar o cinto no banco de tras e quase uma ofensa a alguns motoristas e o gancho para piadas interminaveis sobre sua coragem e hombridade e como se o passageiro prevenido estivesse prevendo um acidente catastrofico e nao apenas cumprindo uma regra de segurança tao basica quanto dirigir de olhos abertos claro isso so acontece quando os cintos traseiros nao estao escondidos embaixo do assento ou atras do encosto afinal eles so incomodam nao e ha ainda quem pense que o fato de haver dois encostos de banco logo a frente dos passageiros de tras os protege de ser atirados pelo para brisa ou quem ache que o fato de a traseira estar menos exposta a impactos os cintos nao sao necessarios logicamente isso nao poderia ser mais equivocado por que e o que veremos a seguir como o cinto de segurança te protege os institutos de segurança de todo o mundo como o iihs dos eua e o adac da alemanha estimam que o simples uso do cinto pode reduzir o risco de mortes em acidentes em ate 45% mas como pode uma simples tira de tecido ser tao eficiente para salvar vidas quando voce esta sentado em um carro em movimento parece que o seu corpo e o carro sao um so objeto mas na realidade essa impressao e causada pelo fato dos dois objetos estarem se movendo na mesma direçao e a mesma velocidade se o carro bater em algum obstaculo ele ira parar mas seu corpo tende a continuar em movimento ate que encontre um obstaculo que o faça parar e a velha inercia a primeira lei de newton que voce aprendeu assistindo ao mundo de beakman ou na ciranda da ciencia esse obstaculo pode ser o banco da frente o para brisa o retrovisor interno ou o muro onde o carro no qual voce estava dentro bateu ou entao voce pode ser parado por um cinto e uma bolsa inflavel dois dispositivos planejados absorver a inercia do seu corpo da forma mais segura e menos dolorosa possivel claro a explicaçao pode ser resumida em o negocio te amarra no banco e impede que voce bata com a cara no painel ou saia voando do carro [youtube id= ylcwgcnpy94 width= 620 height= 350 ] os cintos de segurança apesar da aparente falta de elasticidade cedem minimamente na hora em que seu corpo e projetado para a frente para que voce nao seja parado de forma tao abrupta como o carro — se fossem inflexiveis os cintos causariam o mesmo efeito de bater o peito em uma barra de ferro a elasticidade do cinto absorve a força do impacto do seu corpo contra ele pois a força e usada na deformaçao elastica do cinto ele estica e volta ao normal alem disso eles abrangem uma grande parte do seu corpo toda a sua cintura e todo o seu tronco de forma que a força da inercia nao se concentre em apenas uma area pequena — como aconteceria com a sua cabeça contra o vidro dianteiro ou com a cabeça do seu filho contra o banco de tras aqui a explicaçao e simples a pressao e inversamente proporcional a area de contato quanto mais largos os cintos menor sera a pressao que seu corpo ira aplicar sobre eles — e o mesmo principio da cama de pregos dos faquires [youtube id= fj5dfcveh2c width= 620 height= 350 ] por isso tambem alguns fabricantes começaram a desenvolver os cintos inflaveis que se enchem de gas como os airbags no momento do impacto aumentando a area de retençao do corpo em ate cinco vezes em relaçao aos cintos comuns — o que significa que voce saira menos dolorido e ainda mais protegido nao e so para a frente embora o cinto de segurança passe a impressao de que so serve para te impedir de bater a cabeça no vidro e de pegar algo no porta luvas durante uma aceleraçao ele tambem impede seu corpo de ser projetado para todos os lados e ate mesmo de ser arremessado pelas aberturas do carro [youtube id= xhfsmsgpdvc width= 620 height= 350 ] e por esse motivo que muita gente acha que os cintos sao dispensaveis no banco de tras — afinal os bancos de frente teoricamente impedem que os passageiros saiam voando pelo para brisa mas o negocio vai muito alem disso em primeiro lugar por que um passageiro grande e pesado sem cinto de segurança pode ser arremessado contra o encosto dos bancos esmagando os ocupantes da frente do carro em 2013 um contrabandista morreu esmagado por 500 kg de maconha que estavam soltos no banco traseiro depois de bater o carro em uma arvore claro estamos falando de 500 kg de carga mas a arvore e um obstaculo estatico entao a velocidade resultante e a velocidade do carro mais zero quando voce anda a 120 km/h e bate de frente com um caminhao a 90 km/h a resultante e 210 km/h nesse caso nao e preciso tanto peso solto para esmagar o banco da frente e reduzir ainda mais as chances de sobrevivencia [youtube id= 4sey_fcjlpk width= 620 height= 350 ] e nao e so isso muitos carros modernos tem sistemas multimidia no encosto dos bancos que nao absorvem os impactos como um banco acolchoado e ainda tem telas de cristal liquido com elementos cortantes — que sempre devem ficar bem longe dos seus olhos mesmo que voce esteja andando tranquilamente pelas ruas do seu bairro sempre existe a possibilidade de algum irresponsavel furar a preferencial e acertar a lateral do seu carro o que poderia arremessar os passageiros pela janela voce tambem pode ter um pneu estourado na entrada de uma curva a 100 km/h e acabar capotando o carro se o vidro traseiro se quebrar durante uma rolagem um passageiro solto dentro do carro fica como um cubo de gelo em um liquidificador sem tampa ele pode bater nas paredes ou simplesmente sair voando pela abertura embora a traseira seja aparentemente mais protegida que a frente do carro os vidros laterais geralmente nao sao laminados e podem se quebrar com a simples torçao da carroceria em um capotamento o passageiro solto pode acabar com alguma parte do corpo para fora da janela e sofrer algum tipo de mutilaçao [youtube id= jcvsqh5mbto width= 620 height= 350 ] e por ultimo o cinto de segurança e indispensavel para a eficacia do airbag — de cortina inclusive as bolsas inflaveis sao projetadas levando em consideraçao a retençao do ocupante do carro pelo cinto de segurança — em especial a tira sub abdominal por ter uma inflaçao violentissima os airbags podem ate causar serios ferimentos nos ocupantes sem cinto de segurança [youtube id= aekv70pl5c8 width= 620 height= 350 ] em 2008 o dr william f donaldson iii da universidade de pittsburgh publicou uma pesquisa que estudou 12 700 pacientes com lesoes vertebrais decorrentes de acidentes com carros equipados com airbags entre 1990 e 2002 o estudo concluiu que dos 5 500 dos pacientes que tiveram lesoes cervicais nas vertebras do pescoço ate a base dos ombros 54% nao usavam cintos de segurança o que significa que o airbag sozinho nao e suficiente para salvar vidas ou evitar lesoes gravissimas que podem te deixar sem movimentos nas pernas ou tetraplegico [youtube id= h 8pbx7isom width= 620 height= 350 ] por fim e bem provavel que voce va pegar a estrada nos proximos dias quando o transito tem uma combinaçao potencialmente perigosa de excesso de carros pressa distraçao consumo de alcool motoristas inexperientes nas estradas ultrapassagens e conversoes em local proibido por isso o flatout recomenda fortemente que voce se proteja de todas as formas possiveis claro voce certamente ja evita beber ao dirigir redobra a atençao no transito mantem pneus calibrados e em bom estado farois regulados e tudo mais mas por favor nao esqueça de conferir se os passageiros estao com o cinto esse nao e apenas um problema deles voce pode ser multado e na pior das hipoteses perder para sempre alguem querido tome por habito perguntar se todos estao de cinto antes de arrancar queremos todos de volta
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